por Pulllga Seg Out 21, 2013 7:45 pm
HITche, so as subidas nao deveriam aumentar tanto o consumo.
Varios fatores podem afetar o consumo:
- Pneus com baixa pressao aumentam aderencia, mas endurecem a direcao e precisam de mais forca para rodar, aumentando o consumo, fazem muita diferenca, ate para a pegada do carro. Mas muito cheios apesar de economizar combustivel, reduzem a estabilidade e dirigibilidade;
- Convergencia, se o carro estiver com convergencia negativa demais, o carro tem menos pegada e estabilidade, se estiver positiva vai funcionar quase como freio e causara trepidacoes e instabilidade;
- Ponto do motor, adiantado da torque, atrasado velocidade final. Com torque voce nao precisa altas RPMs para as subidas, com o atraso, tera que aumentar as RPMs nas subidas. Andando na velocidade regulamentada de 100Km/h, as RPMs ficam em torno de 3000 com o ponto adiantado, se atrasar, fica em torno de 2800, nao é tanta diferenca na estrada, mas na cidade muda muito;
- Rodas desproporcionais requerem mais forca do motor, aumenta consumo. Nao adianta colocar rodas R17 205/40 no lugar de rodas de ferro R14 185/60, porque vai ficar mais pesado que as de ferro;
- Carbonizacao do motor, aumenta consumo porque a queima do combustivel nao e feita corretamente, a sonda lamba faz leituras erradas, o sensor de fluxo de ar falha, etc... Tudo isso pode saturar demais a mistura ar combustivel, aumentando o consumo;
- Combustivel de baixa qualidade, gasolina boa rende mais, eu uso so gasolina Podium, ganho entre 15% e 25% no consumo, porque com R$ 60,00 de Podium eu ando a mesma quilometragem ou um pouco mais que com gasolina aditivada.
É isso, da um conferes nesses itens.
Abc