Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


2 participantes

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e

    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   Empty Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e

    Mensagem por Wayner Seg Mar 24, 2014 12:40 pm

    Bom dia/tarde/noite amigos

    Irei auxilia-los hoje sobre como modificar seu carburador mono, por um 2e/3e. Este tópico tem por fim, pessoas que ja estão cansadas de marcha lenta irregular, falhas intermitentes em alguns componentes ligados a ignição. Vamos ao trabalho:

    1. O que você ira precisar

    1.1 - Coletor de admissão Ap carburado (pode ser do gol/parati ou santana dependendo do modelo do carburador). Em media R$75,00
    1.2 - Carburador 2e ou 3e em boas condições. Comprei já retificado por R$450,00
    1.3 - Filtro de ar (Marmita). No Mercado livre por R$90,00 já com frete.
    1.4 - Flange adaptadora do filtro de ar.
    1.5 - 2 metros de mangueira 8mm para combustível (não precisa ser isso tudo mais eh melhor sobrar do que faltar)
    1.6 - Dosador de combustível de baixa vazão (pergunte ao vendedor ou no local em que você for comprar a faixa de pressão que o dosador trabalha. Tem que ser de 0,2 bar até ...). Em media de R$50,00 a R$80,00
    1.7 - Base do carburador. Por volta de R$40,00
    1.8 - Abraçadeiras para prender as mangueiras de combustível no dosador e no sistema de alimentação do carro (Veja o tamanho externo da mangueira de combustível antes de compra-la, como as mangueiras q comprei são de 14mm externo, comprei as de 12~19mm). De R$0,50 a R$1,00 cada.
    1.9 - Filtro de combustível Externo esportivo (é mais uma proteção contra impurezas provenientes da não filtragem do combustível pelo filtro convencional). Fica a critério da pessoa comprar ou não. Comprei o meu no Mercado Livre por R$65,00 já com frete.
    1.10 - É recomendável que você compre um jogo de juntas para coletor de admissão ap, não reaproveitando as juntas antigas.
    1.11 - Jogo de juntas novos para a base do carburador no coletor.
    1.12 - Hallmeter ou teste de sonda para analise da mistura via escape (sonda lambda) para uma regulagem mais completa.
    Ferramentas:
    - Chave Allen 6mm extra longa para a remoção do coletor
    - Chave 10mm
    - Estilete
    - Chave de Fenda


    2. Montagem

    É bem simples a montagem do carburador, irei colocar em passos:

    1. Remoção do coletor antigo com a chave Allen 6mm
    Percebam que na foto a base mono que já vem nos Seats são mais largas que a do carburador, necessitando a sua troca.

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   140324014144104047

    Base da esquerda Seat / Direita Ap Carb.
    OBS: Os parafusos de fixação da base ao carburador AP são mais curtos ao que vem original Seat. Carência também de sua substituição .

    No passo 2 e 3 não tem muito segredo, é so desmontar e montar.
    2. Remoção da junta do coletor antiga
    3. Remontagem da junta + coletor novo Ap carburado
    4. Ligação das mangueiras do combustível no Dosador

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   140324014240186759
    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   14032401432518785

    Mangueira preta. Entrada de combustivel proveniente do tanque, fixado na lateral direita do dosador
    Mangueira azul. Retorno de combustivel , fixado abaixo do dosador.
    Mangueira amarela*. Gases do tanque.

    5. Ligação das mangueiras no Carburador

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   140326045224116973
    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   140326045624659299

    Sao somente 2 mangueiras a serem ligadas, a do combustivel (Mangueira Azul da direita) e a do canister dos gases do tanque (Mangueira Preta da esquerda).


    6. Isolamento das mangueiras de ar no Carburador

    Pode-se isolar TODOS os canisters de vacuo ligado ao carburador com exceção a do 2 estagio se você preferir usa-lo

    7. Regulagem do carburador

    Segundo o que pesquisei:

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   140326055224472227

    Parafuso da mistura (Girando sentido horario,mistura mais pobre; sentido anti horario, mistura mais rica)

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   140326055234101394

    Haste de controle da marcha lenta (Girando sentido horário, mais RPM; Anti horário, menos RPM)

    Sempre deixo o dosador de combustível com o parafuso de regulagem da pressão de combustível quase que totalmente aberta para não causar danos as válvulas no interior do carburador.

