Tenho um cordoba 1.6 SR 2001. Ele é automatico. De uns dois meses para cá ele começou a derrepente ficar com a lenta bem acima da rotação de lenta. Era estranho o comportamento: se ligasse com ar desligado ele ficava em rotação lenta normal. Porém se desse uma leve acelerada ele disparava e ficava em quase 2000 rpm. Se ligasse o ar ficava normal, porém se o cambio ficasse acionado ao mesmo tempo com o ar a rotação ficava tão lenta que tremia muito o volante, não estava normal. Depois de verificar por duas vezes com scanner em uma oficina especializada não foi encontrado nada. Depois de tantas tentativas em testes diversos sem encontrar a solução foi verificado em um outro cordoba similar um aterramento que alguem fez direto na carcaça do módulo de injeção. Foi tentado isso com um cabo do negativo da bateria diretamente a carcaça do módulo e qual a surpresa: o defeito foi eliminado. O interessante que o scanner não detectava essa falha e nem com um ohmímetro onde a resistência era zero (a única explicação que encontro é que a corrente que passa pelo aterramento é tal que a oxidação existente gera alguma queda de tensão em funcionamento que provoca o defeito).
2 participantes
lenta irregular
geraldo majela dos santos- New Seat
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/06/2013
- Mensagem nº1
lenta irregular
Pulllga- Admin
- Mensagens : 429
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 42
Localização : Guaíba, RS
- Mensagem nº2
Problema.
Buenas tchê.
Aqui a gente chama isso de "gambiarra"!!!
Tchê, se tu fez um aterramento que antes não existia, o problema provavelmente é no módulo de injeção e tu não resolveu ele, só contornou.
O scanner não aponta a falta de aterramento porque é um circuito que não existe.
Eu tive um problema parecido com o meu Ibiza, e o problema era o atuador da marcha lenta, troquei e nunca mais tive problema, verifica ele.
E também verifique o módulo, pode ser um simples problema de oxidação.
Abc.
Aqui a gente chama isso de "gambiarra"!!!
Tchê, se tu fez um aterramento que antes não existia, o problema provavelmente é no módulo de injeção e tu não resolveu ele, só contornou.
O scanner não aponta a falta de aterramento porque é um circuito que não existe.
Eu tive um problema parecido com o meu Ibiza, e o problema era o atuador da marcha lenta, troquei e nunca mais tive problema, verifica ele.
E também verifique o módulo, pode ser um simples problema de oxidação.
Abc.
geraldo majela dos santos- New Seat
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/06/2013
- Mensagem nº3
Re: lenta irregular
Obrigado pela atenção. O atuador de lenta do motor 1.6 sr é incorporado a borboleta com custo alto e foi substituido pelo do outro cordoba e não resolveu o problema. Na verdade os dois cordobas são do mesmo ano 2001 e ambos possuem um aterramento de fábrica junto a fixação da bandeja do módulo de injeção, porem entre a bandeja e o módulo é somente um encosto onde a oxidação está presente até mesmo por serem carros com 12 anos de fabricação. Acho que quem fez originalmente esse aterramento deve ter considerado que essa oxidação no contato entre a bandeja e o módulo não é facilmente eliminada. O aterramento com um condutor sei que pode ser vista como uma "gambiarra" mas a intenção é resolver um mal contato e normalizar o funcionamento com baixíssimo custo.
Pulllga- Admin
- Mensagens : 429
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 42
Localização : Guaíba, RS
- Mensagem nº4
Aterramento
Entendi, é que olhei no meu carro e no manual dele e não achei nenhum aterramento, deve ser uma caracteristica do modelo.
Bom, menos mal que está resolvido.
Abc
Bom, menos mal que está resolvido.
Abc
|
|