Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


    ressuitei o seat ibiza da minha mãe...

    alen_d
    alen_d
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 14/11/2015
    Idade : 48
    Localização : Vitoria -ES

    ressuitei o seat ibiza da minha mãe... Empty ressuitei o seat ibiza da minha mãe...

    Mensagem por alen_d Qua Jul 13, 2016 7:04 pm

    boa noite pessoal, obrigado por manter um forum assim, eh algo que só quem é d eforum gosta (estou em forums ha 15 anos) .

    como o topico diz, minha mãe tinha um Seat Ibiza 94 modelo 95 (tinha pq ela faleceu ha 7 anos), e desde 2006 (ha 10 anos atras) nem pegava nesse carro pq tinha adquirido o meu kazinho, depois um focus 2.0 e agora estou com um jac j5 .

    e aí ano passado ha quase 1 ano meu pai veio a falecer tb...

    sem entrar na questao de meus pesames pq acho isso hipocrisia, tive de me mudar para o apartamento onde ele viivia e o Ibiza 95 estava lá...

    empoeirado, sujo, mofo por dentro, pneus parados e rasgados, freio vazando completamente realmente um problema.

    fiquei alguns meses estacionando o meu outro carro na rua e olhando pra aquilo, e até que um dia reboquei o carro pra fora e comecei a tirar o mofo.

    deixei no sol 3 dias, limpei bem mas ainda tava ruim, enchi os pneus, troquei e reparei alguns mas ainda tava faltando algo.

    antes de tirar o carro da gararem fiz questao de sentir se o motor girava e vi que estav aok, apesar daquele oleo velho de 5 anos ( 2011 o ultima troca).

    aqueci o motor com um pistola termica para ver se ele girava e estava ok.

    o carro ficou 1 semana na rua e aí decidi levar pra oficina.

    meu mecanico ja no segundo dia fez o motor funcionar ja que apenas um fio quebrado limitava a ignição, trocou o oleo, e pedi ra que nao tirasse o cabeçote e nem abrisse o motor somente escorresse o oleo velho.o motor tava rateando um pouco mas nada que um ajuste nao ajudadasse.

    ai veio o grande gasto...

    a caixa de marcha tava toda corroida com o sincronismo ruim e os engates frouxos, comprei a embreagem e o kit original mas faltou o rolamento..... SKF v220.

    mandei arrumar a caixa e colocamos.

    pronto tiramos o carro pra andar, o mecanico acertou o tempo dele, e comecei a rodar..
    engasgava um pouco no inicio mas continuava indo, ai caiu a buxa de engate da marcha e voltamos pra oficina, o ajudante de mecanico resolveu usando batente de amortecedor de fusca , aí o engate passou a ser firme e preciso.

    comecei a rodar denovo e motor parece novo como de fábrica no ato de seus 142000 km , coloquei com facilidade 140 km/h numa rodovia e o carro nao trepidava , estável , rápido e ágil.

    resultado, nem uso mais o J5 ....

    só ando de velhinho..

    o proximo passo é começar a tunagem dele, trocando suspensao, farois e rodas...

    to começando a me empolgar.
    alen_d
    alen_d
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 14/11/2015
    Idade : 48
    Localização : Vitoria -ES

    ressuitei o seat ibiza da minha mãe... Empty Re: ressuitei o seat ibiza da minha mãe...

    Mensagem por alen_d Seg maio 29, 2017 7:41 pm

    Atualizando o tópico .

    recentemente ha cerca de 2 meses mandei fazer a retífica do cabeçote, pois a junta virou pastel, andei esse tempo todo e ela realmente estava bem ruim.

    nao achava as valvulas e retificamos uma usada.

    mas aí começou meu calvário recente que se encerrou hoje com resultados bons.

    Comprei uma junta de AÇO de 2 mm , só que a da bastos juntas são 3 folhas sobrepostas, e ao coloca-las o cabneçote comçou a misturar água e óleo, com 2 semanas o respiro estava todo tomado.
    tiramos o cabeçote levamos denovo para retifica , preencheu espaços que foram perdidos (corrosão) e remontamos usando a mesmo modelo de junta, mais uma vez misturava água e oleo.

    assim com 1 dia de uso já voltamos para oficina pois muita a´gua estava entrando na admissão/carburação.

    aí resolvi usar aquilo que mamãe me deu, peguei a junta antigaque estava guardada, e fui comparar com o modelo de "amianto" vendido pelas autopeças , e vi que era uma peça única.
    falei para o mecanico testar com pressão todo o sistema e trocar por essa junta mais Fina de aço/amianto" (nao usam mais amianto).
    tive com ele hoje e resultado sumiu a mistura de oleo e agua, cabeçote perfeito, apenas a junta de tampa de valvula que esta dificil de achar, mas esotu usando um modelo a base de cola.

    asism fica a dica, por mais que tentem condenar esse carro ele é HIGHLANDER , REnasce a cada nova investida de carinho.

    LEMBREM _SE de sempre , sempre saber o NOME DO MOTOR e buscar as peças baseadas nesse nome, e voces encontram tudo.
    mecanico em geral é preguiçoso assim grande parte do sucesso depende apenas de Você!

    tem todas as peças por aí basta procurar corretamente.

    o proximo passo é rebaixa-lo , trocar as rodas por aro 17 e trocar os farois por modelos mais atuais.

    depois instalar o ar condicionado.


    um carro que nao tem valor maior que 5000 reais mas que falta bem pouco para se tornar um novo clássico, já que é fabricado em 1994/95.

    basta ter paciencia.

    Obs: NEM J5 tenho mais...

      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 5:45 am