Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


4 participantes

    Cordoba 2001 morrendo

    avatar
    Adickel
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/04/2013
    Idade : 38

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Cordoba 2001 morrendo

    Mensagem por Adickel Dom Abr 14, 2013 7:45 pm

    Olá,

    Bom, meu carro está morrendo, simplesmente deixa de funcionar em movimento (ex. andando em 5ª marcha, 100 km/h ele "apaga"). As vezes ocorre de forma tão rápida que ele volta a funcionar pelo "tranco" antes que eu perceba que morreu, outras vezes tenho que parar o carro, e tentar religar (bato a chave umas 3 vezes pra ligar qd isso acontece). Tenho a impressão de ser problema elétrico, visto que demora a acender as luzes do painel.
    Detalhe: aparentemente acontece apenas com 1/4 de combustível ou menos.

    Já tive os mesmo problemas ano passado e "meu mecânico" não sei se é de confiança mesmo, resolveu. Foi trocado jogo de velas, cabos de velas, sensor de rotação, sensor de fase e serviços elétricos (?)... isso tudo me custou 950 dinheiros... Shocked não quero gastar isso tudo novamente, e ano que vem de novo....

    A rotação dele é estável em 800 ou 900 rpm. Smile
    Sinto ele um pouco mais fraco do que qd comprei. Crying or Very sad
    Qd ligo ele depois de ficar, por exemplo, 4 horas desligado, ele embola um pouco pra arrancar, as vezes da uns pipocos no escapamento. Neutral


    Gostaria que me dessem uma luz, como falei no tópico "apresente-se", gosto de mexer eu mesmo, tentar resolver. Se alguém quiser indicar um mecânico na grande Fpolis eu agradeço.

    É um Cordoba 2001 1.6 SR

    Obrigado pela atenção de todos.
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Problema

    Mensagem por Pulllga Seg Abr 15, 2013 2:20 pm

    Buenas Adickel.

    Tchê, o meu carro demora a pegar quando estou com menos de 1/4 de tanque, ainda não arrumei por preguiça, mas nesse caso é simplesmente a válvula de retorno da linha de alimentação que stá fraca. Essa válvula fica próxima a bomba de combustivel e ela evita que o mesmo retorne para o tanque quando o carro fica algum tempo parado. Como a válvula do meu está gasta, ela deixa a gasolina voltar, assim, quando ligo o carro ele tem que enceher todas as mangueiras novamente e ai fica legal. Um truque que uso, é girar a chave sem bater arranque, espero uns 5 segundos, desligo a chave, viro de novo sem bater arranque e espero 5 segundos, ai sim ligo ele! Pega em uma ou duas voltas. Porque isso, porque cada vez que você vira a chave sem bater arranque, é possível ouvir a bomba de combustivel trabalhando, então se fizer 2 vezes seguidas já é o suficiente para encher todo o sistema.

    Quanto a apagar do nada, com o tanque com 1/4, acredito ser problema na bomba de combustivel, de repente ela está fora do lugar, ou estragada mesmo. Porque se ela estiver fora do lugar, em alguns momentos que a gasolina chacoalhar no tanque, não vai deixar a bomba submersa e assim ela não bombeia combustível e o carro morre, e depois que a gasolina volta a ser bombeada o carro volta ao normal.

    Outra, se o carro está sem força, pode ser ponto atrasado, verifique o tópico do Germano onde eu explico um pouco sobre isso.

    Abc.
    avatar
    Adickel
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/04/2013
    Idade : 38

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Re: Cordoba 2001 morrendo

    Mensagem por Adickel Seg Abr 15, 2013 6:30 pm

    Opa, vlw pela resposta Pulllga!

    Vou dar uma olhada na bomba, tem algum teste que eu possa fazer em casa p/ verificar o funcionamento? Esqueci de citar na mensagem anterior, mas nem sempre ouço o som da bomba ao ligar a ignição, outras vezes faz um barulho diferente do caracteristico de bomba de combustivel.


    Sobre o ponto do motor: li o topico que vc indicou e fiquei com duvidas em relação ao motor. A medida adotada funciona nos motores 1.6SR que é o meu caso? Vc saberia especificar em que ponto do motor ficam tais componentes?

    Fico muito grato pela ajuda.

