Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


3 participantes

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97

    avatar
    rodrigocswm
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 29/04/2014
    Idade : 35
    Localização : São Paulo

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97

    Mensagem por rodrigocswm Qui maio 15, 2014 1:49 pm

    Fala galera blz?

    Eu mais uma vez com questões do meu cordoba, to tentando arrumar tudo nele, ta difícil, muito detalhe pra resolver, alguns pequenos e alguns grandes, antes de ontem e ontem finalmente consegui sair com ele (tava parado por problema na homocinética deslizante e cambagem (Estava com 4 graus na roda dianteira lado passageiro!).

    To estranhando a temperatura dele, voltando da oficina após cambagem, 10 minutos andando, botei na garagem pra resolver alguns detalhes e o motor tava soltando um bafo extremamente quente, alem de bem quente após desligado, a ventoinha não ligou. Ontem dei uma s aceleradas nele jogando ele a 5000 RPM (Ponto morto) e desliguei, ai sim ele ligou a ventoinha, mas ficou ligada menos de 1 minuto e já desligou e continuou bem quente com o capô levantado.

    No marcado de temperatura ele tava beeeeeeeeeem próximo a linha do meio coisa de 1 mm ou menos de distância, e quando ligo ele friozão mesmo, ele fica uns 1mm depois da primeira linha, aquela laranja com a cinza maior.

    É normal essa temperatura alta desse motor? Olhei o óleo dele e a água do radiador e os níveis estão normais.
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Re: Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97

    Mensagem por Wayner Qui maio 15, 2014 2:25 pm

    Boa Rodrigo

    Tira algumas fotos ai do seu painel, creio eu q esteja certinho. Meu Cordoba fica muito tempo ligado a ventoinha não, ainda mais com o capô aberto. Recentemente substitui o Cebolão do radiador por questão de idade. Se persistir dele ainda ficar pouco tempo ligado e a temperatura disparar é só trocar.(Codigo do Cebolão; é o mesmo do polo classic, golf, ect. 1H0.959.481.B)
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Re: Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97

    Mensagem por Wayner Qui maio 15, 2014 2:31 pm

    E outra, UTILIZE ADITIVO no sistema de arrefecimento. Além dele abaixar o ponto de ebulição da água,  evita tb que o sistema congele e fique contaminado com ferrugem. Procure algum com etilenoglicol na formula. Não compre aqueles baratinhos que so vem água colorida; TEM QUE HAVER ETILENOGLICOL OU PROPILENOGLICOL em sua composição. Abraço


    Última edição por Wayner em Sáb maio 17, 2014 10:55 am, editado 1 vez(es)
    avatar
    rodrigocswm
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 29/04/2014
    Idade : 35
    Localização : São Paulo

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Re: Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97

    Mensagem por rodrigocswm Qui maio 15, 2014 2:41 pm

    Wayner escreveu:E outra, UTILIZE ADITIVO no sistema de arrefecimento. Além dele abaixar o ponto de ebulição da água,  evita tb que o sistema congele e fique contaminado com ferrugem. Procure algum com etilenoglicol na formula. Não compre aqueles baratinhos que so vem água colorida; TEM QUE HAVER ETILENOGLICOL em sua composição. Abraço

    Isso eu precisava saber mesmo, completei a água do radiador, e ela voltou cor de ferrugem. Vou ver e comprar o aditivo com o etilenoglicol, se for barato ja coloco se for caro só mes que vem, ja foi a grana do mês que podia gastar pra deixar o carro rodando.
    avatar
    rodrigocswm
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 29/04/2014
    Idade : 35
    Localização : São Paulo

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Re: Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97

    Mensagem por rodrigocswm Qui maio 15, 2014 2:45 pm

    Wayner escreveu:Boa Rodrigo

     Tira algumas fotos ai do seu painel, creio eu q esteja certinho. Meu Cordoba fica muito tempo ligado a ventoinha não, ainda mais com o capô aberto. Recentemente substitui o Cebolão do radiador por questão de idade. Se persistir dele ainda ficar pouco tempo ligado e a temperatura disparar é só trocar.(Codigo do Cebolão; é o mesmo do polo classic, golf, ect. 1H0.959.481.B)

    Foto do painel, é ai que fica geralmente. Acelerando a 5000 rpm chegou a colar na linha, ai o ventoinha liga.

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Painel_seat_cordoba_sxe_1997_temperatura_e_km_SDC16088
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Re: Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97

    Mensagem por Wayner Qui maio 15, 2014 2:56 pm

    Irei fazer um tutorial de como trocar a água do radiador e posto para você fazer; é bem simples. Quanto a imagem, é isto mesmo. se ele nao vai alem disso esta Ok.
    avatar
    rodrigocswm
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 29/04/2014
    Idade : 35
    Localização : São Paulo

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Re: Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97

    Mensagem por rodrigocswm Qui maio 15, 2014 3:21 pm

    Wayner escreveu:Irei fazer um tutorial de como trocar a água do radiador e posto para você fazer; é bem simples. Quanto a imagem, é isto mesmo. se ele nao vai alem disso esta Ok.

