Vamos la pessoal, alguns ja devem saber a caca q meu irmão fez ao colocar aquele filtro tipo marmita no carburador do Cordoba que até então eh dele. Para quem não sabe o parafuso de fixação caiu dentro do motor, mais precisamente no 4 cilindro e ficou uma lindeza aquele pistão todo furadinho.
Daí veio a proposta de uma retifica completa ou somente local com brunimento ( ranhuras superficiais na parede do cilindro que visa a retenção de óleo, evitando o atrito ferro com ferro). Como o mano é meio quebradão, o mesmo optou pelo mais barato que seria a segunda opção.
Deixemos de falatório e vamos ao que interessa
- O desmonte do motor não pode ser registrado pois não foi eu que realizei o procedimento mais sem mistérios em desapertar parafuso.
Começarei pela instalação dos aneis nos pistões
Percebam que existe 3 rasgos no pistão, os 2 primeiros são anéis de compressão e o ultimo o anel raspador de óleo ( perdoem a sujeira )
- Montagem dos aneis
Luva química com agradecimentos de Wandeco meu pai que trabalha com serralheria
- Feito isso vamos ao brunimento em si q foi com a ferramenta da Raven numero:101207
Ela possui uma pedra de carbureto de silício graduação 120 com feltro pra limpeza da limalha
Usei diesel na lubrificação da ferramenta
Depois da primeira mão (amedrontador essa imagem)
Utilizei a ferramenta ate deixar o cilindro bem homogêneo e ao final das contas ficou assim
- Montagem dos pistões ao bloco
Nesta parte você é obrigatório a utilização de uma ferramenta para comprimir anéis de pistão, usei esta da tramontina (muito boa por sinal).
A montagem consiste comprimir ao máximo a ferramenta posicionando os rasgos dos anéis de compressão a 180 graus um do outro. Obedecendo a instrução IN marcada na cabeça do pistão, voltada para as polias do motor. Feito isto de algumas pancadinhas com algum cabo/haste macio na cabeça do pistão afim de desloca-lo totalmente a sua sede no cilindro. Tome cuidado ao montar para a ferramenta (comprimidor) não ficar deslocado.
Os prisioneiros foram usados da Spa Ap bloco ate 96 que são mais curtos, se não me engano 10,8 cm. Sua utilização se da com uma chave cachimbo 13mm extra longa
Feito a inserção dos pistões ao bloco eh só apertar os mancais com um torque de 3kgf + 90 graus
Torque parafusos da bomba de óleo 2kgf
- Cabeçote
Como marcado na foto tem 2 furos que ficam solidários ao pequeno prisioneiro no bloco, creio q seja somente para alinhar a junta.
Sequencia de aperto do cabeçote ao bloco
Repete-se o aperto 4 vezes nesta sequencia acima citada
1- Torque inicial de 4kgf para assentamento do cabeçote
2- Torque secundário de 6kgf
3- Torque angular de 90 graus
4- Torque angular de 90 graus
Daí veio a proposta de uma retifica completa ou somente local com brunimento ( ranhuras superficiais na parede do cilindro que visa a retenção de óleo, evitando o atrito ferro com ferro). Como o mano é meio quebradão, o mesmo optou pelo mais barato que seria a segunda opção.
Deixemos de falatório e vamos ao que interessa
- O desmonte do motor não pode ser registrado pois não foi eu que realizei o procedimento mais sem mistérios em desapertar parafuso.
Começarei pela instalação dos aneis nos pistões
Percebam que existe 3 rasgos no pistão, os 2 primeiros são anéis de compressão e o ultimo o anel raspador de óleo ( perdoem a sujeira )
- Montagem dos aneis
Luva química com agradecimentos de Wandeco meu pai que trabalha com serralheria
- Feito isso vamos ao brunimento em si q foi com a ferramenta da Raven numero:101207
Ela possui uma pedra de carbureto de silício graduação 120 com feltro pra limpeza da limalha
Usei diesel na lubrificação da ferramenta
Depois da primeira mão (amedrontador essa imagem)
Utilizei a ferramenta ate deixar o cilindro bem homogêneo e ao final das contas ficou assim
- Montagem dos pistões ao bloco
Nesta parte você é obrigatório a utilização de uma ferramenta para comprimir anéis de pistão, usei esta da tramontina (muito boa por sinal).
A montagem consiste comprimir ao máximo a ferramenta posicionando os rasgos dos anéis de compressão a 180 graus um do outro. Obedecendo a instrução IN marcada na cabeça do pistão, voltada para as polias do motor. Feito isto de algumas pancadinhas com algum cabo/haste macio na cabeça do pistão afim de desloca-lo totalmente a sua sede no cilindro. Tome cuidado ao montar para a ferramenta (comprimidor) não ficar deslocado.
Os prisioneiros foram usados da Spa Ap bloco ate 96 que são mais curtos, se não me engano 10,8 cm. Sua utilização se da com uma chave cachimbo 13mm extra longa
Feito a inserção dos pistões ao bloco eh só apertar os mancais com um torque de 3kgf + 90 graus
Torque parafusos da bomba de óleo 2kgf
- Cabeçote
Como marcado na foto tem 2 furos que ficam solidários ao pequeno prisioneiro no bloco, creio q seja somente para alinhar a junta.
Sequencia de aperto do cabeçote ao bloco
Repete-se o aperto 4 vezes nesta sequencia acima citada
1- Torque inicial de 4kgf para assentamento do cabeçote
2- Torque secundário de 6kgf
3- Torque angular de 90 graus
4- Torque angular de 90 graus