    Grande abraço
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Problemas

    Mensagem por Pulllga Ter Abr 16, 2013 8:31 am

    Buenas.

    Cara, não sei te dizer como é a questão do ponto para o teu carro, pois o eu é motor AP 1.8, não sei te dizer que componentes mexer, e se é possível mexer manualmente.

    Se o teu carro não tem distribuidor, ai, só por computador mesmo.

    Para testar a bomba, pelo manual de reparo do modelo do meu carro acho que dá para aproveitar a informação.

    Se conseguir, retire a bomba, coloque-a submersa em um balde com água, ou com gasolina mesmo, e ligue-a, vai ter que puxar alguns fios do carro para pegar os 12 volts, e veja se ela bombeia sempre no mesmo ritmo e com for suficiente.

    Mas antes, verifique se ela está certinha no lugar, acredito que seja possível acessá-la por baixo do banco de trás do teu carro, levantando o banco normalmente tem uma tampa que dá acesso a bomba, ai tu olha se ela está montada certinha no lugar, se ela não está desencaixada, se não tem nada entupindo ela, etc...

    Ai depois faz o teste acima retirando a bomba.

    Vou ao longo do dia tentar baixar o manual do teu carro para verificar certinho.

    Abc
    avatar
    Adickel
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/04/2013
    Idade : 38

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Re: Cordoba 2001 morrendo

    Mensagem por Adickel Ter Abr 16, 2013 12:14 pm

    Vlw pela resposta Pulllga!

    Vou verificar a posição e colocação da bomba, mas tenho q deixar baixar um pouco o combustivel, to com o tanque cheio no momento e não quero fazer m...
    qto ao manual do carro, eu tenho ele, mas não encontrei essa parte de "reparo".

    Assim que eu fizer os testes eu posto aqui, junto com a solução Very Happy assim espero rsrsrsrrs

    Obrigado por enquanto!
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Manual

    Mensagem por Pulllga Qua Abr 17, 2013 7:19 am

    Buenas.

    Quanto ao manual, me refiro ao manual de reparo.

    Eu consegui o manual de reparo para o Ibiza/Cordoba 1997, esse manual contempla todas as motorizações e todos os modelos (1.0, 1.4, 1.5, 1.6, 2.0, SXE, Cupra, TDI, etc...).

    Para o Ibiza/Cordoba também deve haver um manual de reparo (de taller em castellano, ou service em inglês).

    Nesse manual, tem tudo sobre tudo no carro, ele mostra a posição de cada parafuso, o torque de cada um, como desmontar e montar cada componente do carro e na ordem certa, te dá todas as ferramentas para cada coisa, te dá todos os parametros de cada sensor, etc, etc, etc...

    Se conseguir te aviso.

    Abc
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Re: Cordoba 2001 morrendo

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Qui Abr 18, 2013 6:24 pm

    seu pulllga, poderias disponibilizar esse manual de reparo?

    gracias, hasta luego!
    avatar
    Adickel
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/04/2013
    Idade : 38

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Re: Cordoba 2001 morrendo

    Mensagem por Adickel Qui Abr 18, 2013 8:22 pm

    Hum..

    Desconhecia a existência desse tipo de manual... to na caça também Smile



    bruno241281
    bruno241281
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 11/04/2013
    Idade : 42

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Re: Cordoba 2001 morrendo

    Mensagem por bruno241281 Sex Abr 19, 2013 10:16 am

    Galera,

    confesso que nunca havia ouvido falar deste manual que o amigo pullga mencionou, mas dei uma procurada na internet e achei esta versão em ingles do cordoba/ibiza antigo, de 1993 até 1999, é grande mas aconselho a todos a fazer o download, até pq nunca sabemos até quando estará disponível, estou agora na procura do modelo até 2001, se alguém tiver favor disponibilizar...

    4shared.com/office/4vac8ORG/Seat_Ibiza_Cordoba.htm colocar www. antes do endereço mencionado. Boa sorte a todos nós.
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Manuais

    Mensagem por Pulllga Seg Abr 22, 2013 7:19 am

    Buenas pessoas.

    Para manuais, acessem aqui: www.manualesdemecanica.com

    Agora, mais do que melhor ainda! Achei isso: ELSAWIN, é o manual digital de serviço usado pelas oficinas autorizadas do grupo Volkswagen, existem várias versões desse programa, só que tem um detalhe, o pacote 2011 tem 38Gb!!!

