BOA NOITE! TENHO UM IBIZA 1.0 16V E ESTOU COM UM SERIO PROBLEMA COM RELAÇÃO AO MARCADOE DE TEMPERATURA E COMBUSTÍVEL NO PAINEL. AS LUZES INDICADORAS ACEDEM MAS NÃO MARCAM A TEMPERATURA E O COMBUSTÍVEL. JA LEVEI NO AUTO ELÉTRICO E O MESMO NÃO CONSEGUE IDENTIFICAR O PROBLEMA. ALGUÉM TERIA ALGUMA SUGESTÃO DO QUE PODERIA SER?
3 participantes
PAINEL DE INSTRUMENTO IBIZA 2001
danire- New Seat
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/06/2014
- Mensagem nº1
PAINEL DE INSTRUMENTO IBIZA 2001
Wayner- Moderador
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 11/09/2013
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte
- Mensagem nº2
Re: PAINEL DE INSTRUMENTO IBIZA 2001
Olá amigo(a)
Você já viu se os próprios sensores estão queimados; o de temperatura e o sensor da boia? (Creio que muito difícil disto acontecer ao mesmo tempo) Caso contrario ou é problema de chicote que vai ate o painel ou ele foi realmente foi para as trevas, e claro, necessitando sua troca. Abraço.
Você já viu se os próprios sensores estão queimados; o de temperatura e o sensor da boia? (Creio que muito difícil disto acontecer ao mesmo tempo) Caso contrario ou é problema de chicote que vai ate o painel ou ele foi realmente foi para as trevas, e claro, necessitando sua troca. Abraço.
Pulllga- Admin
- Mensagens : 429
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 42
Localização : Guaíba, RS
- Mensagem nº3
Problema comum
Buenas.
Cara, problema comum, é quase certo que não são os sensores, passei por isso, e descobri que o Ibiza MK2 e que o Ibiza MK2/2 tem esse problema.
Basicamente o circuito dos dois é igual, só muda a disposição dos indicadores e luzes.
O que acontece é que o painel (procura por "Instrument Cluster"), no circuito, tem um regulador de tensão, parece com um transistor de potência, ele pega os 12 Volts da bateria, ai passa 5V para o circuito do painel e os outros 7V ele descarrega na massa.
Quando esse regulador de tensão falha, começa a apresentar falhas nos indicadores, e os primeiros sintomas são anomalias nos medidores de combustível e de temperatura.
Tem 2 alternativas, procurar por um BD709 que é o regulador original, mas acho que só vai encontrar usado, ou procurar algum outro que faça a mesma função, que é o LM7810, porém, esse tem a pinagem invertida.
Qual o problema, o BD709 fica parafusado e colado na placa do circuito, onde tem impresso um dissipador de calor, se colocar o LM7810 invertido, o dissipador do regulador não vai fazer contato com o dissipador do circuito!
O que tu vai ter que fazer é colocar um calço entre a aba do dissipador do componente e a placa, e aplicar pasta térmica, senão, rapidinho queima!
Eu detalhei bastante coisa nesse post: Painel
Qualquer dúvida posta ai.
Abc.
Cara, problema comum, é quase certo que não são os sensores, passei por isso, e descobri que o Ibiza MK2 e que o Ibiza MK2/2 tem esse problema.
Basicamente o circuito dos dois é igual, só muda a disposição dos indicadores e luzes.
O que acontece é que o painel (procura por "Instrument Cluster"), no circuito, tem um regulador de tensão, parece com um transistor de potência, ele pega os 12 Volts da bateria, ai passa 5V para o circuito do painel e os outros 7V ele descarrega na massa.
Quando esse regulador de tensão falha, começa a apresentar falhas nos indicadores, e os primeiros sintomas são anomalias nos medidores de combustível e de temperatura.
Tem 2 alternativas, procurar por um BD709 que é o regulador original, mas acho que só vai encontrar usado, ou procurar algum outro que faça a mesma função, que é o LM7810, porém, esse tem a pinagem invertida.
Qual o problema, o BD709 fica parafusado e colado na placa do circuito, onde tem impresso um dissipador de calor, se colocar o LM7810 invertido, o dissipador do regulador não vai fazer contato com o dissipador do circuito!
O que tu vai ter que fazer é colocar um calço entre a aba do dissipador do componente e a placa, e aplicar pasta térmica, senão, rapidinho queima!
Eu detalhei bastante coisa nesse post: Painel
Qualquer dúvida posta ai.
Abc.
|
|