Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


4 participantes

    Variação na marcha lenta - acelera e cai - carro morre ou so anda em alta.

    avatar
    ANDRE SANTINI
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 08/12/2014
    Idade : 63
    Localização : Curitiba - PR

    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 Empty Re: Variação na marcha lenta - acelera e cai - carro morre ou so anda em alta.

    Mensagem por ANDRE SANTINI Qua Jan 14, 2015 12:33 pm

    Bom dia Wayner, obrigado pelo retorno.
    Na realidade a parte traseira foi pintada devido a uma colisão, como o seguro do outro carro pagou foi feito em uma oficina de qualidade, há partes do carro que preciso retocar, pouca coisa. Só o para-choque da frente está meio feio, vou recupera-lo, no geral o carro não está ruim. O motor está cansado, tá com 204 mil km sem mexer, já já vou ter que fazer alguma coisa nele. Gosto do motor espanhol é valente.

    Mas a melhor noticia é que deu certo os ajustes com as suas dicas e fuçando um pouco na internet, ficou redondinho o carburador, agora preciso afinar, coloquei o hallmeter e deu como ideal a mistura, não sei se da pra confiar, mas aparentemente está ok. Preciso agora comprar a Marmita para o carburador (Cerca de 100 com filtro aqui em CTBA), estava com o orçamento apertado, mas vou andando sem mesmo, até porque não pego terra, e só uso o carro para trabalhar, fica praticamente o dia inteiro parado.
    Agora ainda não coloquei a mangueira de vácuo pois eu não entendi a sua resposta:
    "A parte de cima do dosador tem um caninho, na mesma base onde tem o parafuso de regulagem. Ela deverá ser ao máximo possível, pressurizada ao vácuo no coletor. Use aquele veda rosca de canos pvc normais para ter total pressurização do sistema."
    Deixa ver se entendi, o caninho do dosador é para ligar em qualquer das entradas de vácuo do carburador correto?, Não entendi quando você falou o seguinte:
    Ela deverá ser ao máximo possível, pressurizada ao vácuo no coletor. Use aquele veda rosca de canos pvc normais para ter total pressurização do sistema.
    Outra pergunta: O que você fez com aquela mangueira que entrava na cobertura da TBI, aquela que tem um "T" um vai para o anti-chama e a outra conectava da tampa do TBI (sabe?).
    Vou fazer umas fotos quando chegar em casa e posto.

    Abraços,
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 Empty Re: Variação na marcha lenta - acelera e cai - carro morre ou so anda em alta.

    Mensagem por Wayner Qua Jan 14, 2015 1:28 pm

    Bom, vamos la:
    Eu falei q ela deverá ser o máximo vedada para nao houver fuga de pressão de vácuo dentro do coletor. Eu apanhei para solucionar esse problema pq o carro vivia oscilando e o bentido era o caninho pq nao havia vedação em sua rosca.Você pode usar um vedante de cano pvc que ira lhe atender perfeitamente.
    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 2vl5zy8
    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 2m47f5s
    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 357q4qc
    Este mesmo caninho você pode ligar em qualquer saida no pé do carburador (no caso o da foto foi isolado)
    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 20k2jxh
    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 30aqliq
    No caso eu comprei um reservatório do respiro de óleo, mais você pode comprar somente o filtro e coloca-lo na tampa de valvulas e outro no tubo q vem do bloco. Abraço
    avatar
    ANDRE SANTINI
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 08/12/2014
    Idade : 63
    Localização : Curitiba - PR

    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 Empty Re: Variação na marcha lenta - acelera e cai - carro morre ou so anda em alta.

    Mensagem por ANDRE SANTINI Qua Jan 14, 2015 1:52 pm

    Legal, entendi, vou validar a vedação do meu dosador, o sintoma então de fuga do vácuo é a oscilação, perfeito.
    Quanto ao Filtro interessante, vou comprar um também, comprou pela internet e qual o nome correto dele?
    Agora preciso ir para a segunda fase que é regular a alavanca de cambio, troquei os trambuladores e demais peças, faltou ajustar.

    Wayner esse carburador foi o que te deu problema?

    Outra coisa, vou vender as peças que tirei do Sear (injeção), só ficou a central no carro, acha que tem mercado para isso?
    Abraços.
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 Empty Re: Variação na marcha lenta - acelera e cai - carro morre ou so anda em alta.

