Buenas pessoal.
Como tive que mexer na minha suspensão traseira devido ao fato dos meus amortecedores terem estourado, resolvi fazer um tuto, ia fazer em vídeo, mas estava sem bateria na câmera.
A suspensão do meu Ibiza é fixa, simples, nada de braços independentes, super simples de mexer e sem a necessidade de ajustes e ferramentas especiais.
Algumas imagens estão azuis devido a iluminação LED azul do meu porta malas, a qualidade esta razoável porque não usei flash, ele ofuscava algumas peças brilhantes como parafusos e porcas.
Então, vamos lá, material:
- Macaco
- 2 chaves 17, usei uma de boca e uma catraca
- Alicate de pressão
1° passo - Macaquear o carro até o ponto em que a suspensão esticou ao máximo e a roda começou a subir junto com o amortecedor.
2° passo - Remover a capa da torre de suspensão, essa capa é de borracha com uma espuma por dentro, basta puxar com a mão:
3° passo - Remover a primeira porca, ela serve para comprimir a borracha do batente superior com a ajuda dessa arruela grande que tem ali. Nesta porca pode acontecer de você tentar solta-la e o pistão do amortecedor girar junto, neste caso, basta segurar a ponta do pistão com o alicate de pressão para poder girar a chave e soltar a porca:
4° passo - Remover a segunda porca, essa segura o batente superior através de uma arruela concava, nesta porca, usei a catraca, por que a chave de boca não entra devido a arruela concava:
5° passo - Depois disso, a parte superior do conjunto mola/amortecedor ficará solta, a terceira porca pode deixar pra depois, fica até mais fácil:
6° passo - Solte a porca, trave o parafuso com uma chave e com a outra solte a porca e remova-a, deixe só o parafuso:
https://lh3.googleusercontent.com/-Nh7wGQpv2d4/Ux241gmTgpI/AAAAAAAABM4/HNrWPznH0Es/w751-h563-no/IMG_20140309_192247.jpg
7° passo - Com uma mão, segure o amortecedor por dentro do paralama e com a outra remova o parafuso, o conjunto sai inteiro sem dificuldade:
Conjunto inteiro fora do carro:
8° passo - Remover o batente inferior, repare a ponta do pistão do amortecedor, ela é chata, ali é onde vocês devem colocar o alicate de pressão para segurar. Neste passo, será obrigatório travar o pistão com o alicate de pressão, pois a 3 porca deve ser apertada firmemente, então, quando for remover, vai girar o pistão junto:
Travado e soltando a porca:
9° passo - Esse passo é só um remember da ordem das peças, da esquerda para a direita na ordem de remoção, quando for montar, vá colocando as peças da direta para a esquerda:
10° passo - Remover a arruela limitadora, reparem que esta arruela é essencial, portanto, não a percam!
Detalhe do anél limitador no pistão do amortecedor, esse conjunto anél e arruela limitam a fixação do suporte da mola pelo batente inferior e a 3° porca:
Tudo desmontado, a direita o amortecedor original e a esquerda o amortecedor "rebaixado". Me venderam como rebaixado, mas só tem a haste cortada:
11° passo, para montar, simplesmente vá refazendo os passos de trás para frente, seguindo a ordem:
- Colocar a mola;
- Colocar a coifa;
- Colocar a arruela limitadora, colocar o suporte de borracha da mola;
- Colocar o suporte metálico da mola no de borracha;
- Colocar o batente inferior, aparafusar travando o pistão do amortecedor com o alicate, parafusar a 3° porca firmemente até o final;
- Colocar o amortecedor no carro, fixando o parafuso inferior, sem apertar excessivamente para não estragar a rosca do parafuso ou da porca;
- Colocar o batente superior e a 2° porca, neste momento pode acontecer como na foto:
Eu levantei o carro e o amortecedor que coloquei é mais curto, por isso deu essa diferença e a rosca não aparece, o que fazer? Simples, vá descendo o carro lentamente até o batente inferior apoiar completamente na torre de suspensão, depois, basta apertar a 2° porca no lugar, neste caso, não é necessário travar o pistão, basta apertar até o momento que o pistão começa a girar junto:
- Depois coloca-se a arruela de compressão e a 1° porca, essa sim deve-se travar o pistão com o alicate de pressão e apertar bem a porca:
- Coloque a capa do parafuso e pronto, parta para o outro lado.
Extremamente simples, dúvidas ou sugestões, postem aqui que ajudo.
