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    Dúvida Sobre Jogo de Rodas! AJUDA

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    Luiz Felipe Ribeiro
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    Dúvida Sobre Jogo de Rodas! AJUDA

    Mensagem por Luiz Felipe Ribeiro em Sex Maio 03, 2013 11:49 pm

    Galera.... Se alguem pudesse me ajudar com essa duvida que tenho desde quando comecei a gostar de carro... se liguem, eu quero botar um aro 16 ou 17 no meu carro... mas eu não se se tem que levantar a suspensão ou se tem que rebaixar eu tava procurando na net a relação de calibragem, tamanho do aro e do pneu e vi a do corsa.. achei bem legal se liga, ve se parece eu sei que tem mta gente aqui no forum que tem uma rodinha maneira por favor se puderem ajudar a mais um seat a ficar lindo eu agradeço.

    Aí pessoal..

    Esse é um tutorial que vi explicar sobre as rodas RASPAREM no para-lamas ou não!!!

    Inicialmente, para que agente sabia se vai raspar ou não, existem DIVERSOS FATORES.... Depende basicamente de 3 cosias:

    ** MODELO DA RODA E ARO
    ** MODELO DO PNEU
    ** ALTURA DA SUSPENSÃO DO CARRO


    Cada Roda tem diversas medidas.. existem 3 medidas importantes:

    OFFSET : O quanto a roda é "pra fora" ou "pra dentro"
    TALA: A largura da roda em polegadas
    ARO: O Tamanho da RODA em polegadas

    Então vamos a tabela:


    Inicialmente veja se o seu PNEU está entre os corretos para o CORSA:


    ARO 14 PNEU INDICADO: 185/60 ou 185/55
    ** Atenção Cuidado com os pneus REMOLD, eles são maiores, mais bojudos e correm o risco de raspar!!

    ARO 15 PNEU INDICADO: 195/50 OU 195/45 OU 185/55
    ** Atenção Cuidado com os pneus REMOLD, eles são maiores, mais bojudos e correm o risco de raspar!!


    ARO 16 PNEU INDICADO: 195/45
    ** Atenção Cuidado com os pneus REMOLD, eles são maiores, mais bojudos e correm o risco de raspar!!

    ARO 17 PNEU INDICADO: 195/45 ( existe da marca yokohama ) ou 205/40
    ** Atenção Cuidado com os pneus REMOLD, eles são maiores, mais bojudos e correm o risco de raspar!!

    ISSO PROCEDE PRO SEAT CORDOBA 1997 ???
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    Rodas

    Mensagem por Pulllga em Seg Maio 06, 2013 1:37 pm

    Buenas Luiz.

    Tche, desculpa, mas vou ter que discordar e criticar um pouco de ti, não pra incomodar, mas para alertar sobre segurança e dirigibilidade.

    Vamos começar pelas rodas, vou usar como exemplo o meu Ibiza.

    - Basico, o tamanho da roda (roda = conjunto aro e pneu) afeta diretamente a velocidade indicada no velocimetro. O velocimetro possui uma tolerancia, no caso do meu Ibiza, pelo manual eu posso usar rodas R13 195/70 ou R14 185/65.
    Notou o detalhe da relação aro x pneu? Aumenta o aro, diminui a altura do pneu.

    O calculo é assim, vamos considerar a roda maior R14 185/65:

    Diametro do aro: 14 x 2,54 = 35,56 + 2,54 = 38,1 cm
    Altura do pneu: 18,5 (a largura da roda é sempe em mm) * 0.65 (o /65 significa que a altura do pneu é 65% da largura) = 12,025 cm.

    Assim, o diametro total da roda é de 38,1 cm + 12,025 cm = 50,125 cm.

    Agora vemos o seguinte, o paralama traseiro tem um diametro total de 60 cm, mas perco 1 cm porque na parte dianteira e na traseira há parafusos que prenden as capas plasticas internas do paralama.

