por RobsCastro Ter Nov 26, 2013 12:36 am
Tudo tranquilo Elmo!?
Eu também tenho 1.0 16v 2002.
O motor é o do Gol G3, porém instalado em paralelo com o eixo dianteiro, o que faz o carro ganhar 04HP em relação ao Gol.
As outras peças são de golf, polo classic, audiA3... Quando precisar é só procurar por essas e confirmar se serve no Ibiza também, porque tem algumas que tem umas poucas diferenças.
Considero um ótimo carro, pois nunca me deu problema no meio da rua ou da estrada, é muito confortável de dirigir e é "completo" (ar, direção, vidros, etc...)
A qualidade das peças originais (europeias) são bem superiores as da VW nacional, por isso aconselho a sempre usar peças de qualidade na hora da manutenção.
Nos 16v é essencial ficar atento pra não perder o cabeçote de válvulas a toa, eu sempre troco o óleo antes do tempo (tipo em vez de trocar com 10.000, troco com 8.000) e fico de olho no nível, porque ele costuma diminuir 0,5 litro até a época da troca, então vou completando quando precisa.
Teve um amigo meu que tem um Ibiza 1.6 2001 com o seguinte problema:
A luz do óleo acendia de vez em quando e ele desligava o carro andando e ligava e continuava tudo numa boa.
O óleo do motor estava meio sujo e então a sujeira se depositava no cárter, a bomba sugava o óleo pelo pescador que tem uma redinha de metal pra não deixar subir impurezas no óleo pro motor e quando a sujeira entupia a entrada o óleo parava de circular e acendia a luz... quando desligava o carro a bomba parava de sugar e a sujeira caia de volta pro cárter... ligava o carro de novo e beleza...
Aí ele retirou o cárter e fez uma limpeza no sistema e acabou o problema... tava tão sujo que depois de uns 10.000Km ele teve que fazer outra limpeza... mas depois disso nunca mais deu esse problema...
Uma boa dica é olhar a tampa do óleo lá de cima, dá pra ver algumas partícula sólidas se tiver sujo...
Não sei se é este o seu caso, mas vale conferir.
Abraço cara!