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Bucha do trambulador
joeli- New Seat
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Data de inscrição : 20/12/2014
- Mensagem nº26
Re: Bucha do trambulador
Pulllga. essa peça pode ser feita em alumínio, pois não acho o nylon para comprar.
Wayner- Moderador
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 11/09/2013
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte
- Mensagem nº27
Re: Bucha do trambulador
joeli escreveu:Pulllga. essa peça pode ser feita em alumínio, pois não acho o nylon para comprar.
Pode não amigo. Pois a peça entra em atrito direto com o metal do varão do cambio. Tenta arrumar algum tipo de polímero resistente. Abraço
A NÃO ser que você bole algum esquema q pensei sobre, em rolamentos metálicos bi direcionais (movimento tanto axial como radial). Nunca mais sofrerá com trambulador. E mesmo assim nao sei se tal rolamento existe, é so uma ideia...
Marli- New Seat
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/02/2015
Idade : 47
Localização : São Paulo, SP
- Mensagem nº28
Re: Bucha do trambulador
Pessoal, a 5ª marcha do meu Cordoba 1.6SR 2000 anda escapando. Tem a ver com essa bucha? E aquela "canaleta" branca, do lado do motorista, que parece que o varão apóia nela, alguém sabe se vende separado e onde?
Wayner- Moderador
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 11/09/2013
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte
- Mensagem nº29
Re: Bucha do trambulador
Marli escreveu:Pessoal, a 5ª marcha do meu Cordoba 1.6SR 2000 anda escapando. Tem a ver com essa bucha? E aquela "canaleta" branca, do lado do motorista, que parece que o varão apóia nela, alguém sabe se vende separado e onde?
Boa...
Bom, vamos por partes: é so a 5 marcha q nao casa direito no cambio? Quanto tempo você não troca a embreagem? O uso do carro é diário? Com algumas destas informações da pra saber o que é de fato.
E se não me engano, o Cordoba mk2 usa cabos e não varão mas não tenho certeza. Poderia tirar algumas fotos depois? Abraço.
RobsCastro- Seat User
- Mensagens : 65
Data de inscrição : 06/01/2013
- Mensagem nº30
Re: Bucha do trambulador
Opa!
Seguinte... o 1.6SR tem varão sim, um vez parou de entrar a 5ª comigo e ela só entrava se colocasse a alavanca pra baixo, como se fosse passar a ré, mas aí jogava na 5ª e ela entrava...
Provavelmente tem duas coisas desgastadas aí, a bucha que pega no começo do varão, perto da alavanca... e a bucha que pega lá na ponta, dentro do cofre do motor, perto daquele contrapeso...
A primeira bucha só da pra trocar se você arriar o escapamento, tirar as proteções térmicas e desparafusar a caixa da alavanca por debaixo do carro, aí depois tem ir desmontando a alavanca, e com jeito vc consegue tirar o varão de dentro da caixa.
Depois tira a bucha antiga (que na verdade são 3 buchas uma dentro da outra), e coloca a outra nova no varão, feito isso passe o varão com a bucha e encaixe a bucha no lugar que entra numa pressão danada.... e pronto!
A segunda bucha que fica lá na ponta perto do contrapeso (só no modelo 1.6SR), mas tem o kit delas aí para o Ibiza/Cordoba pelo mercado livre, e acredito que procurando em alguma concessionária tenha original também... (detalhe: essa que fazia a 5ª não entrar comigo)
Valeu! Abraço!
Seguinte... o 1.6SR tem varão sim, um vez parou de entrar a 5ª comigo e ela só entrava se colocasse a alavanca pra baixo, como se fosse passar a ré, mas aí jogava na 5ª e ela entrava...
Provavelmente tem duas coisas desgastadas aí, a bucha que pega no começo do varão, perto da alavanca... e a bucha que pega lá na ponta, dentro do cofre do motor, perto daquele contrapeso...
A primeira bucha só da pra trocar se você arriar o escapamento, tirar as proteções térmicas e desparafusar a caixa da alavanca por debaixo do carro, aí depois tem ir desmontando a alavanca, e com jeito vc consegue tirar o varão de dentro da caixa.
Depois tira a bucha antiga (que na verdade são 3 buchas uma dentro da outra), e coloca a outra nova no varão, feito isso passe o varão com a bucha e encaixe a bucha no lugar que entra numa pressão danada.... e pronto!