    Dessa forma, vamos calcular se eu colocar roda R16 205/40, como fica:
    Diametro do aro: 16 x 2,54 = 40,64 + 2,54 = 43,18 cm.

    Assim podemos ver que dos 59 cm do meu paralama menos 43,18 cm do aro, me sobram 15,82 cm para o pneu.

    Altura do pneu: 20,5 x 0,4 = 8,2 cm.

    Total = 51,38 cm.

    Beleza, fechou todas, se eu quiser ema roda R17 205/40 daria certo, porque aumentaria só 2,54 cm, assim, ficaria 53,92 cm, sobrando menos de 6 cm entre roda e paralama, claro, 3 cm na frente e 3 cm atras.

    Ótimo, agora tu sabe como calcular se a roda serve no carro, mas e o velocimetro?

    Vamos para a roda R14 185/65, calculando a circunferencia, teremos o seguinte calculo:
    50,125 / 2 x 3,14 = 78,69 cm

    Para a roda R17 205/40 teremos:
    53,92 / 2 x 3,14 = 84,65 cm

    Dessa forma, a roda 17 anda mais ou menos 6 cm a mais para cada volta que girar em relacao a roda 14, parece pouco, mas imagina em 100 metros.

    Roda 14: 10000 / 78,69 = 127,08 voltas
    Roda 17: 10000 / 84,69 = 118,07 voltas

    No total a roda deu 9 voltas a menos na mesma distancia, entao o velocimetro vai marcar menos velocidade, ai, quando o parrdal pegar, no teu velocimetro vai estar marcando memos que o pardal! E nao tem como recorrer, porque as caracteristicas originais do carro foram alteradas.

    Bom, mas detalhes sobre as rodas.

    Quanto maior, mais força o motor vai precisar para gira-las, assim, sem mexer no motor, com rodas muito grandes e largas, o carro perde desempenho.

    Rodas largas tambem nao significam mais aderencia, porque se a roda for muito larga, e perfil muito baixo, ela nao tera a flexibilidade suficiente para aderir ao chao e ira trepidar, entao, se colocar pneu perfil muito baixo, nao tente curvar fechadas em alta velocidade.

    Se quiser desempenho e respostas muito rapidas nas curvas, com retomada de volocidade e aderencia boa, rodas 13 e 14 são ótimas.

    Ja viu carros de rally? Usam em media, rodas 14.

    Carros de corrida em pista de asfalto, usam pneus baixos, mas muito largos, o que deixa a altura da roda com flexibilidade suficiente.

    Se puder, pesquise no YouTube por videos em slow motion das rodas traseiras de um carro de arrancada, na hora da partida, tu vai ver como os pneus se torcem e deformam, imagina o que aconteceria se os pneus fossem baixos? Os pneus patinariam sem aderencia e poderiam rasgar por causa da velocidade do aro.

    Outra coisa, pneu de perfil muito baixo e buracos ou demormidades no asfalto nao combinam, porque, com pneu baixo, todo o impacto é transferido para o aro, podendo amassa-lo ou quebra-lo.

    A altura da suspensão nao tem relação com o tamanho da roda, porque dependendo do tamanho e/ou largura da roda, ela vai bater nas molas ou nos telescopios dos amortecedores dianteiros, entao, subir ou descer a suspensão, vai alterar so a estetica.

    O meu Ibiza, com rodas 14 fica a um dedo de distancia das molas, tanto na altura, quanto na largura.

    Ai tu vai pensar, posso colocar um espaçador de rodas para que nao bata nas molas!

    Errado, porque isso afeta o offset.

    Normalmente o offset de fabrica é 0 ou muito pequeno.

    Offset - define o quanto o cubo da roda fica para dentro ou para fora do aro.

    Com offset negativo, o cubo fica mas para o lado de dentro do carro e o aro mais para fora.
    Com offset positivo, o cubo fica mais pra fora e o aro mais para dentro.

