Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


+2
Wayner
jpquinan
6 participantes

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    jpquinan
    jpquinan
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 42
    Data de inscrição : 05/08/2013
    Idade : 31
    Localização : Goiânia

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    Mensagem por jpquinan Seg Jan 06, 2014 9:53 am

    Bom dia galera,

    Ja tentei falar sobre este assunto aqui, mas agora ao estudar mais a fundo o problema vou publicar de novo.
    Tenho um Cordoba 2000 1.6-SR (o da foto), e ao ligar de manhã (com motor frio) o motor faz barulhos estranhos e o giro fica por volta dos 1200 RPM.
    Se tento subir a rampa com ele frio, ele (peida) e perde potencia e até chega a voltar a rampa, pois não consegue subir.
    Gravei um video de como ele se comporta de manhã (link abaixo).
    O problema já existe a muito tempo e recentemente troquei bobina, cabos de vela, velas, limpeza de bico, filtro de combustível e medi a pressão da minha bomba de combustível no mecânico e estava tudo ok (medi com ele quente, não sei se pode estar perdendo pressão com ele frio).
    Tentei passar o aparelinho mas não encontrou meu carro pois era um pouco ultrapassado da mecânica.
    Será que tem chance de ser o sensor lâmbida? Por favor, ajuda.
    Obs.: Meu escapamento deve estar furado mesmo pelo aumento do barulho hehehehe

    Link: <https://www.youtube.com/watch?v=43qz_6jL-Hg>
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Re: MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    Mensagem por Wayner Seg Jan 06, 2014 8:58 pm

    Ola amigo, Boa noite

    Cara, acho meio difícil ser sonda. O máximo q ela pode fazer ao estar com defeito é um forte cheiro de gasolina no escape  junto com um consumo elevado de combustível. Ja verificou o ponto do motor? Se sim tente também verificar com seu mecânico um teste de compressão dos cilindros ( isto explicaria muito a sua falta de potencia ) . Dê uma olhadinha nesse topico ai que vc vai entender melhor o que digo.

    http://www.doutorcarro.com.br/taxa-de-compressao-motor-fraco-e-alto-consumo-de-combustivel/



    Como diria Roberto Carlos, "São tantas Razoes "

    Abraço.
    Carlos Silveira
    Carlos Silveira
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 79
    Data de inscrição : 29/01/2013
    Idade : 36
    Localização : Sumaré -SP

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Re: MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    Mensagem por Carlos Silveira Ter Jan 07, 2014 8:08 am

    Nossa seu motor está com barulho muito estranho, o RPM é até normal ficar acima de 1000 com motor frio porém este barulho estranho.

    Seu motor esta bebendo muito óleo acima do normal?? isso está parecendo folgas no motor.
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Re: MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Ter Jan 07, 2014 11:16 pm

    tche, verifica se o teu tem distribuidor mecanico. Meu ibiza costuma ratear assim em dias de muita umidade pois condensa na tampa do distribuidor. passo uma toalha por dentro e resolvido. O problema é que teu carro é mais novo que o meu...não sei se o distribuidor é mecânico...mas tenteia.

    abraço
    Guarinello
    Guarinello
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 69
    Data de inscrição : 02/05/2013
    Idade : 50
    Localização : Juiz de Fora - MG

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Re: MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    Mensagem por Guarinello Qua Jan 08, 2014 1:20 am

    Bom, não sou nenhum expert super hiper fodão, mas o meu carro já deu umas falhadas assim, mas era intermitente e parou, mas quando eu lavo o carro, costumo sempre lavar o cofre do motor, não é o motor, mas o cofre mesmo, não gosto de cofre com aparência de privada. hehehehehehe Ele costuma pegar alguma humidade e fica assim, portanto te digo duas coisas, ou isso aí é problema elétrico, que pode ser humidade na bobina (mas no caso do 1.6R não tem distribuidor mecânico, somente bobina). Pode ser também TBO suja (possibilidade remota), bicos injetores (hipótese mais palpável, na minha opinião), sensor de fluxo de ar, enfim existem várias possibilidades, mas não acredito de coração que seja de ordem mecânica e sim elétrica/eletrônica. Não ouvi nada do barulho do motor que me faça pensar diferente.

    Mas observe que escutei pelo youtube e isso pode não ajudar muito. O motor do meu tem 45000Km originais e quando tinha esse problema o barulho ficava igualzinho ao do seu, mas eu dava uma acelerada de leve e gradativa e parece que limpava (ou secava?) alguma coisa.

    Espero ter ajudado.
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Problema

    Mensagem por Pulllga Qua Jan 08, 2014 1:28 pm

    Buenas.

    Cara, acredito ser 2 problemas, um pode ter acarretado o outro.

    Pelas falhas e falta de potência aparenta ser realmente ponto fora do lugar. Digo isso porque uma vez fui trocar a polia da correia dentada e a correia escapou da minha mão e perdi a posição dela, então montei com um dente pulado, o carro ficou com um barulho e variação parecidos.

    Se o tensor da correia dentada ou o rolamento estiverem com problema, a correia pode escapar e pular 1 dente ou mais.

