Bom dia/tarde/noite amigos
Irei auxilia-los hoje sobre como modificar seu carburador mono, por um 2e/3e. Este tópico tem por fim, pessoas que ja estão cansadas de marcha lenta irregular, falhas intermitentes em alguns componentes ligados a ignição. Vamos ao trabalho:
1. O que você ira precisar
1.1 - Coletor de admissão Ap carburado (pode ser do gol/parati ou santana dependendo do modelo do carburador). Em media R$75,00
1.2 - Carburador 2e ou 3e em boas condições. Comprei já retificado por R$450,00
1.3 - Filtro de ar (Marmita). No Mercado livre por R$90,00 já com frete.
1.4 - Flange adaptadora do filtro de ar.
1.5 - 2 metros de mangueira 8mm para combustível (não precisa ser isso tudo mais eh melhor sobrar do que faltar)
1.6 - Dosador de combustível de baixa vazão (pergunte ao vendedor ou no local em que você for comprar a faixa de pressão que o dosador trabalha. Tem que ser de 0,2 bar até ...). Em media de R$50,00 a R$80,00
1.7 - Base do carburador. Por volta de R$40,00
1.8 - Abraçadeiras para prender as mangueiras de combustível no dosador e no sistema de alimentação do carro (Veja o tamanho externo da mangueira de combustível antes de compra-la, como as mangueiras q comprei são de 14mm externo, comprei as de 12~19mm). De R$0,50 a R$1,00 cada.
1.9 - Filtro de combustível Externo esportivo (é mais uma proteção contra impurezas provenientes da não filtragem do combustível pelo filtro convencional). Fica a critério da pessoa comprar ou não. Comprei o meu no Mercado Livre por R$65,00 já com frete.
1.10 - É recomendável que você compre um jogo de juntas para coletor de admissão ap, não reaproveitando as juntas antigas.
1.11 - Jogo de juntas novos para a base do carburador no coletor.
1.12 - Hallmeter ou teste de sonda para analise da mistura via escape (sonda lambda) para uma regulagem mais completa.
Ferramentas:
- Chave Allen 6mm extra longa para a remoção do coletor
- Chave 10mm
- Estilete
- Chave de Fenda
2. Montagem
É bem simples a montagem do carburador, irei colocar em passos:
1. Remoção do coletor antigo com a chave Allen 6mm
Percebam que na foto a base mono que já vem nos Seats são mais largas que a do carburador, necessitando a sua troca.
Base da esquerda Seat / Direita Ap Carb.
OBS: Os parafusos de fixação da base ao carburador AP são mais curtos ao que vem original Seat. Carência também de sua substituição .
No passo 2 e 3 não tem muito segredo, é so desmontar e montar.
2. Remoção da junta do coletor antiga
3. Remontagem da junta + coletor novo Ap carburado
4. Ligação das mangueiras do combustível no Dosador
Mangueira preta. Entrada de combustivel proveniente do tanque, fixado na lateral direita do dosador
Mangueira azul. Retorno de combustivel , fixado abaixo do dosador.
Mangueira amarela*. Gases do tanque.
5. Ligação das mangueiras no Carburador
Sao somente 2 mangueiras a serem ligadas, a do combustivel (Mangueira Azul da direita) e a do canister dos gases do tanque (Mangueira Preta da esquerda).
6. Isolamento das mangueiras de ar no Carburador
Pode-se isolar TODOS os canisters de vacuo ligado ao carburador com exceção a do 2 estagio se você preferir usa-lo
7. Regulagem do carburador
Segundo o que pesquisei:
Parafuso da mistura (Girando sentido horario,mistura mais pobre; sentido anti horario, mistura mais rica)
Haste de controle da marcha lenta (Girando sentido horário, mais RPM; Anti horário, menos RPM)
Sempre deixo o dosador de combustível com o parafuso de regulagem da pressão de combustível quase que totalmente aberta para não causar danos as válvulas no interior do carburador.
- Ajuste manual: Deixe o carro em marcha lenta , cerca de 1000 RPM ajustado pela haste ligada a borboleta do primeiro estagio (Borboleta principal). Depois que o carro ligar o eletroventilador por 2 vezes, sera a hora de regular a controle da mistura do carro.
- Ajuste o parafuso de mistura para mistura pobre (Apertando o parafuso) 1/4 de volta por vez.
- Quando o carro estiver começando a trepidar pela mistura com AR ser maior q o combustível, gire 2 voltas e meia o parafuso de mistura (enriquecendo).
- E pronto, ainda não sei se fiz certo, esta pesquisa sobre a regulagem vi em 3 tópicos diferentes e todos me mostraram a mesma coisa; e não vi ate agora alguma diferença gritante de consumo em meu carro
Pequenas Observações:
Como puderam perceber no video, se estiver pensando em colocar o carburador, ESQUEÇA que algum dia seu carro ja possuiu ar condicionado pois como o ajuste da marcha lenta é estático, ela não possui correção automatica, tendo o carro quase apagado por esse trabalho excessivo do motor. Sobre o consumo, se não pisar ele não bebe e mesmo assim, se for bem ajustado. Para o dia-a-dia recomendo colocar o segundo estagio a vácuo pois o mecânico em trocas de marchas, ele da um tipo de solavanco semi forte no motor, tipo quando você larga a embreagem de uma vez só (isso se deve ao fato do segundo estagio abrir quase completamente em um devido angulo de abertura do primeiro). Segue o vídeo.
Então amigos, pensem bem, vejam se está é a ultima opção que lhes restam. Eu estou gostando, mas minha verdadeira intenção é injeta-lo. Mais pra frente posto também como irei fazer este procedimento. Espero ter ajudado e boa sorte a quem for instalar.