    - Ajuste manual: Deixe o carro em marcha lenta , cerca de 1000 RPM ajustado pela haste ligada a borboleta do primeiro estagio (Borboleta principal). Depois que o carro ligar o eletroventilador por 2 vezes, sera a hora de regular a controle da mistura do carro.
    - Ajuste o parafuso de mistura para mistura pobre (Apertando o parafuso) 1/4 de volta por vez.
    - Quando o carro estiver começando a trepidar pela mistura com AR ser maior q o combustível, gire 2 voltas e meia o parafuso de mistura (enriquecendo).
    - E pronto, ainda não sei se fiz certo, esta pesquisa sobre a regulagem vi em 3 tópicos diferentes e todos me mostraram a mesma coisa; e não vi ate agora alguma diferença gritante de consumo em meu carro


    Pequenas Observações:



    Como puderam perceber no video, se estiver pensando em colocar o carburador, ESQUEÇA que algum dia seu carro ja possuiu ar condicionado pois como o ajuste da marcha lenta é estático, ela não possui correção automatica, tendo o carro quase apagado por esse trabalho excessivo do motor. Sobre o consumo, se não pisar ele não bebe e mesmo assim, se for bem ajustado. Para o dia-a-dia recomendo colocar o segundo estagio a vácuo pois o mecânico em trocas de marchas, ele da um tipo de solavanco semi forte no motor, tipo quando você larga a embreagem de uma vez só (isso se deve ao fato do segundo estagio abrir quase completamente em um devido angulo de abertura do primeiro). Segue o vídeo.




    Então amigos, pensem bem, vejam se está é a ultima opção que lhes restam. Eu estou gostando, mas minha verdadeira intenção é injeta-lo. Mais pra frente posto também como irei fazer este procedimento. Espero ter ajudado e boa sorte a quem for instalar.


    Última edição por Wayner em Seg maio 05, 2014 8:44 am, editado 3 vez(es)
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   Empty Re: Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Sex maio 02, 2014 1:45 am

    tche, e como ficou com o ar condicionado ligado? mantém a lenta?
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   Empty Re: Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e

    Mensagem por Wayner Sáb maio 03, 2014 9:07 pm

    Mantem a lenta não Jonas, fica sempre oscilando abaixo dos 600 rpm. Estou bolando um esquema de acionamento por vacuo junto com uma valvula kicker; para ficar mais facil acho q irei fazer este acionamento manualmente. Breve postarei como ficou e irei ver se esta semana eu completo este topico. Abraço.
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   Empty Re: Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Sáb maio 03, 2014 10:35 pm

    é o que eu suspeitava, eu vi num tipo(que sofre o mesmo problema da injeção) que resolveu acionando uma solenóide que dava uma giradinha na borboleta compensando na aceleração. Ligou junto com o botão do ar, dava um piquezinho até acionar o compressor mas pouca coisa.
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   Empty Re: Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e

    Mensagem por Wayner Dom maio 04, 2014 5:49 am

    É isto q estou em mente, colocar esta solenoide (Válvula Comutadora) em acionamento por botão e não pelo ar condicionado (que da mais trabalho). Além do mais para mim esse carburador é só para não deixar o carro parado, breve trocarei o cabeçote/injeção.
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   Empty Re: Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e

    Mensagem por Wayner Seg maio 05, 2014 8:44 am

    Finalmente completo...
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   Empty Re: Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e

    Mensagem por Wayner Qui Ago 21, 2014 6:36 pm

    Breve postarei um pacote de atualizações que fiz a respeito da marcha lenta quando acionado o ar condicionado. Aguardem ...

    Conteúdo patrocinado


    Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e   Empty Re: Instalação COMPLETA Carburador 3e/2e

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 11:05 am