    Mas o que o offset afeta? Tudo na dirigibilidade.

    Se tu tem um carro de arrancada, usa offset negativo, porque da melhor tracao.
    Se tem um carro de rua ou de pista, usa offset 0 ou positivo, que melhora a dirigibilidade.

    Se colocar um espaçador, tu vai ter um falso offset negativo, forçando os rolamentos e prejudicando a dirigibilidade do carro, e o espaçador pode soltar, torque ou quebrar.

    Offset negativo vai facilitar para a roda bater no paralama.
    Offset positivo vai facilitar para a roda bater nas molas e amortecedores.

    O offset e a largura das rodas, vai influenciar em mais coisas, a roda pode bater nas longarinas, nos semi-eixos, nas barras de torção e dependendo do caso, pode bater ate no cano deabastecimento do tanque de combustivel.

    Modelo do pneu, ele pode ser simetrico ou assimetrico.

    O pneu simetrico pode ser montado de qualquer lado, mas alguns so podem ser montados, em somente um sentido.

    O assimetrico te lado certo e direção correta, ele so pode rodar em um sentido e do lado certo.

    Então, se teu carro nao é para as pistas, coloca pneus simetricos.

    Ah, mais um detalhe, rodas grandes reduzem o poder de frenagem do carro, entao se aumentar a roda, melhores os freios, amentando os discos ou colocando freios com mais cilindros.

    Modelo do aro, pode usar qualquer um, mas de preferencia a aros com offset 0, ou o mais proximo disso, e se aumentar os aros, use de liga leve, pois são mais leves e compensam um pouco o aumento de peso das rodas grandes.

    Entao, para colcluir, para aumentar as rodas, coloque no maximo 16, e nao use talas muito baixas e use aros de liga leve.

    Nao use espacadores e use pneus simetricos.

    Abc


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    Re: Dúvida Sobre Jogo de Rodas! AJUDA

    Mensagem por Luiz Felipe Ribeiro em Ter Maio 07, 2013 12:21 am

    Porra mano! muito obrigado! cara... era uma duvida desgraçada! Eu coloquei isso aqui no Forum foi para tirar uma duvida, eu só copiei e colei o que eu vi no clube do Corsa... foi um cara que escreveu.. ai eu queria saber se isso procedia para os Seat!

    Eu to querendo comprar um 16, que ja da um visual diferente no carro e é mt mais barato os pneus... entao no meu carro: Um cordoba 1997 eu colocaria um aro 16 com pneus de espessura no maximo ????????????
    Obrigado ae Tchê pela linda explicação!
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    Re: Dúvida Sobre Jogo de Rodas! AJUDA

    Mensagem por Pulllga em Ter Maio 07, 2013 9:23 am

    Tchê, pelo que calculo no meu Ibiza 1997, da pra colocar 205 de largura, mas, tem que ver se nao vai pegar direto no cano de abastecimento do combustivel.

    Se nao rebaixar o carro ta tranquilo, mas se rebaixar, é certo que vai pegar nos plasticos internos do paralama dianteiro quando esterçar a direção.

    E a altura tem que ser no minimo 40 se usar o aro 16, porque senao a roda vai bater nas molas dianteiras.

    Ai ficar R16 205/40.

    Fica show, a hora que me sobrar uns P$ eu quero colocar rodas 16 tambem, mas com offset negativo porque meu carro ta bem baixo! :-)

    Mas ai, é outra historia, porque vou ter que alargar os paralamas, senao, so vou poder andar em linha reta! :-)

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    Rodas 17 !!!

    Mensagem por Heverton Junqueira em Dom Set 29, 2013 2:10 am

    Uso no meu rodas 17, não raspam no para-lamas e nem nos amortecedores porem tive que fazer umas adaptações....

