Buenas pessoal, é eu, Aaron ou Pulllga.
Fiz um tutorial para o pessoal que quiser ajustar cambagem, convergênca e caster.
Vamos a explicação.
Quando o carro anda puxando para um lado, ou canta pneus em curvas ou até mesmo andando reto, quando o carro fica bambo ou duro nas manobras, quando os pneus desgastam irregularmente, etc..., provável que você tenha problema em algum dos ajustes da sua suspensão.
Os ajustes possíveis são basicamente 2, tendo um terceiro em raros casos, casos mais específicos.
Cambagem:
É o alinhamento vertical longitudinal da roda em relação ao carro, como no desenho logo abaixo. A cambagem pode ser nula 0°, negativa ou positiva.
Nula 0°: Errado, porque com o peso e velocidade os valores tendem a mudar, tornado a cambagem positiva e com isso reduzindo o contato da banda de rodagem com a via.
Negativa -: Certo mas com um limite, a cambagem negativa, melhora a dirigibilidade, confere mais aderência em curvas, porém, causa desgaste interno nos pneus quando muito negativa. Porque é melhor, porque com o peso e velocidade, a cambagem tende a ficar nula, conferindo contato de toda a banda de rodagem com a via.
Positiva +: Errada, porque possui menos aderência porque a roda sempre estará com uma menor area de contato com a via, além de causar desgaste prematuro do lado externo do pneu e desconforto na dirigibilidade.
Convergência:
É o alinhamento horizontal, longitudinal em relação ao carro, como no desenho logo abaixo. A convergência pode ser nula 0°, positiva ou divergente (toe out, em inglês), e negativa ou convergente (toe in).
Nula 0°: Errado, porque com o movimento do carro, as rodas tendem a naturalmente assumir configuração divergente.
Convergente: Certo, porque quando o carro estiver em movimento, tendendo a assumir uma configuração divergente, ela ficara nula 0°, garantindo total alinhamento das rodas com a via.
Divergente: Errado, porque quando o carro estiver em movimento, ficará ainda mais divergente, praticamente frenando o carro.
Caster:
É o prumo da roda em relação ao eixo longitudinal do carro, conforme o desenho abaixo, e pode ser nulo 0°, positivo ou negativo. De forma geral, carros comuns não possuem este ajuste, fica aqui só de informação.
Nulo 0°: Sem efeito para carros de rua normais.
Positivo: A roda fica apontada para frente, utilizado geralmente em aplicações off-road, porque absorve melhor o impacto. Reparem a roda dianteira das motos off-roads, são para frente.
Negativo: Não utilizado.
Abaixo seguem os videos da explicação mais detalhada de cada um dos 3, bem como o tutorial de como fazer uma ferramenta para ajustar a cambagem e as ferramentas para ajustar a convergência.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Parte 4:
Parte 5:
Parte 6:
Parte 7:
Bom, agora vem a parte matemática e difícil, difícil não, chata.
Como calcular o ângulo!
Vou usar de exemplo as medições de convergência dos videos 4, 5 e 6, esse cálculo serve tanto para a cambagem como para a convergência, é a mesma coisa, a diferença é que a cambagem você calcula com os valores do topo e da base da roda, e a convergência com a parte de trás e da frente da roda em relação ao carro.
As rodas do meu carro são aro 15, para facilitar vamos calcular em milímetros.
R15 = (15 x 2,54) + 2,54 = 40,64 * 10 = 406,40 mm => Esse é o diâmetro da roda
Na convergência medi 3,5 cm na parte de trás do aro e 3,9 cm na parte da frente do aro, assim, temos 35 mm na parte de trás e 39 mm na parte da frente do aro.
O que vamos usar é basicamente a diferença entre as duas medidas, dessa forma vamos usar os 4 mm de diferença.
Com esses valores, vamos calcular o angulo agudo de um triangulo retângulo, cuma????
Sim, temos o ângulo que queremos descobrir, para isso, precisamos do cateto oposto e o cateto adjacente, e temos os 2!
A fórmula é simples, dividimos os catetos, calculamos a tangente e depois convertemos para graus, simples!
Vamos lá:
406,4 / 4 = 101,6
tan 101,6 = -4,87 (para calcular tangente, abra a calculadora do Windows, coloque em cientifica, digite 101,6 e clique em "tan")
convertendo para graus = -0,20° (para essa conversão, ainda na calculadora cientifica, digite -4,87 e clique em "1/x")
Facinho né?
Com prática o cara pega o jeito.
Ou, tem uma forma muiiiito mais simples, mas precisará de uma folha um pouco mais comprida que o diâmetro da roda, uma régua mais comprida que o diâmetro da roda e uma transferidor.
Nessa folha você fará um ponto inicial, e traçará uma linha reta com o comprimento de 406,4 mm.
Depois, no final dessa linha, você traça uma pequena linha perpendicular para baixo, com 4 mm.
Depois você traça uma linha do ponto inicial, até o final da linha de 4 mm.
Dessa forma você terá um triangulo retângulo bem fininho.
E por fim, coloque o transferidor centrado no ponto inicial e meça o ângulo, como ensino nos videos.
Parâmetros:
Por padrão, podemos ter uma margem de erro, mas nas oficinas é comum ter alguns parâmetros padrão.
Cambagem: -0,2° ~ -0,1°
Convergência: -0,2° ~ -0,3°
OBS.: NÂO ESUQEÇAM SEMPRE DE APERTAR OS PARAFUSOS ANTES DE RODAR COM O CARRO!
Dúvidas, postem ai, sem problema.
