Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


5 participantes

    Cordoba 95 morrendo

    avatar
    wbj41
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 10/09/2012

    Cordoba 95 morrendo Empty Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por wbj41 Qua Fev 27, 2013 9:10 pm

    Boa noite. Tenho um córdoba 95 que começou a dar problemas. Ligar ele liga, dai mantém a marcha lenta por um tempo depois morre e fica meio dificil de pegar mais continua pegando. Já aconteceu algo parecido?
    Arthur Freitas
    Arthur Freitas
    Admin
    Admin


    Mensagens : 261
    Data de inscrição : 08/03/2012
    Idade : 34
    Localização : Goiânia - Go

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por Arthur Freitas Qui Fev 28, 2013 10:00 am

    Ja vi casos assim wbj, pode ser coisas muito simples mesmo, como a propria regulagem da lenta, como o seu e 95 provavelmente o motor é AP, qualquer mecania regula rapidamente, outro ponto que vi uma vez, e a questao da embreagem curta, no IBIZA do meu irmão, o carro sempre apagava e ninguem descobria, ai tenta de um lado, tenta de outro, era apenas a embreagem que tava curtinha (muito curta mesmo) e nao deixava o carro colocar a primeira sem apagar.

    Esses são recursos basicos, agora em relação aos mais complexos só um mecanico mesmo pra dar uma boa avaliada no problema!
    avatar
    wbj41
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 10/09/2012

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por wbj41 Qui Fev 28, 2013 10:34 pm

    Então, mais se fosse a lenta ele ia pegar normalmente depois de morrer né, só não ia conseguir manter. Agora a questão da embreagem acho difícil também pois ele morre em ponto morto e sem pisar no acelerador
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Qui Fev 28, 2013 10:52 pm

    tche, troca o sensor de posição da borboleta (potenciômetro da borboleta) fica do lado do tbi, ou para achar mais fácil, ao lado do servo freio. é um dos sintomas do sensor com defeito, ele que envia as informações da borboleta, pode ser também o atuador da marcha lenta, mas verifica primeiro o sensor. abraço
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Cordoba 95 morrendo Empty Motor morrendo

    Mensagem por Pulllga Sex Mar 01, 2013 10:52 am

    Se não for o sensor, pode ser o atuador da marcha lenta.

    Aconteceu comigo, meu carro estava normal, ai, esporadicamente ele baixava a rotação ou então aumentava sózinho, até que um dia o motor se perdeu totalmente, o motor ia de 500 RPM até 3000 RPM quando em repouso ou durante a desaceleração.

    Foi bem simples, bastou trocar o atuador da marcha lenta, ele estragou, então começava a diminuir a RPM até quase apagar, nesse momento a central acelerava para não deixar apagar, mas ai o giro subia muito e a central parava de acelerar e caia pra 500 RPM e começava tudo de novo.

    Verifica isso e avisa qual o resultado.

    Abraço.
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Sex Mar 01, 2013 7:56 pm

    Seu Pulllga, dá uma olhada no tópico "mangueira "duto" misterioso" ... me dá uma luz do que pode ser...
    avatar
    wbj41
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 10/09/2012

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por wbj41 Seg Mar 11, 2013 8:23 pm

    O poteciometro, já foi trocado varias vezes. Já comprei um novo por causa dessa situação. O atuador de marcha lenta pode ser, mais é que depois que ele morre, fica meio dificil de pegar. Dai não se se pode ser
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Seg Mar 11, 2013 8:39 pm

    bueno, por experiência, depois que o meu morria pra fazer pegar só com o pé no fundo, experimenta e vê se não pega. Por falar em potenciômetro, o peça bem bagaceira, já troquei várias vezes... uso o carro diariamente e o que tem no mercado não aguenta 6 meses, é uma piada. minha melhor experiência foi com a marca igniflex mas roubaram o potenciometro junto com a bateria... não consigo comprar dessa marca aqui no sul.
    avatar
    wbj41
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 10/09/2012

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por wbj41 Seg Mar 11, 2013 10:06 pm

    Esse potenciometro é uma piada mesmo. Eu já tenho uns 10 imprestáveis aqui. Então, vou tentar fazer isso. Mais até um mês atrás, pegava facil
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Qui Mar 14, 2013 1:03 pm

    tens alguma marca que durou mais tempo? pra mim só a igniflex, mas não encontro aqui no sul...
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Seg Mar 25, 2013 6:49 pm

    já tem algum resultado da manutenção?
    avatar
    wbj41
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 10/09/2012

    Cordoba 95 morrendo Empty Nada feito

    Mensagem por wbj41 Seg Mar 25, 2013 6:55 pm

    Não sei qual marca são os potenciometros que eu compro. Depois de uns dias sem mexer no carro, fui dar partida e nem ligando não liga agora. Antes pegava e morria, agora nem isso. Estou sem idéias do que pode ser
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Cordoba 95 morrendo Empty Potenciometro

    Mensagem por Pulllga Ter Mar 26, 2013 7:23 am

    Buenas.

    wbj41, consegue postar uma foto do tal potenciometro? Ou me explicar certinho onde fica, assim eu posso olhar no manual de reparo e posso dar uma dica, já que trocando não funciona.

