por Pulllga Seg Jan 27, 2014 8:29 am
Buenas pessoal.
Carlos, seguinte, não te apavora, já passei por problemas assim que levaram meu carro a ferver a ponto de eu rodar sem água no motor por algumas quadras!
Seguinte, também já achei que fosse a controladora, mas depois descobri o seguinte, o termointerruptor dos Ibizas e Cordobas, aquela peça que vai rosqueada no radiador e tem 3 fios é muito especifica, e aqui no brasil não existe uma nas medidas corretas.
Então acontece o seguinte, se o teu termointerruptor estiver estragado ou colado, a ventoinha não liga.
Para saber se a unidade controladora da ventoinha foi pro saco ou não, liga a ventilação do carro no máximo, e liga o ar condicionado, se estiver tudo certo com a controladora, as duas ventoinhas vão ligar.
Se a controladora estiver pifada, não vai ligar nem assim.
Se as ventoinhas funcionarem com o ar como te disse, tem que trocar o termointerruptor, ou compra o original fora, ou compra um na temperatura adequada aqui no brasil, um com 2 pinos, ai faz uma ponte com o conector original de forma a quando o termointerruptor ligar, ligar as duas ventoinhas de vez.
O termointerruptor funciona da seguinte forma, a 95° graus ele liga uma das ventoinhas e a 105° ele liga a segunda ventoinha, por isso 3 fios, 1 terra e dois fases, 1 para cada ventoinha.
Os termointerruptores que vendem no brasil ligam o primeiro estágio a 105° e o segundo a 115°.
Comprovei por testes fora do carro, eu fiz e o meu mecânico também fez os testes.
Ai o que acontece é que se você colocar um desses "originais" no carro, ele vai ligar só uma das ventoinhas quando estiver quase fervendo, e na temperatura que liga a segunda já é tarde porque já ferveu.
No final, parece que é a controladora por causa disso, porque quando aconteceu comigo, o eletricista do meu mecânico desmontou toda a controladora, testou e nada, ai que descobrimos que era o termointerruptor.
Agora, se depois de ler tudo que escrevi e testar tudo que falei, comprovar que o problema é a controladora, tem um jeito de contornar enquanto vem a peça nova, dá pra tirar ela e colocar 1 relé no lugar. Se levar em um eletricista bom, ele saberá fazer de cabeça de tão simples que é, fica feio, mas enquanto não consegue a original, serve para continuar rodando com o carro.
Só não corte fios para ligar esse relé, mantenha sempre o conector original.
Abraços, dúvida, me escreve aqui.