boa noite pessoal, obrigado por manter um forum assim, eh algo que só quem é d eforum gosta (estou em forums ha 15 anos) .
como o topico diz, minha mãe tinha um Seat Ibiza 94 modelo 95 (tinha pq ela faleceu ha 7 anos), e desde 2006 (ha 10 anos atras) nem pegava nesse carro pq tinha adquirido o meu kazinho, depois um focus 2.0 e agora estou com um jac j5 .
e aí ano passado ha quase 1 ano meu pai veio a falecer tb...
sem entrar na questao de meus pesames pq acho isso hipocrisia, tive de me mudar para o apartamento onde ele viivia e o Ibiza 95 estava lá...
empoeirado, sujo, mofo por dentro, pneus parados e rasgados, freio vazando completamente realmente um problema.
fiquei alguns meses estacionando o meu outro carro na rua e olhando pra aquilo, e até que um dia reboquei o carro pra fora e comecei a tirar o mofo.
deixei no sol 3 dias, limpei bem mas ainda tava ruim, enchi os pneus, troquei e reparei alguns mas ainda tava faltando algo.
antes de tirar o carro da gararem fiz questao de sentir se o motor girava e vi que estav aok, apesar daquele oleo velho de 5 anos ( 2011 o ultima troca).
aqueci o motor com um pistola termica para ver se ele girava e estava ok.
o carro ficou 1 semana na rua e aí decidi levar pra oficina.
meu mecanico ja no segundo dia fez o motor funcionar ja que apenas um fio quebrado limitava a ignição, trocou o oleo, e pedi ra que nao tirasse o cabeçote e nem abrisse o motor somente escorresse o oleo velho.o motor tava rateando um pouco mas nada que um ajuste nao ajudadasse.
ai veio o grande gasto...
a caixa de marcha tava toda corroida com o sincronismo ruim e os engates frouxos, comprei a embreagem e o kit original mas faltou o rolamento..... SKF v220.
mandei arrumar a caixa e colocamos.
pronto tiramos o carro pra andar, o mecanico acertou o tempo dele, e comecei a rodar..
engasgava um pouco no inicio mas continuava indo, ai caiu a buxa de engate da marcha e voltamos pra oficina, o ajudante de mecanico resolveu usando batente de amortecedor de fusca , aí o engate passou a ser firme e preciso.
comecei a rodar denovo e motor parece novo como de fábrica no ato de seus 142000 km , coloquei com facilidade 140 km/h numa rodovia e o carro nao trepidava , estável , rápido e ágil.
resultado, nem uso mais o J5 ....
só ando de velhinho..
o proximo passo é começar a tunagem dele, trocando suspensao, farois e rodas...
to começando a me empolgar.
como o topico diz, minha mãe tinha um Seat Ibiza 94 modelo 95 (tinha pq ela faleceu ha 7 anos), e desde 2006 (ha 10 anos atras) nem pegava nesse carro pq tinha adquirido o meu kazinho, depois um focus 2.0 e agora estou com um jac j5 .
e aí ano passado ha quase 1 ano meu pai veio a falecer tb...
sem entrar na questao de meus pesames pq acho isso hipocrisia, tive de me mudar para o apartamento onde ele viivia e o Ibiza 95 estava lá...
empoeirado, sujo, mofo por dentro, pneus parados e rasgados, freio vazando completamente realmente um problema.
fiquei alguns meses estacionando o meu outro carro na rua e olhando pra aquilo, e até que um dia reboquei o carro pra fora e comecei a tirar o mofo.
deixei no sol 3 dias, limpei bem mas ainda tava ruim, enchi os pneus, troquei e reparei alguns mas ainda tava faltando algo.
antes de tirar o carro da gararem fiz questao de sentir se o motor girava e vi que estav aok, apesar daquele oleo velho de 5 anos ( 2011 o ultima troca).
aqueci o motor com um pistola termica para ver se ele girava e estava ok.
o carro ficou 1 semana na rua e aí decidi levar pra oficina.
meu mecanico ja no segundo dia fez o motor funcionar ja que apenas um fio quebrado limitava a ignição, trocou o oleo, e pedi ra que nao tirasse o cabeçote e nem abrisse o motor somente escorresse o oleo velho.o motor tava rateando um pouco mas nada que um ajuste nao ajudadasse.
ai veio o grande gasto...
a caixa de marcha tava toda corroida com o sincronismo ruim e os engates frouxos, comprei a embreagem e o kit original mas faltou o rolamento..... SKF v220.
mandei arrumar a caixa e colocamos.
pronto tiramos o carro pra andar, o mecanico acertou o tempo dele, e comecei a rodar..
engasgava um pouco no inicio mas continuava indo, ai caiu a buxa de engate da marcha e voltamos pra oficina, o ajudante de mecanico resolveu usando batente de amortecedor de fusca , aí o engate passou a ser firme e preciso.
comecei a rodar denovo e motor parece novo como de fábrica no ato de seus 142000 km , coloquei com facilidade 140 km/h numa rodovia e o carro nao trepidava , estável , rápido e ágil.
resultado, nem uso mais o J5 ....
só ando de velhinho..
o proximo passo é começar a tunagem dele, trocando suspensao, farois e rodas...
to começando a me empolgar.