Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


3 participantes

    Perda de RPM ao ligar o Ar

    Carlos Silveira
    Carlos Silveira
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 79
    Data de inscrição : 29/01/2013
    Idade : 36
    Localização : Sumaré -SP

    Perda de RPM ao ligar o Ar Empty Perda de RPM ao ligar o Ar

    Mensagem por Carlos Silveira Ter Nov 12, 2013 2:08 pm

    Boa tarde a todos,

    Estou enfrentando um problema no meu Seat 2001 Aut. que já vem me irritando a meses.

    "Quando o carro esta em marcha lenta ao ligar o Ar Condicionado ocorre uma queda brusca no RPM para 500 fazendo que o motor trema todo o carro, porém depois é normalizado, mas da para sentir que o carro está dando torque(acima do normal) para andar mesmo com o pé no freio."


    Histórico do carro:
    Quando comprei o carro no começo do ano estava tudo OK sem nenhum problema, o antigo dono era cuidadoso porém rodava muito pouco com o carro já eu, sempre na estrada.

    Depois de seis meses a bateria do carro morreu e como eu estava viajando minha esposa se encarregou de comprar a bateria masss... foi a bateria mais barata do mercado até este ponto não dei tanta importância. (1º Ponto)

    De volta da viagem decidi colocar o velhinho na oficina para fazer um checkup, fiz troca de óleo do câmbio automático, velas, cabos, correia, filtros e revisão tradicional.
    Tudo estava perfeito, porém depois de duas semanas ocorreu um vazamento interno no motor e tive que retificar. (Lamentável)

    Após todo esse ocorrido nem me lembrava mais do problema com o Ar, assim que peguei o carro da retífica foi olhar se o problema da queda de RPM ao ligar o Ar tinha sanado mas para minha tristeza não, ainda está me assombrando.

    Andei pesquisando sobre, vi que o New Civic o pessoal queixa muito do mesmo problema ao ligar o Ar.
    Alguns dizem que pode ser os seguintes problemas:

    1º - Limpeza do TBI.
    2º - Bateria de má confiabilidade (1º Ponto)
    3º - Compressor do Ar.
    4º - Reconfiguração do Chip.
    5º - Todos os itens anterior.

    Mas nunca é conclusivo o que acarretou o problema, alguns trocam tudo e não arruma o problema. (Este é meu medo)

    Amanhã irei retornar ao mecânico que montou o motor para mim e gostaria de saber se alguém do fórum já passou por este problema e sabe qual é a solução ou soluções.

    OBS: O destaquei o 1º Ponto pois recordei que começou a ocorrer o problema coincidentemente (ou não) após a troca da bateria ou devido o carro ter ficado sem bateria.

    Valeu moçada desde já.
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Perda de RPM ao ligar o Ar Empty Problema

    Mensagem por Pulllga Ter Nov 12, 2013 3:27 pm

    Buenas Carlos, tudo bem?


    Tchê, seguinte, o ar-condicionado tem uma parte mecânica e outra elétrica.

    A mecânica/elétrica é o compressor:
    - Mecânica => a parte que bombeia o gás para o sistema inteiro, e a parte mecânica vai conectada no carro por uma correia.
    - Elétrica => a embreagem magnética da polia. Como a correia fica 100% do tempo conectada ao compressor, ele tem uma embreagem magnética na polia, quando você liga o ar, essa embreagem magnética ativa, então o compressor começa a funcionar efetivamente.

    Depois tem a parte só elétrica, do evaporador e ventilador, que esquenta/esfria o carro. e A ventoinha do ar também.

    Se fosse problema elétrico, teu carro todo falharia, porque para chegar ao ponto do carro falhar por falta de energia, o ar teria que consumir muito, ou o teu alternador gerar muito pouco, nesse caso sentiria até nos faróis que enfraqueceriam.

    Agora, o problema maior é a parte mecânica, ela sim faz a diferença, porque quando ligar o ar, você está fazendo com que o motor gire mais um dispositivo, ele está desperdiçando força no compressor.

    Nesse caso, imagina o seguinte, você liga o ar, então isso consome potência, o motor tem que compensar, como? Aumentando a rotação.

    Se ele não faz isso, provável que seja algum problema com algum sensor, tipo o de rotação ou o atuador de marcha lenta.

    Se fosse TBI, teria problemas em arrancadas bruscas mesmo com ar desligado.

    Então acredito que deva focar neste problema: o carro não consegue manter rotação com o ar ligado.

    Essa é minha opinião, porque com o meu carro nunca tive problemas relacionados ao ar, meu carro até sobe o giro quando ligo o ar.

    Normalmente meu carro fica em 850 RPM, quando ligo o ar vai para 1000 RPM. Se trocar as marchas sem ar em 1500 RPM, com ar vai a quase 2000 RPM e ele mantem a rotação um pouco elevada mesmo tirando o pé, só para compensar.

    Fala com o mecânico para focar nisso que acho que resolve rápido.

    Abraço.
    Carlos Silveira
    Carlos Silveira
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 79
    Data de inscrição : 29/01/2013
    Idade : 36
    Localização : Sumaré -SP

    Perda de RPM ao ligar o Ar Empty Re: Perda de RPM ao ligar o Ar

    Mensagem por Carlos Silveira Ter Nov 12, 2013 5:44 pm

    Show Pullaga,

    Com relação ao aumento do RPM isso ocorre depois da queda brusca, porém normaliza e fica em 950~980 RPM. (O que ocorre é que motor não se antecipa para aumentar o RPM antes de todo o sistema do ar entrar em funcionamento, por isso cair o RPM para 500.)

    Eu realmente estou suspeitando de um problema no sensor/Válvula reguladora do ar, se for pensar que nunca foi dado manutenção no sistema de Ar é bem provável que tenha ocorrido desgastes.

    Só espero que não seja nenhum problema relacionado com o compressor pois sei que vai me custar muito $$ novamente.

    Enfim obrigado pelas explicações.
    LALAU
    LALAU
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 23/10/2013
    Idade : 47
    Localização : CURITIBA

    Perda de RPM ao ligar o Ar Empty Re: Perda de RPM ao ligar o Ar

    Mensagem por LALAU Ter Nov 12, 2013 9:48 pm

    CARLOS PEDE PRA UMA OLHADA NO SENSOR DE ROTAÇAO!!
    TAMBEM FIQUEI MESES QUEBRANDO A CABEÇA ATE QUE ACHAMOS
    O BENDITO PROBLEMA
    BOA SORTE

    Conteúdo patrocinado


    Perda de RPM ao ligar o Ar Empty Re: Perda de RPM ao ligar o Ar

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 17, 2024 2:58 am