    * comecei usando pneus de medidas 205/40-17, não tive problemas, porem o carro perdeu muito em conforto!
    * troquei a medida dos pneus para 205/45 - 17, carro voltou a ficar macio, mas dai começou a raspar no para-lamas traseiro quando passava em depressões...e olha que ainda estava na altura original, pensei em voltar para as 15" . ¬¬
    * insisti e fui verificar o que estava literalmente "pegando" , era um pequeno acabamento da lataria do para-lamas traseiro, então passei levemente uma lixadeira, e ficou top! finalmente sem raspar!!!
    * em seguida veio a ideia de rebaixar, pois com as 17 o carro fica um Jeep, perde um pouco de estabilidade em curvas, principalmente em rodovias, depois de pesquisar diversas marcas, optei pelo kit suspensão de rosca da Nasa, escolhi rosca porque não queria cortar as molas originais, que custam uma fortuna e tbm preservar os amortecedores originais que são novinhos, o kit caiu como uma luva pro carro, não ficou tão baixo e ainda ficou confortável !
    * " O PROBLEMA " , ao rebaixar abriram os ângulos do alinhamento e cambage, ate ai tudo bem, subimos ele na rampa e zeramos tudo, direção e suspensão, quando terminou o procedimento a surpresa, os pneus dianteiros estavam totalmente travados nos pratos dos amortecedores...aff ¬¬ por conta do off-set da roda, porem se mudássemos a roda, por um modelo que jogaria mais "pra fora" os pneus passariam a raspar nos para-lamas, principalmente na traseira...depois de varias tentativas resolvemos fazer " a moda antiga" , foi colocado um espaçador nas rodas dianteiras só pra livrar dos amortecedores e mantivemos o mesmo modelo de roda para preservar principalmente o "casamento" perfeito nas caixas de rodas traseiras, principal dificuldade dos cordobas ao aumentar o tamanho da roda.

    *** enfim o resultado === Rodas aro 17 x 7 / ET:44 VW Golf sportline + pneus 205/45-17 + espaçadores nas dianteiras + Susp. ROSCA == PERFEITO !
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    Mensagem por Pulllga em Dom Set 29, 2013 8:04 pm

    Buenas.

    Não duvido das rodas 17, so me preocupo por causa da largura, as minhas sao 195 e batem nos plasticos de protecao interna do paralama dianteiro quando esterço muito.

    Ja amassei um paralama, porque a roda estava esterçada para fora e passei em um desnivel, ai o pneu raspou na lataria e dobrou pra fora aquela abinha que tem pra dentro do paralama!

    Isso que uso R14 195/60!!!

    Mas vamos ver com R16 205/40.

    Abraco.


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    Re: Dúvida Sobre Jogo de Rodas! AJUDA

    Mensagem por rodolfomuller em Qui Fev 13, 2014 11:24 pm

    Pulllga escreveu:Buenas.

    Não duvido das rodas 17, so me preocupo por causa da largura, as minhas sao 195 e batem nos plasticos de protecao interna do paralama dianteiro quando esterço muito.

    Ja amassei um paralama, porque a roda estava esterçada para fora e passei em um desnivel, ai o pneu raspou na lataria e dobrou pra fora aquela abinha que tem pra dentro do paralama!

    Isso que uso R14 195/60!!!

    Mas vamos ver com R16 205/40.

    Abraco.

    EU COLOQUEI 16 E RASPOU, VOLTEI PRA 15 COM 195/55 O CARRO TÁ CONFORTÁVEL E COM ADERENCIA BOA

    FOTO DAS MINHAS
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    Mensagem por Pulllga em Sex Fev 14, 2014 7:57 am

    Buenas.

    Eu tenho duas idéias para por rodas mais largas:
    - Alargar os paralamas;
    - Fazer os dianteiros de fibra;

    Os paralamas traseiros tem espaço de sobra, só os da frente que não por causa do esterçamento das rodas.

    Mas vamos ver, projetos, projetos...

    Abc.


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    Re: Dúvida Sobre Jogo de Rodas! AJUDA

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