Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


4 participantes

    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando

    Guidolinf
    Guidolinf
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 20/01/2014
    Idade : 36
    Localização : Curitiba-PR

    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando Empty Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando

    Mensagem por Guidolinf Seg Jul 21, 2014 10:47 am

    Caros Amigos,

    Troquei a bomba de combustível do meu Cordoba 1.6 SR. Instalei uma Siemens VDO e, aproveitando o ensejo, substituí também o sensor da boia (também da Siemens) e a borracha da guarnição.

    Feito isso, notei que, após dar a partida, a bomba fica fazendo um zumbido constante, como se estivesse trabalhando direto. A outra bomba, que já apresentava sintomas de problemas, não fazia esse zumbido. Isso é normal?

    Ademais, tentando identificar o ruído, liguei e desliguei o Cordoba umas duas ou três vezes, ocasião em que o marcador de combustível passou de 1/3 para 2/3. Mas depois de rodar uns 2 ou 3 km, o ponteiro voltou a indicar +ou- o que tinha antes.

    Então, meus nobres, alguém gostaria de tecer comentários? Esse zumbido é normal? E essa variada em relação à marcação de combustível é normal?

    Obs.: Meu filtro de combustível está com 6mkm.

    Obrigado!
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando Empty Bomba e sensor

    Mensagem por Pulllga Seg Jul 21, 2014 11:30 am

    Buenas Guidolinf.

    Bom, pelos sintomas, presumo que seja imcompatibilidade do sensor com a ECU, pode estar mandando um sinal um pouquinho diferente do esperado pela ECU, por isso da variação e do funcionamento irregular da bomba.

    Quem faz a bomba funcionar é a ECU, se a ECU receber um sinal errado, vai mandar um sinal errado para a bomba.

    Pode ser que o sensor esteja enviando o sinal errado de nível de combustivel e pode ser que a bomba não esteja recebendo a tensão correta, por isso do funcionamento irregular.

    Tu teria que tentar ver a especificação exata da bomba, e ver quanto que o modelo do teu carro entrega nos pinos da bomba, isso tu pode ver com um multímetro, mas se apegue aos décimos de Volt, porque podem fazer a diferença, e compara se é o que a bomba precisa.

    No caso do sensor, é um pouco diferente, porque o sensor nada mais é do que uma resistência variável, então totalmente fechado, ele tem que permitir passar uma voltagem, e totalmente aberto ele deve deixar passar outra voltagem. Tens que ver se a resistência é a esperada pela ECU.

    Eu não tenho os diagramas elétricos do teu modelo de carro, senão te diria.

    Pra ter uma idéia, o sensor de posição da borboleta do meu Ibiza SXE 97, no ponto 0, tem que ficar entre 0,45 e 0,5 Volts, e aberto total tem que ficar entre 4,5 e 5 Volts.

    Se fechado ele ficar com 0,4 ou 5,5, a lenta fica totalmente irregular!

    Dá um conferes, se precisar de help, posta ai.

    Abc.
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando Empty Re: Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando

    Mensagem por Wayner Seg Jul 28, 2014 9:26 am

    Conseguiu solucionar o problema Guido???
    Guidolinf
    Guidolinf
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 20/01/2014
    Idade : 36
    Localização : Curitiba-PR

    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando Empty Re: Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando

    Mensagem por Guidolinf Seg Jul 28, 2014 10:30 am

    Não, ainda não consegui. Conversei com um mecânico e ele me disse que a bomba que eu coloquei é de má qualidade – Siemens VDO. Segundo ele, esse ruído constante que ela emite é decorrente disso. Me disse que teria que ser uma Bosch e que a Siemens vai me deixar na mão quando eu menos esperar. Isso procede?

    O problema é que eu desconfio que não há Bosch compatível com o modelo do Cordoba.

    Esta é a bomba que comprei: http://www.injenet.com.br/x__BOMBA-DE-COMBUSTIVEL-AUDI-A3-1.6-1.8-SEAT-CORDOBA-IBIZA-INCA-VARIO-VW-BORA-GOLF-NEW-BEETLE-PASSAT-ALEMAO-POLO-CLASSIC-GASOLINA-8E0960087C-6N0919051Q-228234015R-IJO919051J-VDO-1576.html

    Não tive tempo hábil para mexer no carro e, neste interregno, o sensor da boia variou de vez. Completei o tanque e o ponteiro foi direto para o vazio Exclamation  Achei que iria marcar ao contrário, mas o que houve é que eu rodei quase 200 km na cidade e até agora o ponteiro continua estagnado.

