Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


3 participantes

    Especificação do oleo do motor.

    avatar
    Vagneroliveira
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 24/07/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Especificação do oleo do motor. Empty Especificação do oleo do motor.

    Mensagem por Vagneroliveira Seg Jul 28, 2014 10:46 pm

    Ola a todos, estou chegando agora no clube e estou feliz em participar . Adquiri a pouco tempo um Cordoba 2000 com motor 1.6 SR. Procurei no manual qual especificação de óleo deveria usar na troca mas só encontrei que deveria ser API-SJ.  ( ou  API-SL que é posterior e substitui SJ) .mas não encontrei nada sobre a especificação SAE (SAE 5W-X //10W-X) . Gostaria de saber qual óleo//especificação o pessoal do clube usa ou  recomenda para esse motor . Estou pensando em usar um 100% sintético . Desde já grande abraço a todos.
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Especificação do oleo do motor. Empty Óleo

    Mensagem por Pulllga Ter Jul 29, 2014 8:27 am

    Buenas Vagner.

    Uso no meu somente óleo 100% sintético, 15/45, porque moro no Sul.

    Para entendimento, a graduação do óleo refere-se a viscosidade, pois o óleo ao ser aquecido fica menos viscoso (mais fino), e o 15/45 indica essa temperatura, que é a temperatura de funcionamento ideal.

    Então, o óleo que uso, adquire sua viscosidade ideal de uso entre 15° e 45°, acima de 45° ele começa a perder viscosidade que vai praticamente se tornando liquido.

    Por isso, para regiões mais quentes, o ideal é graduação maior.

    Assim como em motores desgastados, algumas pessoas usam óleo de viscosidade maior do que a especificada, forçando o óleo a ficar "mais grosso" e não vazar por motivo do desgaste das peças.

    Então, se teu motor está OK, em dia, use com uma viscosidade baixa, pois assim terá rendimento melhor.

    Mas lembre-se, no momento da partida do motor, o óleo está em repouso, o motor irá funcionar sem estar 100% lubrificado, e quanto maior a graduação, mais demora para ele lubrificar corretamente, e maior será esse tempo de motor rodando a seco, mas também, um óleo com graduação muito baixa perde eficiência para quem roda em cidades, onde o motor está sempre quente.

    Abraço.
    avatar
    mazin
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 19/08/2014

    Especificação do oleo do motor. Empty Re: Especificação do oleo do motor.

    Mensagem por mazin Ter Ago 19, 2014 12:37 am

    Olá boa noite.

    No caso eu adquiri umm Ibiza hatch 200/2001, 1,0 16v, qual seria o melhor óleo para colocar nele?
    abraços e obrigado

    Conteúdo patrocinado


    Especificação do oleo do motor. Empty Re: Especificação do oleo do motor.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 9:17 pm