    Como esses motores tem folga, se pular um dente para frente ou para trás é difícil bater nas válvulas, mas fica desajustado, ai rateia, perde força e "peida".

    Porque ele "peida"? Porque o ponto está errado, então as válvulas de escape estão abertas na hora que o combustível queima, então uma parte da combustão saem queimando pelo escape, ai dá o "peido" e perde força porque a combustão não dispersa a força pelo escape ao invés de empurrar o pistão.

    Normalmente ponto atrasado perde força na arrancada, mas volta ao normal em alta RPM, pode ser por isso que o carro tá com RPM elevada, o normal é 850 ~ 900 RPM, 1000 com ar condicionado ligado, ele pode estar tentando compensar o atraso do ponto acelerando mais.

    Se o ponto estive adiantado, o carro estaria com o motor agitadinho e RPM alta também, mas teria mais força na arrancada, porém nas altas RPMs ele perderia força e pode dar uns "peidinhos".

    Outra coisa que pareceu bem de leve foi umas batidas de pino, verifique o óleo, se usar 100% sintético é recomendado a troca com 5000Km, pois ele desgasta muito rápido.

    O meu bate pino quando o óleo está velho e ligo ele pela manhã cedo, troco o óleo e volta tudo ao normal.

    Mas primeiramente, verifica o ponto, acho que isso mata toda a charada, mas tem que ver o ponto com o computador, assim não arrisca uma quebra como eu arrisquei fazendo manualmente, sorte que não deu nada!

    Abraço.
    jpquinan
    jpquinan
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 42
    Data de inscrição : 05/08/2013
    Idade : 31
    Localização : Goiânia

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Re: MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    Mensagem por jpquinan Sáb Jan 18, 2014 2:46 pm

    Gente, fui na oficina para verificar o ponto, aproveitei e comprei novas correias (dentada e a estriada do alternador), junto com os novos extensores (que por acaso é o mesmo do Bora, A3, Polo) tudo saiu na faixa de +- 450 reais com mão de obra...
    O Ponto estava certinho, tudo ok, levei o mecânico para dar uma volta ele disse que os peidos são por causa do meu escapamento furado e assim que trocar o intermediário irá parar, pois quando acelero muito ou troco marchas o ar sai com muita força e escapa "peidando"...
    Bom, achei plausível e fiquei feliz com a notícia, passei meu carro naquela máquina/aparelho que verifica tudo no carro e não encontrou nenhum defeito...
    Ainda quero verificar a taxa de compressão no motor e folgas possíveis...

    Obrigado galera, podem contar comigo sobre dúvidas também.
    Carlos Silveira
    Carlos Silveira
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 79
    Data de inscrição : 29/01/2013
    Idade : 36
    Localização : Sumaré -SP

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Re: MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    Mensagem por Carlos Silveira Sáb Jan 18, 2014 3:20 pm

    Mas ea questão da perda de potência do motor com frio?
    jpquinan
    jpquinan
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 42
    Data de inscrição : 05/08/2013
    Idade : 31
    Localização : Goiânia

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Re: MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    Mensagem por jpquinan Sáb Jan 18, 2014 3:34 pm

    Então, acho que vou ter que mandar o meu motor pra retífica... ele está fraco, alguém ja retificou o motor? Meu carro já está com 207mil km
    Carlos Silveira
    Carlos Silveira
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 79
    Data de inscrição : 29/01/2013
    Idade : 36
    Localização : Sumaré -SP

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Re: MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    Mensagem por Carlos Silveira Sáb Jan 18, 2014 8:19 pm

    Recentemente fiz meu motor, porém foi por outro motivo. Vazamento interno por folgas no motor.
    Ficou bala, só leve para fazer em um lugar de confiança pois este motor utiliza algumas peças com medidas diferentes do padrão motor AP da volks.
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Motor fraco?!

    Mensagem por Pulllga Seg Jan 20, 2014 9:06 am

    Buenas jpquinan.

    Cara, motor fraco não significa retifica.

    Tem zilhões de coisas que podem levar a isso, a retifica vai resolver porque vão fazer tudo, mas não vei te dizer qual era o problema, problema este que mesmo retificando pode permanecer.

    Bom, pode ser ponto, o centelhamento que não está bom, velas, cabos de vela, injetor, bomba de combustível, central, algum sensor, sujeira no injetor, carbonização da TBI ou das válvulas, tucho, comando, etc, etc, etc...

    É melhor primeiro avaliar, porque normalmente o motor só precisa retifica quando começa a queimar óleo ou bater biela, o que denuncia folgas excessivas.

    Verifica primeiro antes de retificar, a menos que queira fazer para renovar.

    Abraço.
    Carlos Silveira
    Carlos Silveira
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 79
    Data de inscrição : 29/01/2013
    Idade : 36
    Localização : Sumaré -SP

    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Re: MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    Mensagem por Carlos Silveira Seg Jan 20, 2014 9:28 am

    Concordo, perda de potência esta mais relacionada com mau funcionamento na combustão, pode ser tudo isso citado pelo Pullga.

    Conteúdo patrocinado


    MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO Empty Re: MOTOR RATEANDO QUANDO FRIO

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 8:19 am