    Ah, qual o motor e combustível?

    Editei:
    Já achei no manual, mas não fala nada a respeito desse potenciometro. Não tem nenhuma informação sobre testes ou ajustes. Fico devendo.

    Mas não sei se já falei, se conseguir, mete o carro num VAGCom e verifica pelos códigos de erro. Ano passado o meu deu problema semelhante e era o atuador da marcha lenta. Testa ele, não custa arriscar.

    - Depois, já verificou a sonda lambda?
    - O teu motor tem sensor de fluxo de ar? Dependendo do motor tem. O meu motor é ABS, e não tem.
    - Já testou os sensores de temperatura do óleo e da água? O dá água fica naquela espécie de T que vai conectado ao motor com 3 mangueiras, onde sai uma para o reservatório de água. Na parte de cima desta peça tem o sensor com 3 fios se não me engano. O do óleo fica bem embaixo no bloco do motor e se não me engano é só 1 fio.

    Mas se conseguir colocar o teu carro num VAGCom seria especial, já dá o problema na hora!

    Abc.


    Última edição por Pulllga em Ter Mar 26, 2013 8:24 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adquiri mais informações)
    avatar
    wbj41
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 10/09/2012

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por wbj41 Ter Mar 26, 2013 6:49 pm

    Então, esse carro vem apresentando problemas faz tempo. Ele não pegava quando o carro ficava quente(não o motor, o carro mesmo), quando era deixado no sol e não conseguia manter a lenta. Daí levei no mecânico, ele passou o aparelho lá e acusou o atuador de marcha lenta. Só que como tinha trocado fazia pouco tempo, não troquei. Sei que daí ele fez o teste do bico e não estava com a resistência correta. Troquei o bico, o carro parou de morrer. Depois troquei o potenciômetro e ele conseguia manter a lenta. O carro fico sem problema nenhum por um tempo. Agora, começou com isso de novo

    A sonda lambda não fiz o teste, nem esses sensores. Se levar no mecânico, vai querer trocar o atuador. Daquela vez não era ele o problema, pode não ser agora tbm
    Luís Frederico
    Luís Frederico
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 27/03/2013

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por Luís Frederico Qua Mar 27, 2013 2:24 am

    Passei pelo mesmo problema recentemente. Cordoba SXE 1997 - 1.8 AP. Conheci um mecanico muito bom aqui em Recife, na verdade ele já mexia nesse carro há um tempo, ele que o regulou. Esse carro era do meu pai e estava abandonado, esse ano peguei para ajeitar e os problemas começaram a aparecer, fui nesse mecânico, recomendado por meu pai. Meu pai tinha trocado o sensor borboleta lá há mais de 1 ano. O carro começou a dar problemas nos sensores. (Borboleta, sonda lambida, atuador...) Todos aqueles da injeção.

    A peça, sensor borboleta, consiste em duas pecinhas, uma como se fosse uma escovinha que passa por cima de um leitor com uma camada de grafite, correto? Esse mecânico, conseguiu outra peça, estou com a caixa dela no carro e te passo nome e referencia, que é "nova" no mercado, ela não desgasta mais como as anteriores. Ela é bem maior e consiste em apenas uma peça.