    Mensagem por Wayner Qua Jan 14, 2015 2:10 pm

    Olha amigo, deixa a central como está, eu deixei simplesmente para tomar conta de outros sistemas (não sei quais).
    O nome é filtro esportivo de respiro de oleo e sim, esse é o 3E problemático. Se quiser vender pra algum local q compre peças usadas nao creio muito em ganhar algo. Tentei vender minha injeção completa no Mercado Livre e nd. Quem sabe? Abraço
    avatar
    ANDRE SANTINI
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 08/12/2014
    Idade : 63
    Localização : Curitiba - PR

    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 Empty Substituiçao da Injeção por Carburador 2e.

    Mensagem por ANDRE SANTINI Seg Mar 21, 2016 7:38 pm

    Boa Noite Pessoal,

    quero pedir desculpas por ficar fora do forum, infelizmente tive outros problemas com o motor do carro, caiu uma porca do carburador dentro do motor, ai ja viu né, estrago. Demorei uns seis meses para poder mandar fazer o motor. Agora no mês de Fevereiro ficou pronto, funcionando redondo, com o carburador, rodando certinho.
    O carro está bom , inclusive anunciei ele aqui no forum para vender, preciso levantar um dinheiro com ele, para poder ajustar alguns compromissos financeiros, a crise pegou todo mundo, e eu não escapei. Se alguém tiver interesse e mais detalhes é só me mandar uma mensagem.
    Quero agradecer ao Wayne e a outros do forum pelas dicas na substituiçao da Injeção pelo carburador, deu tudo certinho, vou fazer umas fotos dele e postar. Não ficou no capricho como o do Wayner fez mas está funcional e rodando redondo.

    Abraços a todos
    alen_d
    alen_d
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 14/11/2015
    Idade : 48
    Localização : Vitoria -ES

    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 Empty Re: Variação na marcha lenta - acelera e cai - carro morre ou so anda em alta.

    Mensagem por alen_d Seg Dez 25, 2017 2:35 pm

    só para também colocar meu caso que tinha sintoma parecido. carro acelerava e morria a cada 500m andados.

    1º verifiquei o aterramento do motor através de um multímetro, vi que estava alto demais. fiz um reforço de aterramento, segui as dicas de um video.


    melhorou, mas ainda assim o problema permanecia.

    assim troquei o Autuador de marcha lenta comprei original Bosch (não vale a pena outro).

    instalei sozinho (deu um trabalho mas nada demais)

    o carro melhorou bastante, e parou de oscilar na lenta, mas ainda assim morrendo quando reduzia mas menos vezes.

    a 3ª  parte foi investigar a caixa de fusíveis e aí que realmente mora o problema no meu caso.

    vi um tópico https://seatclube.forumeiros.com/t522-caixa-de-fusiveis-ibiza-cordoba-inca-vario-95-98 , achei um pouco confuso no início mas aproveitei que era 24/12 e nao tinha nada pra fazer e fui desmontar isso , como descrito passado o medo, desconectei tudo, e tirei a caixa e preparei para a desmontagem.

    me inspirei nesse video



    detectei um ponto de  acúmulo de fuligem/queima na parte interna da caixa (desmonte com cuidado mas é super simples) como a caixa nao tem placa mãe são só trilhas , fiz a limpeza com limpa contato eletrico e raspando os pontos de acúmulo de carbono.

    só aí o carro melhorou 2 mil % já comecei a rodar mais do que 6 km, mas aí vem o nosso amigo Relé  167 e mostra a cara.

    o Rele  167 estava superaquecendo mas causado pelo Bypass que algum ser iluminado colocou nos espaços 10 e 11.
    vou fazer a troca dos relés essa semana.

    assim descobri o problema.

    Estou há 6 meses com o carro sem andar direito, e só agora consegui achar o real problema.


    recomendo a todos a retirada da caixa de fusiveis e limpeza, se nao conseque peça a um eletricista (se nao for preguiçoso).


    EU não sou Mecanico, não tenho curso de mecanica, sou só curioso que cansou de ouvir de mecanico que o carro não tem jeito.

    esse fórum me ajuda muito.
    alen_d
    alen_d
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 14/11/2015
    Idade : 48
    Localização : Vitoria -ES

    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 Empty Re: Variação na marcha lenta - acelera e cai - carro morre ou so anda em alta.

    Mensagem por alen_d Sáb Dez 30, 2017 12:18 pm

    alen_d escreveu:

    o Rele  167 estava superaquecendo mas causado pelo Bypass que algum ser iluminado colocou nos espaços 10 e 11.
    vou fazer a troca dos relés essa semana.

    assim descobri o problema.


    recomendo a todos a retirada da caixa de fusiveis e limpeza, se nao conseque peça a um eletricista (se nao for preguiçoso).
    .

