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    Conversão de soquete de lâmpada para LED

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    Pulllga
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    Conversão de soquete de lâmpada para LED

    Mensagem por Pulllga em Sab Out 17, 2015 9:53 am

    Buenas povo.

    Eu aqui de volta, Pulllga, com um tutorialzinho de como trocar a lâmpada de bulbo e filamento por um LED, neste caso, como nossos carros são mais antigos, os soquetes das lâmpadas são diferentes da maioria vendida por ai, ainda assim, há pessoas como eu, que tem dezenas de LED em casa e não precisam comprar os soquetes, então, basta tirar a lâmpada e colocar um LED.

    E vou ensiná-los como fazer de forma que fique igual aos comprados.

    Materiais necessários:

    - Faca de ponta fina;
    - Alicate de bico;
    - Alicate de corte;
    - Ferro de solda;
    - Estanho;
    - Lâmpadas com soquete;
    - LEDs;
    - Fonte com saída 12V (opcional);

    Exclamation  Não esqueçam as observações importantes no final do post!!!

    Então, chega de enrolação e vamos lá!

    Inicialmente, segue o vídeo-tutorial do processo completo e em seguida um foto-tutorial com fotos mais detalhadas:


    1 - Desmontagem

    Aqui as lâmpadas, as duas são soquete original, só que uma é curta e a outra comprida, não faz diferença, porque a parte da lâmpada que fica projetada para dentro do painel é do mesmo tamanho.



    A primeira etapa é desmontar as lâmpadas, vou usar a de soquete grande por ser mais fácil de demonstrar, mas o processo é igual para os dois tipos, porem, reparem na diferença dos conectores:
             
       

         
       
       
       
    A lâmpada da esquerda é a do soquete pequeno, reparem que as perninhas são pequenas, já a lâmpada da direita tem as perinhas maiores, por ser do soquete maior, por isso usarei a lâmpada da direita.

    Nesse primeiro passo, vamos desmontar a lâmpada, retirando-a do soquete com cuidado para não amassar as perninhas, e depois vamos cortar as perninhas dela o mais rente possivel da perninha do soquete.

    2 - Preparação do soquete

    Depois de separar as peças, estanharemos as perninhas dos soquetes pelo lado interno, para no caso do soquete grande, para não estragar as travas da perninha.



    3 - Preparação dos LEDs 1

    Medir e cortar as pernas dos LEDs.

    Eu insiro o LED dentro do soquete e meço pelo comprimento da janelinha que tem na lateral do soquete, e corto as perninhas.







    4 - Preparação dos LEDs 2

    Como estanhamos as perninhas do soquete, vamos estanhar as perninhas dos LEDs também, assim a soldagem fica simples e fácil.



    5 - Soldagem

    Depois de tudo preparado, basta soldar as pernas dos LEDs nas pernas do soquete.



    6 - Montar e testar

    Agorá é só montar a lampada dentro do soquete.



    Nos materiais necessários cito um fonte com saída de 12V, se tiver uma pode testar o LED já montado para evitar a surpresa de ter feito uma solda fraca e não funcionar depois de instalado.



    7 - Resultado Final - Antes e Depois

    Antes:


    Depois:




    Observações:

    Obs 1 - O LED possui luz direcional sempre, ele sempre emitirá luz para frente, alguns LEDs possuem um ângulo mais fechado e alguns em ângulo mais de emissão de luz, podendo chegar a quase 180°, enquanto uma lampada emite luz para todos os lados, quase 360°. Assim, em algumas aplicações o LED não serve, como por exemplo, aplicações onde a lampada original fica encapsulada por acrilico, o qual recebe a luz do lado da lampada, luz essa que o LED não tem!

    Obs 2 - O LED possui polaridade, quando utilizar um LED, sempre deve ser conectado ao positivo do LED, um resistor compátivel com os parâmetros dele, normalmente eles já vem com o resistor adequado, caso utilize o LED sem o resistor, ele queimará, senão na hora, logo. Se os pólos do LED forem ligados invertidos, o LED simplesmente não liga, então, quando instalados no carro, se não funcionar, instale com as perninhas invertidas, porque no carro você não tem lado certo para encaixar.

    Espero que teha sido útil.

    Abraços.


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    Pulllga
    Ibiza SXE 1.8 1997 - cardomain.com/id/pulllga
    R15 195/50 aço borda branca, suspensão fixa dianteira -12cm e traseira -12cm, câmber -2°, ignição por botão e RF-ID, pisca, ré e freios em LED, toda iluminação do painel em LED, barras de LED no spoiler dianteiro, ponteira de escape direta, cromada...

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