    Opa, agradeço pelo tutorial! Apesar de nunca ter tido carro sei algumas coisas pq via muito meu pai mexendo nos carros que ele tinha , e alguns outros amigos, sei algumas coisas básicas a talvez até umas médias, mas água do radiador por exemplo é algo que não sei! rs

    Quanto a temperatura, bom espero q meu marcador esteja certo e o sensor não esteja com problema. Esse motor ja fritou e foi feito por isso tenho medo dele fritar d novo (Fritou na mão de um cara que ia comprar). Acho que na dúvida vou acabar levando ele no mecânico, ou nesse caso seria eletricista?
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Re: Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97

    Mensagem por Wayner Qui maio 15, 2014 3:38 pm

    No caso seria um mecânico mesmo. Ele só irá ver a temperatura das mangueiras, alguns parâmetros no sistema de injeção e talvez a válvula termostática que poderia estar travada fechada.
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Temperatura

    Mensagem por Pulllga Seg maio 19, 2014 1:20 pm

    Buenas Rodrigo.

    Já tive problemas de temperatura, no meu caso foi o termointerruptor da ventoinha, aquela peça rosqueada no radiador onde tem um conector com 3 fios.

    Se não me engano já falei sobre o assunto em outro post, mas basicamente o que acontece é o seguinte, o termointerruptor original, deve ligar a primeira ventoinha aos 95° (se não me engano), e a 105° a segunda ventoinha, isso para carros com ar-condicionado.

    Mas acontece que os termointerruptores vendidos no Brasil, ligam a primeira a 105° e a segunda a 120° (se não me engano).

    Ai, ou compra de fora, ou coloca um termointerruptor de uma só fase, que ligue em 95° ou 100°, ai liga nos pinos que ligariam as 2 ventoinhas ao mesmo tempo.

    Foi assim que resolvi o problema do meu, pois troquei o termointerruptor por vários de diversas marcas e nada, depois que descobri como testar que eu resolvi.

    Ah, pela tua foto, a temperatura tá normal para quando se roda na cidade.

    E como o Wayner disse, se não passar do meio, tá normal.se não me engano, esse medidor, indica de 80° a 120°, então ficando um pouquinho abaixo da linha do meio, tá abaixo de 100°.

    Wayner, é uma boa fazer o tutorial, vale a pena, principalmente porque tem gente que ferve motor por fazer uma troca de água errada.

    Abraço.
    avatar
    rodrigocswm
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 29/04/2014
    Idade : 35
    Localização : São Paulo

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Re: Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97

    Mensagem por rodrigocswm Seg maio 19, 2014 3:00 pm

    Pulllga escreveu:Buenas Rodrigo.

    Já tive problemas de temperatura, no meu caso foi o termointerruptor da ventoinha, aquela peça rosqueada no radiador onde tem um conector com 3 fios.

    Se não me engano já falei sobre o assunto em outro post, mas basicamente o que acontece é o seguinte, o termointerruptor original, deve ligar a primeira ventoinha aos 95° (se não me engano), e a 105° a segunda ventoinha, isso para carros com ar-condicionado.

    Mas acontece que os termointerruptores vendidos no Brasil, ligam a primeira a 105° e a segunda a 120° (se não me engano).

    Ai, ou compra de fora, ou coloca um termointerruptor de uma só fase, que ligue em 95° ou 100°, ai liga nos pinos que ligariam as 2 ventoinhas ao mesmo tempo.

    Foi assim que resolvi o problema do meu, pois troquei o termointerruptor por vários de diversas marcas e nada, depois que descobri como testar que eu resolvi.

    Ah, pela tua foto, a temperatura tá normal para quando se roda na cidade.

    E como o Wayner disse, se não passar do meio, tá normal.se não me engano, esse medidor, indica de 80° a 120°, então ficando um pouquinho abaixo da linha do meio, tá abaixo de 100°.

    Wayner, é uma boa fazer o tutorial, vale a pena, principalmente porque tem gente que ferve motor por fazer uma troca de água errada.

    Abraço.

    Então, eu suspeitei da temperatura pq ele atinge a temperatura da foto parado na garagem, só ligado, sem acelerar também, acelerei pra ver se ligava ventoinha, e liga as duas juntas, não tem estágio de uma e depois a outra não, como vc disse que o estágio é conforme a temperatura da a impressão que o primeiro estágio do meu ta com problema.

    Mas definitivamente o que mais estranhei foi atingir essa temperatura na garagem. Tenho termômetro infravermelho, vou ligar ele e monitorar a temperatura com o termômetro pra ver se a ventoinha liga próximo a temperatura que você informou!
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Temperatura

    Mensagem por Pulllga Ter maio 20, 2014 10:26 am

    Buenas.

    Cara, não esquenta com a temperatura, é assim mesmo, deixa uns minutos parado na garagem e vai chegar no meio, essa é a chamada temperatura de funcionamento.

    Já ouviu falar que motor tem que esquentar? Antigamente o cara tinha que ligar o carro (o que era chato no frio) e ficar acelerando ele parado para esquentar até a temperatura de funcionamento, se o cara saia com o carro sem esquentar, ele morria e/ou falhava.

    Ai com a injeção eletrônica, a ECU controla isso, acelerando o carro até esquentar, repare que no inverno, em dias bem frios, a rotação eleva um pouco.

    Problema é o teu termointerruptor que está ligando direto no estágio 2, tenta trocar ele e vê se liga primeiro 1 ventoinha e depois as duas junto.

    Abc.

    Conteúdo patrocinado


    Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97 Empty Re: Temperatura motor Seat Cordoba SXE 1.8 97/97

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 3:34 am