O primeiro problema - meu Cordoba 1.6SR apresentou há um mês atrás a queima do fusível da luz de freio, após um tempo ele se queima, já exite um estoque no meu porta luvas de fusíveis para troca e já ando sem a tampa do porta fusíveis e fiquei craque em trocar em sinais de transito fechados. E também já desmontei o carro quase que todo para verificar a fiação. Acontece que este carro tem 45.000Km originais e o estado de conservação da fiação, suas presilhas e seus conectores até assusta de tão bom, também tem um detalhe que já pensei, claro, que deve ser um curto em algum lugar, mas as luzes de freio funcionam de forma perfeita até o fusível queimar, entendo que se houvesse um curto em algum lugar na fiação, elas nem acenderiam e o fusível se queimaria de imediato, portanto concluí que tem algum fio em algum ponto do carro que está sujeito a trepidações, quando por algum fator ele encosta, fecha o curto e queima o fusível, e isso tem que acontecer quando ao mesmo tempo estou freando (já verifiquei o interruptor, lampadas, brake light e a fiação desde as lanternas até onde entram no painel. Está tudo ok!) . Outro detalhe é que não consigo desmontar o painel para observar a fiação lá por dentro (alguém já desmontou pra dar uma dica?).
O segundo problema - Ao tentar desmontar o painel notei que existem umas espumas que vedam o sistema de ventilação forçada atrás do rádio no centro do painel que já faz um tempo que percebo que estão esfarelando e quando ligo o ar são sopradas para fora pelas saídas frontais (grades) e sujam o carro todo, onde tem a emenda de um duto com outro tem um espaço de um dedo mais ou menos que eu acho que deveria ter nesse espaço a espuma para vedar. A pergunta neste caso é, existe dessa espuma para comprar? Vcs recomendam outra coisa para substituir??
O terceiro problema - Os bancos dianteiros não ficam muito firmes em seus trilhos, alguém tem este problema também? Parece que existe uma folga enorme entre os trilhos e a corrediça, talvez sejam aquelas famosas buchinhas que existiam pelo menos nos Gol quadrados que davam essa folga alguém sabe disso? Se for a bucha, sabem onde comprar? Não que seja imprescindível, mas é ruim ter que dar um tranco toda vez que mexer no banco pra travar.
Bom, por enquanto são só esses probleminhas aí, mas gostaria de fazer uma contribuição com alguns colegas que, já não me lembro quem e qual post, disseram que colocam óleo sintético neste motor, para que sigam o manual e usem o óleo mineral que por ser mais grosso tende a não se consumir com tanta rapidez e assim prolongando a vida útil deste motor, principalmente no que diz respeito aos tuchos. Também aconselho a não usar aditivos para óleo, não há a menor necessidade deles, uma vez que os motores são fabricados para usar determinado tipo de óleo, assim não necessitando de "ajudas" para um bom desempenho. O óleo bom não se mede pelo preço e sim por sua especificação, óleo fino não funciona em motor que usa óleo grosso e vice-versa.
Grande abraço a todos e espero ter contribuído de forma positiva aos "xodós" dos colegas e desde já agradeço humildemente qualquer ajuda.
VIDA LONGA AOS SEAT´S!!!!