Irei auxilia-los hoje sobre como modificar seu carburador mono, por um 2e/3e. Este tópico tem por fim, pessoas que ja estão cansadas de marcha lenta irregular, falhas intermitentes em alguns componentes ligados a ignição. Vamos ao trabalho:
1. O que você ira precisar
1.1 - Coletor de admissão Ap carburado (pode ser do gol/parati ou santana dependendo do modelo do carburador). Em media R$75,00
1.2 - Carburador 2e ou 3e em boas condições. Comprei já retificado por R$450,00
1.3 - Filtro de ar (Marmita). No Mercado livre por R$90,00 já com frete.
1.4 - Flange adaptadora do filtro de ar.
1.5 - 2 metros de mangueira 8mm para combustível (não precisa ser isso tudo mais eh melhor sobrar do que faltar)
1.6 - Dosador de combustível de baixa vazão (pergunte ao vendedor ou no local em que você for comprar a faixa de pressão que o dosador trabalha. Tem que ser de 0,2 bar até ...). Em media de R$50,00 a R$80,00
1.7 - Base do carburador. Por volta de R$40,00
1.8 - Abraçadeiras para prender as mangueiras de combustível no dosador e no sistema de alimentação do carro (Veja o tamanho externo da mangueira de combustível antes de compra-la, como as mangueiras q comprei são de 14mm externo, comprei as de 12~19mm). De R$0,50 a R$1,00 cada.
1.9 - Filtro de combustível Externo esportivo (é mais uma proteção contra impurezas provenientes da não filtragem do combustível pelo filtro convencional). Fica a critério da pessoa comprar ou não. Comprei o meu no Mercado Livre por R$65,00 já com frete.
1.10 - É recomendável que você compre um jogo de juntas para coletor de admissão ap, não reaproveitando as juntas antigas.
1.11 - Jogo de juntas novos para a base do carburador no coletor.
1.12 - Hallmeter ou teste de sonda para analise da mistura via escape (sonda lambda) para uma regulagem mais completa.
Ferramentas:
- Chave Allen 6mm extra longa para a remoção do coletor
- Chave 10mm
- Estilete
- Chave de Fenda
2. Montagem
É bem simples a montagem do carburador, irei colocar em passos:
1. Remoção do coletor antigo com a chave Allen 6mm
Percebam que na foto a base mono que já vem nos Seats são mais largas que a do carburador, necessitando a sua troca.
Base da esquerda Seat / Direita Ap Carb.
OBS: Os parafusos de fixação da base ao carburador AP são mais curtos ao que vem original Seat. Carência também de sua substituição .
No passo 2 e 3 não tem muito segredo, é so desmontar e montar.
2. Remoção da junta do coletor antiga
3. Remontagem da junta + coletor novo Ap carburado
4. Ligação das mangueiras do combustível no Dosador
Mangueira preta. Entrada de combustivel proveniente do tanque, fixado na lateral direita do dosador
Mangueira azul. Retorno de combustivel , fixado abaixo do dosador.
Mangueira amarela*. Gases do tanque.
5. Ligação das mangueiras no Carburador
Sao somente 2 mangueiras a serem ligadas, a do combustivel (Mangueira Azul da direita) e a do canister dos gases do tanque (Mangueira Preta da esquerda).
6. Isolamento das mangueiras de ar no Carburador
Pode-se isolar TODOS os canisters de vacuo ligado ao carburador com exceção a do 2 estagio se você preferir usa-lo
7. Regulagem do carburador
Segundo o que pesquisei:
Parafuso da mistura (Girando sentido horario,mistura mais pobre; sentido anti horario, mistura mais rica)
Haste de controle da marcha lenta (Girando sentido horário, mais RPM; Anti horário, menos RPM)
Sempre deixo o dosador de combustível com o parafuso de regulagem da pressão de combustível quase que totalmente aberta para não causar danos as válvulas no interior do carburador.
- Ajuste manual: Deixe o carro em marcha lenta , cerca de 1000 RPM ajustado pela haste ligada a borboleta do primeiro estagio (Borboleta principal). Depois que o carro ligar o eletroventilador por 2 vezes, sera a hora de regular a controle da mistura do carro.
- Ajuste o parafuso de mistura para mistura pobre (Apertando o parafuso) 1/4 de volta por vez.
- Quando o carro estiver começando a trepidar pela mistura com AR ser maior q o combustível, gire 2 voltas e meia o parafuso de mistura (enriquecendo).
- E pronto, ainda não sei se fiz certo, esta pesquisa sobre a regulagem vi em 3 tópicos diferentes e todos me mostraram a mesma coisa; e não vi ate agora alguma diferença gritante de consumo em meu carro
Pequenas Observações:
Como puderam perceber no video, se estiver pensando em colocar o carburador, ESQUEÇA que algum dia seu carro ja possuiu ar condicionado pois como o ajuste da marcha lenta é estático, ela não possui correção automatica, tendo o carro quase apagado por esse trabalho excessivo do motor. Sobre o consumo, se não pisar ele não bebe e mesmo assim, se for bem ajustado. Para o dia-a-dia recomendo colocar o segundo estagio a vácuo pois o mecânico em trocas de marchas, ele da um tipo de solavanco semi forte no motor, tipo quando você larga a embreagem de uma vez só (isso se deve ao fato do segundo estagio abrir quase completamente em um devido angulo de abertura do primeiro). Segue o vídeo.
Então amigos, pensem bem, vejam se está é a ultima opção que lhes restam. Eu estou gostando, mas minha verdadeira intenção é injeta-lo. Mais pra frente posto também como irei fazer este procedimento. Espero ter ajudado e boa sorte a quem for instalar.
Última edição por Wayner em Seg maio 05, 2014 8:44 am, editado 3 vez(es)