Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


+2
Kapone
Pulllga
6 participantes

    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros

    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros Empty Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros

    Mensagem por Pulllga Seg Mar 10, 2014 11:26 am

    Buenas pessoal.

    Como tive que mexer na minha suspensão traseira devido ao fato dos meus amortecedores terem estourado, resolvi fazer um tuto, ia fazer em vídeo, mas estava sem bateria na câmera.

    A suspensão do meu Ibiza é fixa, simples, nada de braços independentes, super simples de mexer e sem a necessidade de ajustes e ferramentas especiais.

    Algumas imagens estão azuis devido a iluminação LED azul do meu porta malas, a qualidade esta razoável porque não usei flash, ele ofuscava algumas peças brilhantes como parafusos e porcas.

    Então, vamos lá, material:
    - Macaco
    - 2 chaves 17, usei uma de boca e uma catraca
    - Alicate de pressão
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_191538

    1° passo - Macaquear o carro até o ponto em que a suspensão esticou ao máximo e a roda começou a subir junto com o amortecedor.

    2° passo - Remover a capa da torre de suspensão, essa capa é de borracha com uma espuma por dentro, basta puxar com a mão:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_191620

    3° passo - Remover a primeira porca, ela serve para comprimir a borracha do batente superior com a ajuda dessa arruela grande que tem ali. Nesta porca pode acontecer de você tentar solta-la e o pistão do amortecedor girar junto, neste caso, basta segurar a ponta do pistão com o alicate de pressão para poder girar a chave e soltar a porca:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_191627

    4° passo - Remover a segunda porca, essa segura o batente superior através de uma arruela concava, nesta porca, usei a catraca, por que a chave de boca não entra devido a arruela concava:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_191900

    5° passo - Depois disso, a parte superior do conjunto mola/amortecedor ficará solta, a terceira porca pode deixar pra depois, fica até mais fácil:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_192203

    6° passo - Solte a porca, trave o parafuso com uma chave e com a outra solte a porca e remova-a, deixe só o parafuso:
    https://lh3.googleusercontent.com/-Nh7wGQpv2d4/Ux241gmTgpI/AAAAAAAABM4/HNrWPznH0Es/w751-h563-no/IMG_20140309_192247.jpg

    7° passo - Com uma mão, segure o amortecedor por dentro do paralama e com a outra remova o parafuso, o conjunto sai inteiro sem dificuldade:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_192435

    Conjunto inteiro fora do carro:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_192543

    8° passo - Remover o batente inferior, repare a ponta do pistão do amortecedor, ela é chata, ali é onde vocês devem colocar o alicate de pressão para segurar. Neste passo, será obrigatório travar o pistão com o alicate de pressão, pois a 3 porca deve ser apertada firmemente, então, quando for remover, vai girar o pistão junto:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_192640

    Travado e soltando a porca:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_192728

    9° passo - Esse passo é só um remember da ordem das peças, da esquerda para a direita na ordem de remoção, quando for montar, vá colocando as peças da direta para a esquerda:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_192843

    10° passo - Remover a arruela limitadora, reparem que esta arruela é essencial, portanto, não a percam!
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_192853

    Detalhe do anél limitador no pistão do amortecedor, esse conjunto anél e arruela limitam a fixação do suporte da mola pelo batente inferior e a 3° porca:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_192911

    Tudo desmontado, a direita o amortecedor original e a esquerda o amortecedor "rebaixado". Me venderam como rebaixado, mas só tem a haste cortada:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_193043

    11° passo, para montar, simplesmente vá refazendo os passos de trás para frente, seguindo a ordem:
    - Colocar a mola;
    - Colocar a coifa;
    - Colocar a arruela limitadora, colocar o suporte de borracha da mola;
    - Colocar o suporte metálico da mola no de borracha;
    - Colocar o batente inferior, aparafusar travando o pistão do amortecedor com o alicate, parafusar a 3° porca firmemente até o final;
    - Colocar o amortecedor no carro, fixando o parafuso inferior, sem apertar excessivamente para não estragar a rosca do parafuso ou da porca;
    - Colocar o batente superior e a 2° porca, neste momento pode acontecer como na foto:
    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros IMG_20140309_193826

    Eu levantei o carro e o amortecedor que coloquei é mais curto, por isso deu essa diferença e a rosca não aparece, o que fazer? Simples, vá descendo o carro lentamente até o batente inferior apoiar completamente na torre de suspensão, depois, basta apertar a 2° porca no lugar, neste caso, não é necessário travar o pistão, basta apertar até o momento que o pistão começa a girar junto:
    - Depois coloca-se a arruela de compressão e a 1° porca, essa sim deve-se travar o pistão com o alicate de pressão e apertar bem a porca:
    - Coloque a capa do parafuso e pronto, parta para o outro lado.