    Quanto ao sensor, também acredito que houve incompatibilidade com a ECU. Mas me pergunto: como vou achar um que seja compatível?  O catálogo de peças dizia que o sensor servia para Cordoba 2001, então, presumi que era compatível.

    Wayner e Pullga, obrigado pela mão. Quero ver se até sexta-feira posto uma resposta definitiva!
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando Empty Re: Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando

    Mensagem por Wayner Seg Jul 28, 2014 10:55 am

    Ola novamente Guido

    Tente achar pela bomba do Golf 1.6 Sr. Acho bem mais facil do que a do Cordoba

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566747399-bomba-de-combustivel-golf-g4-16-20-tipo-boschinha-_JM

    Achei esta no ML. Pergunte o vendedor sobre. Enquanto a boia; tem o numero Volks/Seat dela? Abraço
    Guidolinf
    Guidolinf
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 20/01/2014
    Idade : 36
    Localização : Curitiba-PR

    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando Empty Re: Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando

    Mensagem por Guidolinf Seg Jul 28, 2014 11:04 am

    Salvo engano, o código do sensor da boia é esse: 6N0.919.673.B

    Obrigado novamente! O aspecto da bomba da Bosch parece ser bem diferente da Siemens.
    RobsCastro
    RobsCastro
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 06/01/2013

    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando Empty Re: Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando

    Mensagem por RobsCastro Qua Jul 30, 2014 9:35 pm

    Fala pessoal,

    Realmente Guidolinf, essa bomba da Bosch é bem diferente do que a que tem no carro, eu ia trocar a minha aqui quando abri aquele outro tópico que você também perguntou lá, mas acabei não trocando porque não achei a original (ia trocar só de prevenção, mas depois descobri que ela pode durar muito mais do que se imagina, então voltei com a antiga já tem 30.000Km).

    A original dele é da VDO, falar que ela é ruim acho mentira, só se ficou ruim agora porque quando montaram os carros era de primeira qualidade, inclusive a minha tá com 134.000Km (isso rodado, pq o tempo do carro ligado é maior).

    Talvez a bomba que você comprou possa estar com defeito de fabricação também, ou possa estar deste jeito por causa do sensor da bóia dando problema, já tentou testar o sensor com a bomba antiga?

    Abraço!
    Guidolinf
    Guidolinf
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 20/01/2014
    Idade : 36
    Localização : Curitiba-PR

    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando Empty Re: Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando

    Mensagem por Guidolinf Ter Ago 05, 2014 3:51 pm

    Bom, realmente eu não posso dizer se a bomba da VDO é boa ou não. Fato é que a bomba antiga já estava com problemas. Quando baixava de 1/3, às vezes ela não puxava. Eu não sei com quantos mil km ela estava, mas isso só acontecia quando baixava de 1/3. Daí vc batia a partida umas 4 ou 5 vezes e o carro ia embora, sem problemas.

    Um colega me falou que o sensor da boia do Golf não serve para o Cordoba. Talvez seja a dita incompatibilidade da ECU, mencionada pelo Pullga.

    Estou sem marcador de combustível. Estou completando o tanque e controlando no odómetro parcial. Se alguém já substituiu o sensor da boia, por favor, coloquem o código da peça aí.

    Obrigado!
    Guidolinf
    Guidolinf
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 20/01/2014
    Idade : 36
    Localização : Curitiba-PR

    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando Empty Re: Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando

    Mensagem por Guidolinf Qui Ago 14, 2014 5:04 pm

    E aí, alguém conseguiu descobrir o nº do sensor?

    Pois 6N0.919.673.B não deu certo...!  Sad 
    Guidolinf
    Guidolinf
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 20/01/2014
    Idade : 36
    Localização : Curitiba-PR

    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando Empty Re: Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando

    Mensagem por Guidolinf Seg Dez 01, 2014 4:03 pm

    Colegas,

    Achei um cara que estava vendendo supostamente o sensor original. Pedi para ele me passar o código da peça. Eis que ele me passou isso: 6k0 000666239b.

    Porém, como podem perceber, aparentemente esse código está errado ou não existe.

    Assim, só reforçando para os colegas proprietários de Cordoba 1.6 SR, peço de joelhos que, se alguém for mexer no sensor de nível de combustível, por favor, nos façam a gentileza de anotar o código da peça e postar aqui, pois o sensor do Golf não deu certo.

    Obrigado,

    Conteúdo patrocinado


    Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando Empty Re: Ruido da Bomba de Combustível nova / Sensor variando

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 9:23 pm