A segunda bucha que fica lá na ponta perto do contrapeso (só no modelo 1.6SR), mas tem o kit delas aí para o Ibiza/Cordoba pelo mercado livre, e acredito que procurando em alguma concessionária tenha original também... (detalhe: essa que fazia a 5ª não entrar comigo)
Valeu! Abraço!
Última edição por RobsCastro em Sáb Set 10, 2016 10:44 am, editado 1 vez(es)
Gaba- New Seat
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 36
Localização : São Paulo
- Mensagem nº31
Re: Bucha do trambulador
E ai galera...
Seguinte queria saber qual o custo de fazer essa peça que o Pullga mandou no torneiro, sei que vai variar de cidade pra cidade, mas alguem tem ideia?
Segundo vi as peças do trabulador (sem aquela peça de borracha preta) e vi que sao varias buchas, a minha duvida é a seguinte, aquele monte de bucha que aparece nas fotos sao todas do trabulador, tem uma bucha que encaixa dentro da bucha de borracha preta, que essa eu sei que vai no varao proximo a alavanca de cambio, e as outras buchas, vao la ma frente perto do motor?
Se eu levar todo o kit mais essa "buchona" do Pullga o mecanico vai saber montar tudo?
Acho que deve ter ficado meio confuso.
Valeu
Seguinte queria saber qual o custo de fazer essa peça que o Pullga mandou no torneiro, sei que vai variar de cidade pra cidade, mas alguem tem ideia?
Segundo vi as peças do trabulador (sem aquela peça de borracha preta) e vi que sao varias buchas, a minha duvida é a seguinte, aquele monte de bucha que aparece nas fotos sao todas do trabulador, tem uma bucha que encaixa dentro da bucha de borracha preta, que essa eu sei que vai no varao proximo a alavanca de cambio, e as outras buchas, vao la ma frente perto do motor?
Se eu levar todo o kit mais essa "buchona" do Pullga o mecanico vai saber montar tudo?
Acho que deve ter ficado meio confuso.
Valeu
Tavares- New Seat
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 18/12/2013
Idade : 73
Localização : Rio de Janeiro - Tijuca.
- Mensagem nº32
Re: Bucha do trambulador
O mecânico vai saber sim. No meu caso, comprei o kit e a bucha do trambulador (Não vem no kit). A bucha do varão encontrei no ML. É só digitar: " Bucha Guia Do Varao,trambulador Golf/cordoba" que ainda tem pra vender.
Porém, avisei ao mecânico que não era só trocar o kit. O buchão, é trocado com o carro no elevador, pois tem que tirar o cano de descarga e mais outras coisas.... E isso encarece o serviço.
Boa sorte.
Porém, avisei ao mecânico que não era só trocar o kit. O buchão, é trocado com o carro no elevador, pois tem que tirar o cano de descarga e mais outras coisas.... E isso encarece o serviço.
Boa sorte.
Tavares- New Seat
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 18/12/2013
Idade : 73
Localização : Rio de Janeiro - Tijuca.
- Mensagem nº33
Re: Bucha do trambulador
Voltando para informar aos amigos o final feliz ...rsrs.
Após conseguir o kit das buchas originais e a tão difícil "Bucha do varão" (Que nem tinha mais no carro...), o mecânico acabou de me entregar o carro. Parece carro ZERO ..kkkk.
Após conseguir o kit das buchas originais e a tão difícil "Bucha do varão" (Que nem tinha mais no carro...), o mecânico acabou de me entregar o carro. Parece carro ZERO ..kkkk.
Daniel Reder- Seat User
- Mensagens : 78
Data de inscrição : 24/06/2012
- Mensagem nº34
Re: Bucha do trambulador
Tavares, sabe me dizer o código destas peças?
Por acaso também trocou a Haste do Trambulador? As borrachas da haste do meu ressecaram e acabei perdendo ela no meio da estrada.
Comprei um Kit novo como sendo do Golf 1.8/Polo Classic e veio uma haste com uma curva no meio, como não tinha reparado na haste original não sei se é esta, pois ao meu ver o câmbio não ficou 100%, ou se é uma Haste do Trambulador reta.
Se puder verificar este detalhe, agradeço.
Por acaso também trocou a Haste do Trambulador? As borrachas da haste do meu ressecaram e acabei perdendo ela no meio da estrada.