    .


    essa semana fiz uma revisão eletrica completa jpa que mesmo depois da limpeza, da troca do autuador, do DS1907 e ajuste dos relés , o carro continuava morrendo agora toda vez que pisava na embreagem fundo.

    assim refiz os caminhos de vários fios que estavam apenas encostados , pedi para o bom eletricista aplicar solda e reforçar os contatos, corrigiu tudo, a super aceleração sumiu mas ainda assim o carro tem morrido na reduzida.

    por ultimo vou fazer a troca da bomba de combustivel, achei o refil original da Marwal e em breve farei a instalação ja que pra tirar o tubo de cobustivel da bomba é um martirio.
    alen_d
    alen_d
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 14/11/2015
    Idade : 48
    Localização : Vitoria -ES

    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 Empty Re: Variação na marcha lenta - acelera e cai - carro morre ou so anda em alta.

    Mensagem por alen_d Dom Jan 07, 2018 4:36 pm

    Vamos lá acho que encontrei a solução e agora sim gostaria de continuar com o assunto.

    como no Tópico só fala da troca da Oscilação da Marcha lenta através da solução de TROCAR o Carburador (que não é a recomendada) , queimei muito fostagênio na busca dessa solução que estava há poucos milímetros pois não queria essa  opção.

    como citado acima

    1º Reforço do aterramento - certificar-se que a resistência está BAIXA.
    2º detectar Problemas elétricos e de ordem dos Fusíveis e Relés.
    3º Caso necessário - Troca do SENSOR TPS 1907 (recomendado pelo tópico específico).
    4º investigação da Bomba de Combustível , preferencialmente faça uma revisão nela ( troque fios tubos e Braçadeiras é um processo bem simples).
    5º e em último caso troca do Autuador de marcha lenta, apenas se nenhuma das anteriores melhorar o desempenho do veículo e nesse caso é realmente a ÚLTIMA OPÇÃO.


    Vamos então como dito acima nos outros posts .

    Tinha trocado o Sensor DS 1907 em maio 2017.
    de agosto pra cá o carro vem sempre oscilando muito e inclusive parou e desligou várias vezes sem sequer ligar.
    - bobina, Vela, Ignição. Alternador, tudo foi dito .


    assim retirei tudo e segui os meus passos, deixei o carro parado e fui mexer apenas quando tivesse $ para comprar as peças;

    fiz o aterramento e reforço.

    Fui em autuador de marcha lenta  Embarassed  Burro....

    fui em Fusíveis e circuito elétrico.. conforme dito acima.

    Revisei os contatos elétricos, todos eles.

    troquei a bomba de combustivel na semana passada. e ainda assim nada. (eu um pequeno trabalho).


    e por último ia RE-Trocar o SENSOR DS 1907 (lembra, troquei em maio).

    Abri hoje um link do Mercado livre para encomendar e por sorte o vendedor colocou uma foto do  PASSO A PASSO DA instalação, Ampliei a foto e vi algo diferente... pois o meu na caixa não veio nada na época e tive de confiar apenas no mecânico.

    Abri a página do DS e achei o MANUAL DE INSTALAÇÃO.

    dá uma olhada nesses numeros e posições.


    Para AUMENTAR a TENSão GIRE em sentido HORÁRIO ,

    Para reduzir a tensão gire em sentido ANTI HORÁRIO. VALOREs de REFErencia MANTER entre 1,1 a 1,2 V .


    assim com meu multímetro resolvi fazer o procedimento de investigar a voltagem no fio. encontrei 1,84 V.

    na hora que girei para reduzir o carro nem ligava, assim retornei a posição de maior tensão e consegui ligar o carro, e fui aos poucos com pequenos toques ajustando a VOLTAGEM com o multímetro conectado aos pontos  1 e 2 conforme foto no Manual.

    Finalizei em  1,16 a 1,17 V.


    FIM DO PROBLEMA.




    entao sugiro ao Puliga para fixar essa solução no ínicio do tópico , pois foi a única que realmente funcionou. e custaria no início apenas se eu tivesse seguido os passos cerca de 55,00 que foi o preço que paguei no multímetro.

    o carro nao morre mais quando reduz, e o tempo de motor dele ficou certinho , apenas ajustando o DS 1907.

    cheers

    Conteúdo patrocinado


    Variação na marcha lenta - acelera e cai  - carro morre ou so anda em alta. - Página 2 Empty Re: Variação na marcha lenta - acelera e cai - carro morre ou so anda em alta.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 20, 2024 1:52 pm