Buenas.
Tchê, estamos divergindo, isso é bom, assim que se chega a resultados!
Concordo plenamente que quanto mais frio o ar, melhor, mas com uma ressalva, sem um compressor do tipo turbina, não faz a menos diferença o ar quente ou frio para um carro stock.
Um exemplo clássico são os V8 com compressor do tipo Roots, ou popularmente conhecidos como supercharger, também usado no Fiesta Supercharger, Mercedes Kompressor, etc...
Bom os superchargers pegam o ar o comprime, depois o empurra para dentro do cilindro, assim, o cilindro recebe mais ar/combustível que o normal, daí a potência extra.
Geralmente, nos superchargers não se utiliza intercooler, que é o sistema de resfriamento do ar que entra no motor, poder pode, mas não se utiliza.
O ar, de forma geral não é enviado frio para dentro do motor, ele é resfriado no caso dos turbochargers, compressores do tipo caracol, o famoso Turbo.
O Turbocharger aquece o ar que vai entrar no motor porque ele é composto de dois caracóis opostos com hélices ligadas pelo mesmo eixo, as pás do caracol quente giram com a pressão do ar/gás carbônico quente que sai pelo coletor de escape e gira o eixo onde do outro lado está o caracol frio que por sua vez, pelo movimento deste eixo gira suas pás, sugando o ar do filtro para dentro do motor.
Como os dois caracóis estão conectados, o caracol frio acaba esquentando por causa do caracol quente, ai o ar entra quente no motor, por isso é necessário o intercooler, para resfriar o ar, porque senão, o ar quente por ter mais volume, entra em menor quantidade que o ar resfriado, reduzindo a eficiência de compressão do turbo.
Quer sentir diferença entre quente e frio? Coloca velas frias no carro, essas sim fazem diferença, porque velas normais esquentam com a queima do combustível, com isso o metal dos eletrodos dilata, o vão entre eles diminui, reduzindo o tamanho da centelha, com velas frias isso não acontece, ai sim tem ganho real em carro stock.
Então, ar frio ou quente em carro stock não afetará o desempenho, mas esse filtro de ar dá um look legal.
Quer um pouquinho mais de potência, não precisa trocar nada no carro, tem dois jeitos, o primeiro e mais simples, chipar o carro, leva em uma oficina especializada e reprograma o chip de injeção, dá pra ganhar uns 10% a 15% de potência se bem feitinho.
Segunda opção, se for que nem eu, que prefere mais torque e arrancada do que velocidade final, adianta um pouquinho o distribuidor, cara, eu fiz isso e é muuuuuito difícil alguém arrancar melhor que o meu Ibiza, já deixei pra trás carro 2.0 sem esforço!!!
Ah, velocidade final não se ganha com turbo, etc, etc, etc, só trocando caixa de marcha!
Concordo também que não tem nenhum sensor quanto ao respiro do óleo, mas se os engenheiros da Seat o colocaram ali, é por algum motivo, se fizesse mal, tiravam, não que faça bem, mas motivo tem, de repente, serve para resfriar um pouco o óleo, porque conectado ali, o vapor do óleo acaba sendo sugado pela admissão, aumentando a dissipação do calor que se cria dentro do motor, não sei, é uma ideia.
A propósito, no meu carro, essa mangueirinha que sai desse respiro é em T. Depois quando chegar em casa, tiro uma foto e posto ai pra você ver.
Detalhe final, acho que estou certo quanto ao filtro de ar não ser "o intake" porque nas fotos que você postou está escrito filtro de ar, não intake!
Esse tipo de discórdia faz parte, cada um aprende de uma forma e esse tipo de divergência sempre vai acontecer, então, vamos lá, quanto mais trocarmos posts, mais aprendemos um com o outro!
Abraço.