Comprei um Kit novo como sendo do Golf 1.8/Polo Classic e veio uma haste com uma curva no meio, como não tinha reparado na haste original não sei se é esta, pois ao meu ver o câmbio não ficou 100%, ou se é uma Haste do Trambulador reta.
Se puder verificar este detalhe, agradeço.
Tavares- New Seat
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 18/12/2013
Idade : 73
Localização : Rio de Janeiro - Tijuca.
- Mensagem nº35
Re: Bucha do trambulador
Olá, Daniel Redear, quanto a "curva no meio", também notamos (A que estava era reta). Colocamos a nova e aqui não deu nenhuma alteração ...
Esse kit de buchas que você comprou, deve ser igual ao meu (Só que o meu diz que é pra Córdoba também).
Inclusive, fui hoje na loja pra ver se ainda tinha, mas tá em falta. Ia comprar mais pra guardar...
Quanto a bucha do varão, comprei no ML (Veio sem caixa) e nem reparei se tinha código...
Só sei que, com certeza, é a própria.
Boa sorte aê..rsrs.
Esse kit de buchas que você comprou, deve ser igual ao meu (Só que o meu diz que é pra Córdoba também).
Inclusive, fui hoje na loja pra ver se ainda tinha, mas tá em falta. Ia comprar mais pra guardar...
Quanto a bucha do varão, comprei no ML (Veio sem caixa) e nem reparei se tinha código...
Só sei que, com certeza, é a própria.
Boa sorte aê..rsrs.
Jonas Tessmann Mülling- Moderador
- Mensagens : 266
Data de inscrição : 27/04/2012
Idade : 36
Localização : Pelotas
- Mensagem nº36
Re: Bucha do trambulador
Aproveitando o tópico, alguém conhece um sistema por cabos pra substituir o varão? será que algum vw novo serve? pois a posição longitudinal do motor é padrão vw atualmente...será que rola?
Daniel Reder- Seat User
- Mensagens : 78
Data de inscrição : 24/06/2012
- Mensagem nº37
Re: Bucha do trambulador
Jonas, não seria posição Transversal a padrão?
Um bom sistema de trambulador/alavanca de câmbio para se tentar adaptar é o da linha VW Gol G5/G6, pois ao meu ver, é um dos que possui uma das melhores relações de maciez/precisão nos engates.
Um bom sistema de trambulador/alavanca de câmbio para se tentar adaptar é o da linha VW Gol G5/G6, pois ao meu ver, é um dos que possui uma das melhores relações de maciez/precisão nos engates.
Jonas Tessmann Mülling- Moderador
- Mensagens : 266
Data de inscrição : 27/04/2012
Idade : 36
Localização : Pelotas
- Mensagem nº38
Re: Bucha do trambulador
isso, longitudinal são até g4, esqueci...
Daniel Reder- Seat User
- Mensagens : 78
Data de inscrição : 24/06/2012
- Mensagem nº39
Re: Bucha do trambulador
Hahaha. Acontece.
Então, mas a posição dos nossos motores é Transversal. Confesso que fiquei aqui pensando em quais carros usaram esse motor 1.8 AP nessa posição transversal, e não me veio nenhum na cabeça.
Eu sei que a troca do sistema de varão por cabos é plenamente possível, mas vi fazerem isso em carros da Citröen, e digamos que não foi uma tarefa das mais fáceis.
Então, mas a posição dos nossos motores é Transversal. Confesso que fiquei aqui pensando em quais carros usaram esse motor 1.8 AP nessa posição transversal, e não me veio nenhum na cabeça.
Eu sei que a troca do sistema de varão por cabos é plenamente possível, mas vi fazerem isso em carros da Citröen, e digamos que não foi uma tarefa das mais fáceis.
Jonas Tessmann Mülling- Moderador
- Mensagens : 266
Data de inscrição : 27/04/2012
Idade : 36
Localização : Pelotas
- Mensagem nº40
Re: Bucha do trambulador
tem vários... polo classic, golf, pointer.
Daniel Reder- Seat User
- Mensagens : 78
Data de inscrição : 24/06/2012
- Mensagem nº41
Re: Bucha do trambulador
Mas estes também tem o sistema de câmbio por varão. Me expressei mal, queria dizer que pensei em quais poderiam usar o motor e o sistema por cabos.
