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    Rodas - Medidas, informações, cálculos

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    Rodas - Medidas, informações, cálculos Empty Rodas - Medidas, informações, cálculos

    Mensagem por Pulllga Dom Ago 23, 2015 2:25 pm

    Buenas pessoal.

    Fiz um video explicando quase tudo sobre rodas (faltou falar do offset), desde as medidas do pneu, partes do pneu, aro, parafusos, furação, cálculo para troca de rodas, etc...

    Espero que eu consiga esclarecer muitas dúvidas.

    Segue o vídeo:


    Aqui também, vou explicar algumas coisinhas.

    Pneu: Medidas e outras informações.

    Os pneus possuem uma codificação das suas especificações, vamos usar de exemplo os pneus que uso no meu carro que possuem os parâmetros 195/50 R 15, existem outras informações mas não afetaram a grande maioria de nós.

    O que significa 195/50? 195 é a largura do pneu em milímetros, enquanto /50 refere-se a altura do pneu, que possui altura de 50% da largura, resumindo, o pneu tem 195mm de largura e 97,5mm de altura.

    O "R" que vem marcado logo a seguir dessa informação, refere-se ao tipo de pneu, que no caso é radial (não usa camara de ar), somente para aplicações mais especificas que hoje em dia se utilizam pneus não radiais.

    O último parâmetro do nosso interesse é o 15, que refere-se as polegadas de diamêtro do pneu, que por padrão, deve ser o mesmo diâmetro da roda.

    Aros: Informações.

    Existem aros de diferentes tipos, dos mais variados, os parâmetros que mais nos interessam são o diametro e furação.

    Existem aros chamados de "liga leve", que são feitos de materiais leves como o aluminio, estas aros tem formatos mais bonitos, pois pode-se fabrica-los com quase qualquer forma.

    Depois temos os aros de aço, que são os mais comuns.

    As diferenças além de estéticas, são o peso, aros de liga leve são mais leves que as de aço, porém, para aplicações de ruas, essa diferença de peso é irrelevante, só contando no caso de aplicações extremas, como corridas, arrancadas, etc...

    As desvantagens dos aros de liga leve, é que quando amassados, devem ser desamassados com ajuda de calor, se forem desamassados a frio, podem alterar sua estrutura molecular e quebrar.

    Já a roda de aço pode ser dessamassada simplesmente com uma marreta.

    Uma roda de liga leve não pode ser soldada como uma roda de aço, pois também afeta a estrutura molecular, fragilizando-a.

    Então se a roda de liga for muito danificada, aconselha-se trocá-la e não repará-la.

    O diâmetro é expressado em polegadas, como no pneu, no meu exemplo, tenho aros de 15 polegadas (15") com furação 4x100.

    O que quer dizer o 4x100, significa que tem 4 furos com uma distância de 100mm.

    No caso de um aro com 4 furos, medem-se os furos em cruz, a distância do centro de um furo, até o centro do furo mais distante, tem 100 mm. (explicado de forma mais clara no vídeo)

    Qualquer aro com um número par de furos, mede-se do centro de um furo até o centro do furo mais distante deste.

    No caso de um aro com número ímpar de furos, traca-se uma linha entre 2 furos adjacentes, e no ponto central desta linha, traça-se uma linha perpendicular em direção ao furo mais distante e obtem-se a medida. (explicado de forma mais clara no vídeo)

    Alguns exemplos de furação: 4x98, 4x100, 5x98, 5x100, 5x127, 6x139.7, 6x114.3, e assim vai...

    O aro também possui larguras diferentes, expressas em polegadas também, por exemplo um aro de 7", tem 17,3cm aproximadamente, ou 173 mm.

    Por padrão, procura-se combinar a largura da roda com a largura do pneu o mais próximo possível, há casos de customização extrema chamado Stretched Wheels, onde instalam-se pneus muito mais estreitos do que os aros, por exemplo, um aro de 8" e um pneu 165, ou seja a roda tem 200mm de largura e o pneu 165mm! É uma combinação estilosa, mas se mal feita torna-se perigosa, pois a parede do pneu atua de forma diferente para a qual foi projetada, estressando muito o pneu, podendo rasgar o pneu por completo. Este tipo de customização utiliza-se para baixas velocidade e pista muito boas, em buracos ou correndo, é impraticável possuir esta montagem.

