Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


3 participantes

    Regularização de Suspensão Rebaixada

    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Regularização de Suspensão Rebaixada Empty Regularização de Suspensão Rebaixada

    Mensagem por Pulllga Sex Mar 28, 2014 1:50 pm

    Buenas pessoal.

    Agora é sério, o DENATRAN liberou a regularização de suspensão rebaixada, tanto fixa quanto regulável.

    Basicamente, a regra é simples, a parte mais baixa do carro não deve ficar a menos de 10cm do chão e quando as rodas forem esterçadas, os pneus não podem tocar em partes do carro.

    Reportagem:Regularização de Suspensão

    Eu vou ver se regularizo o meu, ai coloco o passo a passo aqui.

    Abraços.
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Regularização de Suspensão Rebaixada Empty Re: Regularização de Suspensão Rebaixada

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Seg Mar 31, 2014 6:28 pm

    ainda tem um porém no artigo 8 dessa lei... acho que esqueceram de alterar e ainda ficam margens pra interpretação, vai da vontade do fiscal... aff
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Regularização de Suspensão Rebaixada Empty Re: Regularização de Suspensão Rebaixada

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Sex maio 09, 2014 10:06 pm

    Buenas Pulllga, a macaulay que tu pôs é pro polo, pro golf ou audi a3? achei esses 3 modelos no catálogo...abraço
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Regularização de Suspensão Rebaixada Empty Suspensão

    Mensagem por Pulllga Seg maio 12, 2014 11:32 am

    Buenas Jonas.

    É exatamente a do Polo, toda a parte de suspensão é igual a do Polo, desde buchas, molas, amortecedores, incluindo os freios, rolamentos, etc...

    Abc.
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Regularização de Suspensão Rebaixada Empty Re: Regularização de Suspensão Rebaixada

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Ter maio 13, 2014 10:20 pm

    outra questã Razz , usasse os mesmos amortecedores ou também foi preciso trocar?
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Regularização de Suspensão Rebaixada Empty Suspensão

    Mensagem por Pulllga Qui maio 15, 2014 8:28 am

    Buenas Jonas.

    Usei o kit, que vem as 4 molas mais baixas e os 4 amortecedores rebaixados.

    As molas, são mais baixas mesmo, porque a haste que é utilizada para fazer a mola, tem o mesmo comprimento o quantidade de aros que a mola original, porem a distância entre os elos é menor.

    Os amortecedores são do polo, só que a loja os refaz, eles tem o corpo e haste encurtado, e também tem mais pressão, buchas e válvulas internas próprias para essa pressão.

    Dependendo do caso, se usar os amortecedores originais com as molas baixas, a haste do amortecedor vai bater no fundo do corpo dele mesmo, o que vai acabar rompendo a vedação interna e a haste não vai mais segurar a pressão, começa a bater.

    Se pegar o amortecedor e simplesmente cortar a haste, a haste vai começar a bater em cima, o que vai fazer estourar a vedação externa e vai vazar óleo do amortecedor.

    Enfim, nos dois casos vai estourar o teu amortecedor, por isso é importante o encurtamento da haste e corpo do amortecedor.

    Por exemplo, se baixar a mola 5 cm, tem que encurtar 2,5 cm do corpo, e 2,5 cm da haste. Ainda assim, dependendo do caso, pode se encurtar o corpo do amortecedor que já resolve.

    Quanto a regularização da suspensão, me informei de todo o processo, o custo é de documentação nova.

    Depois de rebaixado o carro, tem que verificar o seguinte:
    - A parte mais baixa do carro não deve ficar a menos de 10 cm do solo, medido em piso plano;
    - O esterçamento completo das rodas não pode tocar em nenhuma parte interna da lataria;

    Verificado, o cara tem que levar o carro no DETRAN para vistoria:
    - Habilitação;
    - DUT;
    - Comprovante de residência;
    - NFs das peças;
    - NF do serviço;

    Ai tu leva o carro no DETRAN para a vistoria, e estando tudo OK, vão te dar um documento. Com esse documento em mãos, o cara deve levar o carro no INMETRO, lá eles fazem outra vistoria e pronto.