Jonas Tessmann Mülling- Moderador
- Mensagens : 266
Data de inscrição : 27/04/2012
Idade : 36
Localização : Pelotas
- Mensagem nº42
Re: Bucha do trambulador
parece que o pointer ou logus é por cabos..
Victor Hugo Vital Weber- Seat Wise
- Mensagens : 224
Data de inscrição : 04/07/2014
Idade : 26
- Mensagem nº43
Re: Bucha do trambulador
Parece não Jonas, é por cabos mesmo o sistema de câmbio do VWs Pointer e Logus, sendo que este sistema é idêntico ao do Ford ESCORT quadrado de 1987 a 1992 (continuado como HOBBY até 1996) graças a extinta AUTOLATINA (que coincidentemente durou nestes mesmos anos)!
Daniel Reder- Seat User
- Mensagens : 78
Data de inscrição : 24/06/2012
- Mensagem nº44
Re: Bucha do trambulador
Andei procurando um pouco, e o Polo Classic de 2000 em diante adotou o sistema por cabo, então se achar esse sistema, é Plug and Play nos nossos Seat's.
Agora fica a questão do comportamento deste sistema, pois nunca andei em um Polo com este acionamento por cabos, não faço a menor ideia se ele possui engates precisos ou se é esponjoso como os câmbios da Fiat.
Agora fica a questão do comportamento deste sistema, pois nunca andei em um Polo com este acionamento por cabos, não faço a menor ideia se ele possui engates precisos ou se é esponjoso como os câmbios da Fiat.
Márcio- New Seat
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 30
- Mensagem nº45
Re: Bucha do trambulador
Bom dia galera....
Alguem saberia me dizer como faço para retirar o varão do trabulador da alavanca de troca de marcha,pois preciso fazer a troca dos reparos, já soltei todos os parafusos debaixo do carro dentro e nada de sair,alguém poderia me dar uma ajuda??
Abraço!!!..
Alguem saberia me dizer como faço para retirar o varão do trabulador da alavanca de troca de marcha,pois preciso fazer a troca dos reparos, já soltei todos os parafusos debaixo do carro dentro e nada de sair,alguém poderia me dar uma ajuda??
Abraço!!!..
Jonas Tessmann Mülling- Moderador
- Mensagens : 266
Data de inscrição : 27/04/2012
Idade : 36
Localização : Pelotas
- Mensagem nº46
Re: Bucha do trambulador
tche, tem que soltar todo o escapamento por baixo do carro, mão de obra danada.
RobsCastro- Seat User
- Mensagens : 65
Data de inscrição : 06/01/2013
- Mensagem nº47
Re: Bucha do trambulador
tem uns macetes que expliquei em um post neste tópico mesmo...
https://seatclube.forumeiros.com/t259p15-bucha-do-trambulador#2696
dá uma lida nas 4 páginas do tópico que você deve achar mais alguma coisa também.
Abraço!
https://seatclube.forumeiros.com/t259p15-bucha-do-trambulador#2696
dá uma lida nas 4 páginas do tópico que você deve achar mais alguma coisa também.
Abraço!
RobertoAp- New Seat
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/05/2015
- Mensagem nº48
Re: Bucha do trambulador
Galera, alguém pode me ajudar? Não consigo ver as medidas do desenho do Pullga na página 1. Trabalho perto de um lugar que mexe como tornearia e queria cotar o valor, mas sem as medidas...
Márcio- New Seat
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 30
- Mensagem nº49
Re: Bucha do trambulador
Bom dia ae galera fiz a troca das buchas do trambulador do meu Cordoba, só q agora não esta engatando a primeira e nem a ré alguém poderia me explicar como regulo pra engatar novamente??
Abraço!!
Abraço!!
Wayner- Moderador
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Data de inscrição : 11/09/2013
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte
- Mensagem nº50
Re: Bucha do trambulador
Márcio escreveu:Bom dia ae galera fiz a troca das buchas do trambulador do meu Cordoba, só q agora não esta engatando a primeira e nem a ré alguém poderia me explicar como regulo pra engatar novamente??
Abraço!!
Vai na abraçadeira do varão dentro do cofre do motor e desfrouxe o parafuso isso com o carro em ponto morto. Coloque a alavanca de cambio rigorosamente em prumo (reta) na posição de ponto morto, depois é só apertar o parafuso novamente e ser feliz. Abraço
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