    Esse manual ELSAWIN, tem os esquemas de todos os carros Volkswagen, Audi, Seat e Skoda, desde por volta de 1990 até 2011!!!

    Pesquisem por torrents desse programa, é fácil achar.

    Quanto ao manual do Cordoba 2001, ainda não achei nem vestigio.

    Abc.
    avatar
    Adickel
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/04/2013
    Idade : 38

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Re: Cordoba 2001 morrendo

    Mensagem por Adickel Seg Abr 22, 2013 12:35 pm

    Opa... To baixando um ELSAWIN... de mais de 40 GB...

    Um detalhe interessante sobre o meu carro... to rodando com mais de 3/4 do tanque e sem nenhuma falha...

    Acho que o problema é mesmo "pouco combustivel + bomba de gasolina" .

    Creio que devo descartar problema de rele.

    Abraço.
    avatar
    Adickel
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/04/2013
    Idade : 38

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Resolvido (acho)

    Mensagem por Adickel Qua maio 15, 2013 7:20 pm

    E aí...

    Bom, tive mesmo que deixar o carro na oficina. Encontrei uma oficina aqui na região que me pareceu honesta.
    Em resumo:

    Bomba de Combustível
    Regulador de Pressão
    Anti-chamas (tava quebrado por dentro e "podre")
    Juntas do sistema de admissão

    Foi feita uma limpeza no tanque de combustível (presenciei isso) e estava completamente imundo. Com pedaços, farelos da parte interna da antiga bomba.
    Limpeza, descarbonização do sistema de admissão, estava muito sujo e com óleo, devido ao anti chamas podre.

    Bom, foi isso basicamente. Total de R$ 750,00 que ao meu ver foram bem empregados. Vou trocar a correia dentada e embreagem nessa mesma oficina, alem de reparar o cambio (alavanca um pouco frouxa).

    De qualquer forma vou manter o tanque sempre com uma quantidade razoável de combustível, para evitar dores de cabeça.

    Ahhhhhhhhhhhh.... Comprei o puxador do porta luvas. R$ 150,00 no mercado livre, novo e original.
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Solucionado

    Mensagem por Pulllga Qua maio 15, 2013 8:23 pm

    Tchê, que bom que conseguiu arrumar e que era coisa simples, sujeira!

    Mas tudo que tu fez no carro foi para tentar solucionar o problema? Ou foi direto no problema e o resto foi simples manutenção?

    Abc
    avatar
    Adickel
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/04/2013
    Idade : 38

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Re: Cordoba 2001 morrendo

    Mensagem por Adickel Qua maio 15, 2013 10:00 pm

    Opa

    Foi direto no problema, relatei o que acontecia, o mecânico instalou uns aparelhos e constatou que não havia pressão e nem vazão suficiente. As limpezas foram quase que obrigatórias, tanto no tanque quanto no sistema de admissão.

    Abraço.
    avatar
    Adickel
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/04/2013
    Idade : 38

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Re: Cordoba 2001 morrendo

    Mensagem por Adickel Qua Jun 05, 2013 8:12 pm

    Olá..
    Encontrei e baixei o ELSAWIN 4.0,
    Os arquivos q nos interessam, aplicativo e dados seat até 2012 fica em torno de 6GB, roda em windows seven 64 bitse outros windows. Funciona em portugues de portugal.

    Se alguem quiser dá um toque.
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Manual

    Mensagem por Pulllga Qui Jun 06, 2013 7:25 am

    Buenas.

    Tchê, eu consegui a versão 3.9 e não tem o Ibiza 97!!!

    Será que tu conseguiria me enviar só os arquivos do Ibiza 97?

    Gracias.
    avatar
    Adickel
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/04/2013
    Idade : 38

    Cordoba 2001 morrendo  Empty Re: Cordoba 2001 morrendo

    Mensagem por Adickel Qui Jun 06, 2013 12:36 pm

    :/ na minha versão tbm não tem do Ibiza 97 brother.

    Vou continuar procurando, ate mesmo pq os dados do meu cordoba 2001 são bem estranhos e misturados com os do ibiza no elsawin.

    Conteúdo patrocinado


    Cordoba 2001 morrendo  Empty Re: Cordoba 2001 morrendo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 3:09 am