    Com o documento do INMETRO, basta voltar no DETRAN, pagar as taxas de documentação e pronto.

    Barbada.

    Abraço.
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Regularização de Suspensão Rebaixada Empty Re: Regularização de Suspensão Rebaixada

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Qui maio 15, 2014 11:21 pm

    tche, mais uma dúvida quanto a suspa, não fica quicando como as rebaixadas dos manolos? bah, não quero carro andando e picando
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Regularização de Suspensão Rebaixada Empty Suspensão

    Mensagem por Pulllga Qua maio 28, 2014 8:46 am

    Buenas Jonas.

    Tchê, a minha suspensão balança suave, não quica e não dá tranco nem nada, porque eu comprei molas e amortecedores baixo, eu não cortei a mola e nem o amortecedor.

    Cortando a mola, ai sim o carro quica e fica perigoso, porque numa estrada, uma quicada vai tirar as rodas do chão e pode fazer tu perder o controle.

    Então, se rebaixar, pões um kit baixo, não corta nada, se fizer isso, tá tranquilo.

    Abc.
    avatar
    Alan Dyones
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 13/10/2014

    Regularização de Suspensão Rebaixada Empty Re: Regularização de Suspensão Rebaixada

    Mensagem por Alan Dyones Seg Out 13, 2014 1:56 pm

    boa tarde pessoal! tenho um ibiza 2001 e estou querendo dar uma rebaixada nele! so que tem um porem não consigo achar peças! andei dando uma linda nos topicos acima e o Pullga falou que usou o do polo!qual seria o ano do polo para que eu possa achar por aqui?? me ajuda ai galera!!
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Regularização de Suspensão Rebaixada Empty Legalizado!!!

    Mensagem por Pulllga Ter maio 26, 2015 11:26 am

    Buenas pessoal, depois de um tempo, na real, um tempão! Tô voltando!

    Caraca, bloquearam o SeatClube na rede da empresa onde eu trabalhava, e eu tava sem computador em casa, a WIFI tava ruim, tava difícil de acessar o fórum, problemas em casa, no trabalho também ajudaram, ai parei de acessar!

    E depois de uma multa por suspensão rebaixada... voltei, e com o passo a passo para regularizar/legalizar a suspensão, é xarope mais pela burocracia do que nada.

    Bom, vamos lá, passo a passo:

    1 - Dependendo do DETRAN, vão pedir que vá com o carro original ou rebaixado fazer a vistoria inicial, no meu caso, já pulei essa porque aqui em Guaíba eles vão direto na segunda vistoria, mas enfim, na primeira vistoria, você leva o carro original, preenche a documentação solicitando a regularização da suspensão, então te mandam para o segundo passo (não sei dizer se tem e quanto é a taxa para essa primeira vistoria, porque não fiz, mas acredito que a taxa seja só uma). Documentação: CHN, DUT/CRV, pode variar dependendo da região;

    2 - Rebaixar o carro. Nesse ponto é importante fazer tudo certinho, comprar peças com nota, fazer o serviço em oficina especializada que forneça nota e laudo da geometria e tudo que envolver molas, amortecedores, buchas, suspensão e serviço na suspensão em geral, peça nota! Aqui, tente não usar molas cortadas, porque pode ser pego mais adiante, e um detalhe importante, na nota da suspensão, tem que ter a descrição do tipo, se é fixa, regulável ou pneumática;

    3 - Volte ao DETRAN com o carro rebaixado, eles farão nova vistoria, nesse momento, você deve apresentar todas notas da suspensão e do serviço. No meu caso, como eu mesmo fiz a troca da suspensão e a geometria, tive que fazer um documento a mão, especificando tudo que fiz no carro e autenticar em cartório, 2 vias (1 para o DETRAN e 1 para o INMETRO). Para certificar e garantir, levei o carro a uma oficina só para confirmar a geometria e pegar o laudo (a minha geometria só errou por -1° de cambagem na roda dianteira do lado do passageiro, era para ser -2° Smile). Nesse momento tem uma taxa de R$ 26 e uns quebrados. Fazendo a vistoria, pagando a taxa, eles te darão um documento reprovando o carro, com esse documento, você tem que ir ao INMETRO ou alguma oficina credenciada para fazer a inspeção veicular;

