Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


2 participantes

    Que tipo de óleo usar no cambio automático 1.6 SR 2000 do Córdoba?

    avatar
    Carlos Buff
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 13/04/2015

    Que tipo de óleo usar no cambio automático 1.6 SR 2000 do Córdoba? Empty Que tipo de óleo usar no cambio automático 1.6 SR 2000 do Córdoba?

    Mensagem por Carlos Buff Seg Abr 13, 2015 1:33 am

    Nobres proprietários dos SEAT, bom dia!
    Chegando agora, espero ser útil em algum momento. Gostei do fórum.
    Tenho um Córdoba 1.6 SR auto e preciso trocar o óleo do câmbio. Só não sei o tipo, ninguém sabe ou quer empurrar qualquer um. E se usar o óleo errado, posso ferrar o câmbio. Se alguém tem o manual, pode dizer o que diz lá? Qual o tipo de óleo a usar nesse câmbio? Quando eu comprei o carro, o manual de manutenção já era. Os outros eu tenho, se alguém precisar! Futuramente posso dar uns pitacos, pois já fiz uma coisas, também. Já tenho o Córdoba deste 2007. E estou muito contente com ele! Grato pela recepção. Boa semana a todos vocês!
    avatar
    Daniel Reder
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 78
    Data de inscrição : 24/06/2012

    Que tipo de óleo usar no cambio automático 1.6 SR 2000 do Córdoba? Empty Re: Que tipo de óleo usar no cambio automático 1.6 SR 2000 do Córdoba?

    Mensagem por Daniel Reder Seg Abr 13, 2015 1:53 pm

    O câmbio do Córdoba é o 01M, mesmo câmbio dos Audi A3 1.8 Aspro, Bora 2.0 e Golf 2.0 Automáticos.

    Já tivemos A3 1.8 Aspro a uns bons anos atrás em casa, e quando foi trocado o óleo do câmbio, a indicação era para utilziar o Pentosin ATF1.

    Lembre de trocar o filtro do óleo do câmbio também, pois ele retém a limalha de ferro que se solta do câmbio em função do funcionamento. Trocar só o óleo e deixar o filtro velho não é de grande valia para a durabilidade da transmissão.

    Se não me engano, essa transmissão pega uns 6,5l de óleo.
    avatar
    Carlos Buff
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 13/04/2015

    Que tipo de óleo usar no cambio automático 1.6 SR 2000 do Córdoba? Empty Grato, Daniel!

    Mensagem por Carlos Buff Seg Abr 13, 2015 7:58 pm

    Ninguém soube me dizer, mas eu desconfiava que era a mesma do A3... mas achei que ia colocar o DEXRON III, muito mais barato!
    Estou com uma leve "patinada" na quarta. Bem leve, só de vez em quando, mas... já viu , né? logo vai....
    Por isso, melhor ir se preparando! Vou ver se adquiro o kit, depois o óleo e fica só a mão de obra pro final.
    Mas antes, acho prudente trocar o óleo. Na verdade, cometi um erro. Mandei um mecânico verificar o nível de óleo. Ele me disse que estava baixo, claro, devia estar, mas achava melhor trocar. E o filtro também. Dei uma saidinha pra ajudar um outro proprietário de SEAT que estava lá e nesse ínterim... adivinha??? ele trocou o óleo e o filtro... Fica a dúvida: será que trocou? E que óleo ele pôs? O genérico, O dexron III ? Como o carro é meu, o problema também é meu. Por isso, ainda bem, descobri o fórum nosso! Agradeço, muito mesmo. Vou colaborar com o que possa no fórum.
    avatar
    Daniel Reder
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 78
    Data de inscrição : 24/06/2012

    Que tipo de óleo usar no cambio automático 1.6 SR 2000 do Córdoba? Empty Re: Que tipo de óleo usar no cambio automático 1.6 SR 2000 do Córdoba?

    Mensagem por Daniel Reder Ter Abr 14, 2015 1:39 am

    Carlos, há uma "Cartilha Ténica" da VAG (VAG pra quem não sabe, é o grupo que engloba VW, Audi, Seat, Skoda e as outras 500 marcas lol! ) que recomenda a não utilização do Óleo Dexron III, pois cada óleo tem um limite de temperatura para trabalhar sem afetar as características de lubrificação.

    E pelo que consta nessa Cartilha, o Dexron III não atende plenamente os requisitos da temperatura de funcionamento do câmbio 01M, pois este trabalha em temperaturas superiores as suportadas pelo referido óleo, alterando sua capacidade de lubrificação. Esse superaquecimento resulta em um maior desgaste dos componentes, de ressecamento de borrachas até componentes metálicos.

    Esta mesma cartilha, recomenda que se faça a utilização do óleo Pentosin ATF1. Acho que como o óleo do câmbio é uma coisa que você troca a cada 80.000km, gastar um pouco mais nesse momento é válido para evitar problemas posteriores.

    Conteúdo patrocinado


    Que tipo de óleo usar no cambio automático 1.6 SR 2000 do Córdoba? Empty Re: Que tipo de óleo usar no cambio automático 1.6 SR 2000 do Córdoba?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 2:38 am