Abraços.
Como tive que mexer na minha suspensão traseira devido ao fato dos meus amortecedores terem estourado, resolvi fazer um tuto, ia fazer em vídeo, mas estava sem bateria na câmera.
A suspensão do meu Ibiza é fixa, simples, nada de braços independentes, super simples de mexer e sem a necessidade de ajustes e ferramentas especiais.
Algumas imagens estão azuis devido a iluminação LED azul do meu porta malas, a qualidade esta razoável porque não usei flash, ele ofuscava algumas peças brilhantes como parafusos e porcas.
Então, vamos lá, material:
- Macaco
- 2 chaves 17, usei uma de boca e uma catraca
- Alicate de pressão
1° passo - Macaquear o carro até o ponto em que a suspensão esticou ao máximo e a roda começou a subir junto com o amortecedor.
2° passo - Remover a capa da torre de suspensão, essa capa é de borracha com uma espuma por dentro, basta puxar com a mão:
3° passo - Remover a primeira porca, ela serve para comprimir a borracha do batente superior com a ajuda dessa arruela grande que tem ali. Nesta porca pode acontecer de você tentar solta-la e o pistão do amortecedor girar junto, neste caso, basta segurar a ponta do pistão com o alicate de pressão para poder girar a chave e soltar a porca:
4° passo - Remover a segunda porca, essa segura o batente superior através de uma arruela concava, nesta porca, usei a catraca, por que a chave de boca não entra devido a arruela concava:
5° passo - Depois disso, a parte superior do conjunto mola/amortecedor ficará solta, a terceira porca pode deixar pra depois, fica até mais fácil:
6° passo - Solte a porca, trave o parafuso com uma chave e com a outra solte a porca e remova-a, deixe só o parafuso:
https://lh3.googleusercontent.com/-Nh7wGQpv2d4/Ux241gmTgpI/AAAAAAAABM4/HNrWPznH0Es/w751-h563-no/IMG_20140309_192247.jpg
7° passo - Com uma mão, segure o amortecedor por dentro do paralama e com a outra remova o parafuso, o conjunto sai inteiro sem dificuldade:
Conjunto inteiro fora do carro:
8° passo - Remover o batente inferior, repare a ponta do pistão do amortecedor, ela é chata, ali é onde vocês devem colocar o alicate de pressão para segurar. Neste passo, será obrigatório travar o pistão com o alicate de pressão, pois a 3 porca deve ser apertada firmemente, então, quando for remover, vai girar o pistão junto:
Travado e soltando a porca:
9° passo - Esse passo é só um remember da ordem das peças, da esquerda para a direita na ordem de remoção, quando for montar, vá colocando as peças da direta para a esquerda:
10° passo - Remover a arruela limitadora, reparem que esta arruela é essencial, portanto, não a percam!
Detalhe do anél limitador no pistão do amortecedor, esse conjunto anél e arruela limitam a fixação do suporte da mola pelo batente inferior e a 3° porca:
Tudo desmontado, a direita o amortecedor original e a esquerda o amortecedor "rebaixado". Me venderam como rebaixado, mas só tem a haste cortada:
11° passo, para montar, simplesmente vá refazendo os passos de trás para frente, seguindo a ordem:
- Colocar a mola;
- Colocar a coifa;
- Colocar a arruela limitadora, colocar o suporte de borracha da mola;
- Colocar o suporte metálico da mola no de borracha;
- Colocar o batente inferior, aparafusar travando o pistão do amortecedor com o alicate, parafusar a 3° porca firmemente até o final;
- Colocar o amortecedor no carro, fixando o parafuso inferior, sem apertar excessivamente para não estragar a rosca do parafuso ou da porca;
- Colocar o batente superior e a 2° porca, neste momento pode acontecer como na foto:
Eu levantei o carro e o amortecedor que coloquei é mais curto, por isso deu essa diferença e a rosca não aparece, o que fazer? Simples, vá descendo o carro lentamente até o batente inferior apoiar completamente na torre de suspensão, depois, basta apertar a 2° porca no lugar, neste caso, não é necessário travar o pistão, basta apertar até o momento que o pistão começa a girar junto:
- Depois coloca-se a arruela de compressão e a 1° porca, essa sim deve-se travar o pistão com o alicate de pressão e apertar bem a porca:
- Coloque a capa do parafuso e pronto, parta para o outro lado.
Extremamente simples, dúvidas ou sugestões, postem aqui que ajudo.
Abraços.