    Obs.: Na vistoria, meu carro estava com a placa antiga, então na volta, me obrigaram a trocar pela placa reflexiva;

    4 - INMETRO, com os documentos do DETRAN, vá ao INMETRO ou alguma oficina credenciada para fazer a inspeção veicular. Aqui em Guaíba não tem, tive que ir a uma cidade vizinha fazer a inspeção, não sei se é um valor padrão, mas paguei R$ 240,00 pela inspeção. Passei a tarde toda na oficina, tinha um carro na minha frente. Lembre-se de verificar tudo em seu carro antes de ir para a inspeção, verifique cada lampada (freio, ré, piscas, pisca-alerta, faróis, luz baixa, alta e lanterna, faróis de neblina, de milha, luz de posição), não pode possuir películas nos faróis, pisca e lanternas, também não pode ter barras de LED, se tiver, desligue-as temporariamente, verifique a calibragem correta dos pneus, a condição deles, porque não devem estar próximos a marca de desgaste de troca, certifique-se de levar triangulo e tenha o extintor ABC, enfim, tente possuir alterações só na suspensão, porque se for fazer a vistoria para suspensão e uma lampada estiver queimada, ou possuir alguma alteração no carro que não solicitada, ele roda e vai ter que voltar fazer tudo e novo! No INMETRO, testarão: Toda a iluminação, o tamanho das rodas (circunferência do conjunto, por exemplo, as rodas permitidas no Ibiza são 185/65 R14, eu uso 195/50 R15, mas no fim, a circunferência da a mesma da roda 14, é isso que importa), vão testar o esterçamento da direção, eles vão torcer a direção toda para um lado e vão andar com o carro para frente e para trás, depois farão o mesmo para o outro lado, e as rodas não podem raspar em nada, vão testar a capacidade de frenagem de cada roda, a capacidade de suportar trepidação em cada roda, vão testar o alinhamento a intensidade de cada farol, vão tirar os números do chassis, dos parabrisas, testar as películas se tiver, vão fotografar porta malas (por causa da suspensão, para ver que não tenha modificação), fotografar o carro por baixo, por trás, pelo lado, pela frente, o motor, as rodas, vão medir o vão livre do solo pela parte mais baixa do carro, vão aferir poluentes na surdina, tudo isso sendo filmados para entregar a filmagem ao INMETRO. Se o carro passar em tudo, te darão 2 laudos, um para você e outro para o DETRAN;

    5 - Volte ao DETRAN com os laudos do INMETRO, eles te cobrarão mais uma taxa, no meu caso, como tive que fazer as placas, paguei mais uma tava de R$ 26 e mais R$ 120,00 das placas feitas na hora, depois de tudo pronto, mais uma taxa para a expedição do novo documento, no meu caso, como paguei junto com o IPVA, não precisei pagar 2x a taxa de emissão do documento, então saiu um boleto de R$ 228,00, mas para quem vai fazer a parte, calcule os R$ 228,00 + taxa de expedição do documento. Nessa ultima ida ao DETRAN, eles recolherão o seu DUT/CRV, porque no novo vai vir constando a modificação;

    6 - Pague em algum banco autorizado a receber esse boleto, no caso aqui do RS, pode ser pago em agencias e credenciados do Banrisul;

    7 - Pago o boleto, basta aguardar o seu novo documento chegar, no meu caso, regularizei a suspensão no INMETRO e barras de LED e películas de farol, lanterna e pisca direto no DETRAN, mas é um caso a parte, vai depender de DETRAN para DETRAN, uns podem e outros não podem querer regularizar alterações desse tipo no sistema de iluminação, como fiz isso, na primeira etapa levei junto as notas de peças e serviços dos LEDs e películas;

    8 - Uma foto de como fica no DUT/CRV;
    Regularização de Suspensão Rebaixada Legalizacao

    9 - Quando for parado em uma blitz/barreira e te abordarem assim "Rebaixado né!", basta dar um carteirasso e sairs sorrindo!

    Abraços galera!

    Conteúdo patrocinado


    Regularização de Suspensão Rebaixada Empty Re: Regularização de Suspensão Rebaixada

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 7:24 am