    Último parâmetro, que não será muito utilizado pela maioria de nós, é o offset, que refere-se ao cubo do aro, o quanto ele está no centro da largura do aro.

    Quando o cubo do aro está exatamente no meio, ele tem offset neutro, quando o cubo da roda está posicionado para dentro do aro, a roda inteira fica projetada para fora do paralama, neste caso chama-se offset negativo. Já quando o cubo do aro está para fora, a roda projeta-se para dentro do paralama, chama-se offset positivo.

    Os dois, tanto negativo quanto positivos, afetam agressivamente a dirigibilidade, por isso utilizam-se sempre offsets neutros para nossos carros de rua.

    Como saber que rodas posso ter no carro?

    Simples, basta calcular a circunferência da roda original, no caso do meu carro, as rodas originais eram 185/60 R14.

    Mas como calcular?

    Basta usar a formula 2 x Pí x Raio.

    Primeiro, uma roda aro 14", na realidade tem 15", então o raio do aro é 7,5".

    Mas temos que calcular o raio da roda, e não do aro, mas o aro é medido em polegadas e o pneu em milimetros, vamos converter tudo para milimetros então.

    7,5" = 7,5 x 2,54 = 19,05cm = 190,5 mm

    Qual a altura do pneu?

    185/60 = 185 x 0.6 (60%) = 111 mm

    Então o raio da nossa roda é:

    190,5 + 111 = 301,5 mm

    Também podemos saber que a largura da roda é 603 mm!

    Agora vamos aplicar a fórmula da circunferência:

    2 x 3.14 (Pí) X 301,5 = 1.893 mm

    Assim, para cada volta que a roda 185/60 R14 gira, ela percorre uma distância de 1,893 metros, ou 1.893 milimetros.

    Mas porque isso é importante?

    Porque se alterarmos muito a circunferência da roda, alteraremos a aferição do velocimetro, então estaremos sempre andando a uma velocidade diferente da indicada, ou acima ou abaixo, porque o velocimetro do carro está programado para medir a velocidade baseada na rotação da roda.

    Então eu aumentei meu aro para 15", mas para perder o minimo de diferença na velocidade, coloquei pneus 195/50, vamos repetir o calculo e ver a diferença.

    Sabemos que o raio do aro 15" é 8", lembre-se, o aro é 15", mas tem 16".

    Nosso raio então é 8 x 2,54 = 20,32 cm = 203,2 mm

    Antes era 190,5 mm, agora é 203,2 mm, aumentamos em quase 8 mm o raio, o que dá aproximadamente 16mm a mais no diâmetro.

    A largura do pneu aumento 100mm, com isso, a altura dele deve ser menor para que ainda fique dentro da circunferência original.

    Assim, vamos experimentar 195/50.

    Logo temos 97,5 mm de altura do pneu.

    Nosso novo raio é 203,2 + 97,5, o que é igual a 300,7 mm, antes era 301,5!

    Vamos calcular a circunferência:

    2 x 3,14 (Pí) x 300,7 = 1.888 mm

    Antes era 1.893, agora é 1.888, 5 milimetros a menos, ago não significativo, mas ainda estamos dentro da circunferência original, praticamente não afetando o velocimetro.

    Está ai, parâmetros, medidas, especificações e cálculos, tudo o que você precisa saber para trocar de rodas!

    Espero que seja útil.

    Abraços.

    Magalhaes80 gosta desta mensagem

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    Mensagem por RobsCastro Seg Ago 24, 2015 5:20 pm

    Muito bom Pulllga!

    lol!
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    Mensagem por Pulllga Seg Ago 24, 2015 5:26 pm

    Vlws, precisando de algo, manda nos Problemas e Soluções que faço um tuto.

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