    Ele trocou, e o carro continuou ruim, senti que estava voltando fumaça para dentro do carro, troquei o catalisador, ficou bom o problema da fumaça. Voltei lá e limpou os sensores. Percebi que ele estava encharcando e sentia um cheiro forte de gasolina, trocamos a sonda lambida, foi fácil de achar e não foi caro. Ele regulou tudo e deixou o carro "redondo". O carro ficou ótimo por 0,5 dia. No outro dia de manhã voltei lá, apressado, e pedi pra ele me dar uma solução rápida, ele apenas adiantou o ponto do carro, e o carro ficou voando, nunca vi andar tanto. Mas com o ar-condicionado ligado ou mesmo com ele desligado, volta e meia ele apagava o fogo, a rotação ia caindo caindo até que morria, andando ele dava umas cabeçadas se apartesse pouco no acelerador.. como já conheço o carro, voltei lá. Dessa vez com tempo, deixei o carro lá por 2 dias. E ele deixou o carro perfeito. Não precisou trocar o atuador. Ele fez uma limpeza e o que podia ser feito na peça. Limpou os sensores da injeção. Regulou tudo. Passou o relógio de ponto no carro. Rastreou. Tudo ok.
    Ontem a noite um cara colocou para andar comigo e fizemos um "racha", dei umas esticadas e tal. Quando parei no semaforo percebi que a zuada do carro estava diferente e ele começou a morrer novamente. Não podia tirar o pé do acelerador que ele morria. Hoje de manhã fui direto para a oficina, não abri nem o capô. Chegando lá ele viu logo de cara que o Atuador tinha voado fora (com 4 parafusos). E o sensor borboleta estava troncho e faltando 1 parafuso, ou seja, desregulou o carro novamente. Pensei comigo que o carro já estava derretendo os neurônios dele e ele tinha esquecido de apertar e colocar os parafusos. (SIMMMM.. Por minha sorte, quando olhei para dentro do motor vi que o ATUADOR estava enganchado no chassis, inteirinho, sem faltar nada!) Só foi preciso pegar a peça e colocar no lugar novamente. Tudo foi regulado e tal. QUando ele estava regulando o motor percebi que o carro estava vibrando muito e o motor balançando mais que o normal, pensei que fosse cambota empenada, mas fui procurando e vi o calço hidráulico do motor estava estourado e o óleo hidráulico que tinha nele tinha desaparecido né, os outros dois calços, que são mecânicos, estão bons, apenas cansados por conta do uso mesmo. Então continuando... ficou tudo explicado, a vibração estava folgando os parafusos e desregulando tudo, sempre. Dei a ideia de ele colar os parafusos ou com cola de motor (aquela marrom/preta) ou com silicone, e foi o que ele fez, passou silicone, esperamos secar e o carro está ótimo, em relação ao motor/injeção, ele tá atuando, compensando, tudo normal, com ar ligado e tudo mais. Hoje mesmo fui fazer o orçamento dos calços do motor. Mas é muito dificil de achar, principalmente aqui em Recife. Se puder me dar uma luz sobre esses calços agradeço, ainda não tive tempo de procurar.


    Espero que tenha ajudado em algo. Qualquer dúvida estou as ordens. Se acontece contigo semelhante ao que aconteceu comigo, veja bem o atuador e o sensor borboleta, as vezes o que esta desgastado é apenas o "pente" que faz a leitura na parte com grafite.

    Sds,
    avatar
    wbj41
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 10/09/2012

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por wbj41 Seg Abr 01, 2013 11:26 pm

    Então Luis Frederico, vou fazer isso que vc falou. Testar tudo. Por que o atuador foi trocado recentemente, potenciômetro já troquei vários, só a sonda lambda que não troquei. Mais eu acho melhor ele testar esses sensores que vc falou pq a parte elétrica do carro está uma bagunça. Começa a parar de funcionar o velocímetro, seta e depois do nada volta a funcionar de novo.
    Me passe o nome dessa peça nova no mercado que falou.
    Agora sobre esses calços não sei te dar uma luz.
    Grato.
    Luís Frederico
    Luís Frederico
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 27/03/2013

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por Luís Frederico Ter Abr 02, 2013 11:55 am

    wbj41 escreveu:Então Luis Frederico, vou fazer isso que vc falou. Testar tudo. Por que o atuador foi trocado recentemente, potenciômetro já troquei vários, só a sonda lambda que não troquei. Mais eu acho melhor ele testar esses sensores que vc falou pq a parte elétrica do carro está uma bagunça. Começa a parar de funcionar o velocímetro, seta e depois do nada volta a funcionar de novo.
    Me passe o nome dessa peça nova no mercado que falou.
    Agora sobre esses calços não sei te dar uma luz.
    Grato.

    O meu também parou de funcionar o velocimetro e o hodometro, e o ponteiro da gasolina ficava subindo e descendo a cada curva ou desnivel, resolvi o problema encaixando de volta o sensor (sabe onde fica? É fácil o acesso) e fixando com silicone porque como o calço hidraulico do motor está estourado, com a trepidação ele sai ou quando não sai fica variando os ponteiros.

    Tirei uma foto da caixa da peça, vou passar os links!

    foto 1 ~ img198.imageshack.us/img198/2341/foto1.JPG
    foto 2 ~ img13.imageshack.us/img13/6541/foto2piu.jpg

    abraço,
    avatar
    wbj41
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 10/09/2012

    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por wbj41 Sáb maio 25, 2013 10:57 pm

    Luis Frederico, onde vc comprou a peça? e quanto custou?

    Conteúdo patrocinado


    Cordoba 95 morrendo Empty Re: Cordoba 95 morrendo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 9:28 am