Abraços.
Fiz um tutorial para o pessoal que quiser ajustar cambagem, convergênca e caster.
Vamos a explicação.
Quando o carro anda puxando para um lado, ou canta pneus em curvas ou até mesmo andando reto, quando o carro fica bambo ou duro nas manobras, quando os pneus desgastam irregularmente, etc..., provável que você tenha problema em algum dos ajustes da sua suspensão.
Os ajustes possíveis são basicamente 2, tendo um terceiro em raros casos, casos mais específicos.
Cambagem:
É o alinhamento vertical longitudinal da roda em relação ao carro, como no desenho logo abaixo. A cambagem pode ser nula 0°, negativa ou positiva.
Nula 0°: Errado, porque com o peso e velocidade os valores tendem a mudar, tornado a cambagem positiva e com isso reduzindo o contato da banda de rodagem com a via.
Negativa -: Certo mas com um limite, a cambagem negativa, melhora a dirigibilidade, confere mais aderência em curvas, porém, causa desgaste interno nos pneus quando muito negativa. Porque é melhor, porque com o peso e velocidade, a cambagem tende a ficar nula, conferindo contato de toda a banda de rodagem com a via.
Positiva +: Errada, porque possui menos aderência porque a roda sempre estará com uma menor area de contato com a via, além de causar desgaste prematuro do lado externo do pneu e desconforto na dirigibilidade.
Convergência:
É o alinhamento horizontal, longitudinal em relação ao carro, como no desenho logo abaixo. A convergência pode ser nula 0°, positiva ou divergente (toe out, em inglês), e negativa ou convergente (toe in).
Nula 0°: Errado, porque com o movimento do carro, as rodas tendem a naturalmente assumir configuração divergente.
Convergente: Certo, porque quando o carro estiver em movimento, tendendo a assumir uma configuração divergente, ela ficara nula 0°, garantindo total alinhamento das rodas com a via.
Divergente: Errado, porque quando o carro estiver em movimento, ficará ainda mais divergente, praticamente frenando o carro.
Caster:
É o prumo da roda em relação ao eixo longitudinal do carro, conforme o desenho abaixo, e pode ser nulo 0°, positivo ou negativo. De forma geral, carros comuns não possuem este ajuste, fica aqui só de informação.
Nulo 0°: Sem efeito para carros de rua normais.
Positivo: A roda fica apontada para frente, utilizado geralmente em aplicações off-road, porque absorve melhor o impacto. Reparem a roda dianteira das motos off-roads, são para frente.
Negativo: Não utilizado.
Abaixo seguem os videos da explicação mais detalhada de cada um dos 3, bem como o tutorial de como fazer uma ferramenta para ajustar a cambagem e as ferramentas para ajustar a convergência.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Parte 4:
Parte 5:
Parte 6:
Parte 7:
Bom, agora vem a parte matemática e difícil, difícil não, chata.
Como calcular o ângulo!
Vou usar de exemplo as medições de convergência dos videos 4, 5 e 6, esse cálculo serve tanto para a cambagem como para a convergência, é a mesma coisa, a diferença é que a cambagem você calcula com os valores do topo e da base da roda, e a convergência com a parte de trás e da frente da roda em relação ao carro.
As rodas do meu carro são aro 15, para facilitar vamos calcular em milímetros.
R15 = (15 x 2,54) + 2,54 = 40,64 * 10 = 406,40 mm => Esse é o diâmetro da roda
Na convergência medi 3,5 cm na parte de trás do aro e 3,9 cm na parte da frente do aro, assim, temos 35 mm na parte de trás e 39 mm na parte da frente do aro.
O que vamos usar é basicamente a diferença entre as duas medidas, dessa forma vamos usar os 4 mm de diferença.
Com esses valores, vamos calcular o angulo agudo de um triangulo retângulo, cuma????
Sim, temos o ângulo que queremos descobrir, para isso, precisamos do cateto oposto e o cateto adjacente, e temos os 2!
A fórmula é simples, dividimos os catetos, calculamos a tangente e depois convertemos para graus, simples!
Vamos lá:
406,4 / 4 = 101,6
tan 101,6 = -4,87 (para calcular tangente, abra a calculadora do Windows, coloque em cientifica, digite 101,6 e clique em "tan")
convertendo para graus = -0,20° (para essa conversão, ainda na calculadora cientifica, digite -4,87 e clique em "1/x")
Facinho né?
Com prática o cara pega o jeito.
Ou, tem uma forma muiiiito mais simples, mas precisará de uma folha um pouco mais comprida que o diâmetro da roda, uma régua mais comprida que o diâmetro da roda e uma transferidor.
Nessa folha você fará um ponto inicial, e traçará uma linha reta com o comprimento de 406,4 mm.
Depois, no final dessa linha, você traça uma pequena linha perpendicular para baixo, com 4 mm.
Depois você traça uma linha do ponto inicial, até o final da linha de 4 mm.
Dessa forma você terá um triangulo retângulo bem fininho.
E por fim, coloque o transferidor centrado no ponto inicial e meça o ângulo, como ensino nos videos.
Parâmetros:
Por padrão, podemos ter uma margem de erro, mas nas oficinas é comum ter alguns parâmetros padrão.
Cambagem: -0,2° ~ -0,1°
Convergência: -0,2° ~ -0,3°
OBS.: NÂO ESUQEÇAM SEMPRE DE APERTAR OS PARAFUSOS ANTES DE RODAR COM O CARRO!
Dúvidas, postem ai, sem problema.
Abraços.