Buenas Luiz.
Tche, desculpa, mas vou ter que discordar e criticar um pouco de ti, não pra incomodar, mas para alertar sobre segurança e dirigibilidade.
Vamos começar pelas rodas, vou usar como exemplo o meu Ibiza.
- Basico, o tamanho da roda (roda = conjunto aro e pneu) afeta diretamente a velocidade indicada no velocimetro. O velocimetro possui uma tolerancia, no caso do meu Ibiza, pelo manual eu posso usar rodas R13 195/70 ou R14 185/65.
Notou o detalhe da relação aro x pneu? Aumenta o aro, diminui a altura do pneu.
O calculo é assim, vamos considerar a roda maior R14 185/65:
Diametro do aro: 14 x 2,54 = 35,56 + 2,54 = 38,1 cm
Altura do pneu: 18,5 (a largura da roda é sempe em mm) * 0.65 (o /65 significa que a altura do pneu é 65% da largura) = 12,025 cm.
Assim, o diametro total da roda é de 38,1 cm + 12,025 cm = 50,125 cm.
Agora vemos o seguinte, o paralama traseiro tem um diametro total de 60 cm, mas perco 1 cm porque na parte dianteira e na traseira há parafusos que prenden as capas plasticas internas do paralama.
Dessa forma, vamos calcular se eu colocar roda R16 205/40, como fica:
Diametro do aro: 16 x 2,54 = 40,64 + 2,54 = 43,18 cm.
Assim podemos ver que dos 59 cm do meu paralama menos 43,18 cm do aro, me sobram 15,82 cm para o pneu.
Altura do pneu: 20,5 x 0,4 = 8,2 cm.
Total = 51,38 cm.
Beleza, fechou todas, se eu quiser ema roda R17 205/40 daria certo, porque aumentaria só 2,54 cm, assim, ficaria 53,92 cm, sobrando menos de 6 cm entre roda e paralama, claro, 3 cm na frente e 3 cm atras.
Ótimo, agora tu sabe como calcular se a roda serve no carro, mas e o velocimetro?
Vamos para a roda R14 185/65, calculando a circunferencia, teremos o seguinte calculo:
50,125 / 2 x 3,14 = 78,69 cm
Para a roda R17 205/40 teremos:
53,92 / 2 x 3,14 = 84,65 cm
Dessa forma, a roda 17 anda mais ou menos 6 cm a mais para cada volta que girar em relacao a roda 14, parece pouco, mas imagina em 100 metros.
Roda 14: 10000 / 78,69 = 127,08 voltas
Roda 17: 10000 / 84,69 = 118,07 voltas
No total a roda deu 9 voltas a menos na mesma distancia, entao o velocimetro vai marcar menos velocidade, ai, quando o parrdal pegar, no teu velocimetro vai estar marcando memos que o pardal! E nao tem como recorrer, porque as caracteristicas originais do carro foram alteradas.
Bom, mas detalhes sobre as rodas.
Quanto maior, mais força o motor vai precisar para gira-las, assim, sem mexer no motor, com rodas muito grandes e largas, o carro perde desempenho.
Rodas largas tambem nao significam mais aderencia, porque se a roda for muito larga, e perfil muito baixo, ela nao tera a flexibilidade suficiente para aderir ao chao e ira trepidar, entao, se colocar pneu perfil muito baixo, nao tente curvar fechadas em alta velocidade.
Se quiser desempenho e respostas muito rapidas nas curvas, com retomada de volocidade e aderencia boa, rodas 13 e 14 são ótimas.
Ja viu carros de rally? Usam em media, rodas 14.
Carros de corrida em pista de asfalto, usam pneus baixos, mas muito largos, o que deixa a altura da roda com flexibilidade suficiente.
Se puder, pesquise no YouTube por videos em slow motion das rodas traseiras de um carro de arrancada, na hora da partida, tu vai ver como os pneus se torcem e deformam, imagina o que aconteceria se os pneus fossem baixos? Os pneus patinariam sem aderencia e poderiam rasgar por causa da velocidade do aro.
Outra coisa, pneu de perfil muito baixo e buracos ou demormidades no asfalto nao combinam, porque, com pneu baixo, todo o impacto é transferido para o aro, podendo amassa-lo ou quebra-lo.
A altura da suspensão nao tem relação com o tamanho da roda, porque dependendo do tamanho e/ou largura da roda, ela vai bater nas molas ou nos telescopios dos amortecedores dianteiros, entao, subir ou descer a suspensão, vai alterar so a estetica.
O meu Ibiza, com rodas 14 fica a um dedo de distancia das molas, tanto na altura, quanto na largura.
Ai tu vai pensar, posso colocar um espaçador de rodas para que nao bata nas molas!
Errado, porque isso afeta o offset.
Normalmente o offset de fabrica é 0 ou muito pequeno.
Offset - define o quanto o cubo da roda fica para dentro ou para fora do aro.
Com offset negativo, o cubo fica mas para o lado de dentro do carro e o aro mais para fora.
Com offset positivo, o cubo fica mais pra fora e o aro mais para dentro.
Mas o que o offset afeta? Tudo na dirigibilidade.
Se tu tem um carro de arrancada, usa offset negativo, porque da melhor tracao.
Se tem um carro de rua ou de pista, usa offset 0 ou positivo, que melhora a dirigibilidade.
Se colocar um espaçador, tu vai ter um falso offset negativo, forçando os rolamentos e prejudicando a dirigibilidade do carro, e o espaçador pode soltar, torque ou quebrar.
Offset negativo vai facilitar para a roda bater no paralama.
Offset positivo vai facilitar para a roda bater nas molas e amortecedores.
O offset e a largura das rodas, vai influenciar em mais coisas, a roda pode bater nas longarinas, nos semi-eixos, nas barras de torção e dependendo do caso, pode bater ate no cano deabastecimento do tanque de combustivel.
Modelo do pneu, ele pode ser simetrico ou assimetrico.
O pneu simetrico pode ser montado de qualquer lado, mas alguns so podem ser montados, em somente um sentido.
O assimetrico te lado certo e direção correta, ele so pode rodar em um sentido e do lado certo.
Então, se teu carro nao é para as pistas, coloca pneus simetricos.
Ah, mais um detalhe, rodas grandes reduzem o poder de frenagem do carro, entao se aumentar a roda, melhores os freios, amentando os discos ou colocando freios com mais cilindros.
Modelo do aro, pode usar qualquer um, mas de preferencia a aros com offset 0, ou o mais proximo disso, e se aumentar os aros, use de liga leve, pois são mais leves e compensam um pouco o aumento de peso das rodas grandes.
Entao, para colcluir, para aumentar as rodas, coloque no maximo 16, e nao use talas muito baixas e use aros de liga leve.
Nao use espacadores e use pneus simetricos.
Abc