    Extremamente simples, dúvidas ou sugestões, postem aqui que ajudo.

    Abraços.
    avatar
    Kapone
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 25/03/2015

    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros Empty Re: Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros

    Mensagem por Kapone Seg maio 18, 2015 12:34 am

    Muito bom o tutorial!
    avatar
    Victor Hugo Vital Weber
    Seat Wise
    Seat Wise


    Mensagens : 224
    Data de inscrição : 04/07/2014
    Idade : 26

    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros Empty Re: Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros

    Mensagem por Victor Hugo Vital Weber Seg maio 18, 2015 4:50 pm

    Olá Kapone... boa tarde, tudo bem? Very Happy
     Seja muito bem-vindo atrasado aqui ao nosso clube cara, mas é que como tu só deu as caras aqui no fórum só agora né... What a Face
     Abraços! Wink
    avatar
    deivysalex
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 13/09/2015

    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros Empty Re: Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros

    Mensagem por deivysalex Ter Set 22, 2015 6:54 am

    Olá pessoal, sou novo no fórum e novo proprietário de um Ibiza SXE 1.8 99. Ele está precisando de algumas coisas e está agora na pintura, porém preciso trocar as molas traseiras e queria saber se a mola do polo classic serve, ou de algum outro carro Volkswagen.
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros Empty Re: Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros

    Mensagem por Pulllga Qua Set 23, 2015 5:33 pm

    Buenas deivysalex.

    Sim, toda a suspensão é igual a do Polo, só me parece que no teu modelo, tem uma pequena diferença nos amortecedores dianteiros, se for teu caso caso, é os amortecedores do Golf.

    Obs.: Vou falar com o pessoal do grupo do Whats pra te responderem, alguém que tenha um carro do mesmo ano do teu.

    Abc.
    avatar
    deivysalex
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 13/09/2015

    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros Empty Re: Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros

    Mensagem por deivysalex Seg Set 28, 2015 11:20 am

    Olá pessoal, estou vendo se encontro as molas traseiras para o ibiza no mercado livre, e lá todos estão falando que as molas traseiras do polo classic não serve no ibiza. Isso procede? posso comprar?
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros Empty Respondido

    Mensagem por Pulllga Qua Set 30, 2015 10:27 pm

    Deivys, foi respondido no post anterior.

    Wink

    Abc
    avatar
    dilson
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 23/11/2016

    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros Empty Re: Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros

    Mensagem por dilson Ter Jan 10, 2017 12:29 pm

    bom dia!!!
    pipinus + pipinus.
    estou precisando trocar os amortecedores traseiros do meu seat ibiza 2001
    alguém pode ajudar.
    qual seria o que posso usar. Golf, polo ou outro?
    grato.

    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros Empty Amortecedores

    Mensagem por Pulllga Ter Jan 10, 2017 12:46 pm

    Olá Dilson.

    Se não me engano, os amortecedores traseiros podem ser do Polo.

    Ainda assim, vou confirmar com o pessoal do Clube pelo Whats.

    Abç.
    avatar
    Angelo
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 28/08/2017

    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros Empty TROCA AMORTECEDOR CORDOBA

    Mensagem por Angelo Qui Set 07, 2017 7:27 pm

    Excelente tutorial ajudou muito....
    apanhei um pouco mas deu tudo certo, ficou showwww
    SEAT CORDOBA GLX 1.8 95/95

    PS: USEI AMORTECEDOR COFAP.

    Conteúdo patrocinado


    Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros Empty Re: Como trocar molas e/ou amortecedores traseiros

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 7:57 pm