Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


2 participantes

    1° marcha não engata - Trambulador

    avatar
    rodrigocswm
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 29/04/2014
    Idade : 35
    Localização : São Paulo

    1° marcha não engata - Trambulador Empty 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por rodrigocswm Seg Jul 07, 2014 7:34 am

    Fala galera blz?
    Bom, na semana passada tive um problema com meu Seat Cordoba, a primeira começou a não engatar (já estava com dificuldade antes) e deu problema na rua, numa avenida, no horário de pico, tive que dar uma forçada na embreagem saindo de segunda pra chegar em um lugar que desse pra parar e olhar.

    Meu pai falou que esse problema poderia ser algo no trambulador, então fui pesquisar e achei o problema. O custo pra arrumar não vai ser muito algo, pelo menos espero que precise apenas do kit de buchas.

    Gravei um vídeo pra mostrar o problema e também ser dica pra galera, depois que resolver vou gravar outro pra mostrar como fica.

    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gk-fSHaZtkE


    Kits de exemplo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-568458497-kit-de-buchas-do-trambulador-com-haste-seat-cordoba-de-94-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-568470044-alavanca-de-cambio-e-kit-de-buchas-trambulador-seat-cordoba-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567780733-kit-de-buchas-do-trambulador-cordobapologolf-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-569406021-kit-de-buchas-do-trambulador-cordoba-golf-mexicano-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567780733-kit-de-buchas-do-trambulador-cordobapologolf-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-565463240-kit-de-buchas-do-trambulador-cordobapologolf-_JM


    Última edição por rodrigocswm em Sex Ago 01, 2014 11:20 pm, editado 1 vez(es)
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    1° marcha não engata - Trambulador Empty Re: 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por Wayner Seg Jul 07, 2014 6:43 pm

    Boa noite

    Amigo, conselho de quem trocou isso na marra (eu). Mande para o mecânico. Cara , é muuuuuuuuito chato trocar o trambulador, fora o ajuste de marchas. O kit tu acha no ML por no max 120 reais e isso se a bucha externa q vai o "varão" das marchas não tiver também ido para o saco (ai so deus sabe quanto vai ser). Se você ainda for herói e insistir em trocar, tenha em mente q tu VAI ter q abaixar o ESCAPAMENTO e retirar parte da proteção térmica q vai acima do escapamento. Sobre a graxa a ser usada, use a GRAXA DE LÍTIO, além de ter uma grande durabilidade em contato com a água, ela também suporta altas temperaturas.
    Outro conselho q dou aos Seateiros que por ventura tenham esse mesmo problema para colocar a primeira marcha, coloque a 2 e depois suba para a 1. Ambas estão sobre o mesmo trilho na caixa de marcha que por sinal pode ser mais fácil para engatar.
    avatar
    rodrigocswm
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 29/04/2014
    Idade : 35
    Localização : São Paulo

    1° marcha não engata - Trambulador Empty Re: 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por rodrigocswm Seg Jul 07, 2014 7:20 pm

    Wayner escreveu:Boa noite

    Amigo, conselho de quem trocou isso na marra (eu). Mande para o mecânico. Cara , é muuuuuuuuito chato trocar o trambulador, fora o ajuste de marchas. O kit tu acha no ML por no max 120 reais e isso se a bucha externa q vai o "varão" das marchas não tiver também ido para o saco (ai so deus sabe quanto vai ser). Se você ainda for herói e insistir em trocar, tenha em mente q tu VAI ter q abaixar o ESCAPAMENTO e retirar parte da proteção térmica q vai acima do escapamento. Sobre a graxa a ser usada, use a GRAXA DE LÍTIO, além de ter uma grande durabilidade em contato com a água, ela também suporta altas temperaturas.
    Outro conselho q dou aos Seateiros que por ventura tenham esse mesmo problema para colocar a primeira marcha, coloque a 2 e depois suba para a 1. Ambas estão sobre o mesmo trilho na caixa de marcha que por sinal pode ser mais fácil para engatar.

    As buchas que eu cosnegui ver, parece que só uma que estava ressecada e comida, eu tava pensando em trocar só a que saiu totalmente. Mas acho que vou comprar o kit e mandar o mecânico trocar todas de uma vez. O complicado é que minha situação financeira ta preta, muito muito preta, então se comprar ok it e tiver que mandar o mecânico trocar todas, só la pro dia 20 =/

    A graxa que usei foi uma graxa grafitada que meu pai tinha aqui em casa. Sabe me dizer se é melhor ou pior que a de lítio?
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    1° marcha não engata - Trambulador Empty Re: 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por Wayner Seg Jul 07, 2014 10:50 pm

    Boa

    Situação é phoda mesmo amigo, só troquei o meu por causa do mecânico fura olho q tenho perto de casa (e só tem ele por pertoe queria me cobrar 250 reais). Troque todas, não troque uma ou outra pois lá na frente quando der outro defeito, você não pagar por uma segunda mão de obra. Enquanto a graxa com grafite, ela não é muito boa para o que você está fazendo, Alias ela nem eh indicada. Este tipo de graxa é para terminais elétricos tipo rolamentos de motores. Compre esta graxa q lhe falei, ela custa 20 reais um pote de meio quilo da Tutela (uma das melhores marcas de lubrificantes). Abraço.
    avatar
    rodrigocswm
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 29/04/2014
    Idade : 35
    Localização : São Paulo

    1° marcha não engata - Trambulador Empty Re: 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por rodrigocswm Seg Jul 07, 2014 11:02 pm

    Wayner escreveu:Boa

    Situação é phoda mesmo amigo, só troquei o meu por causa do mecânico fura olho q tenho perto de casa (e só tem ele por pertoe queria me cobrar 250 reais). Troque todas, não troque uma ou outra pois lá na frente quando der outro defeito, você não pagar por uma segunda mão de obra. Enquanto a graxa com grafite, ela não é muito boa para o que você está fazendo, Alias ela nem eh indicada. Este tipo de graxa é para terminais elétricos tipo rolamentos de motores. Compre esta graxa q lhe falei, ela custa 20 reais um pote de meio quilo da Tutela (uma das melhores marcas de lubrificantes). Abraço.

    Bom o jeito então é deixar o carro encostado um pouco, comprar o kit e ver quanto o mecânico cobra pra trocar tudo. Já que já passei a graxa,quando for pedir pro mecânico trocar as buchas, vou pedir pra ele lavar a parte que passei a graxa e passar a correta. Duro é ficar um tempo sem carro, aqui no Brasil ta complicado, tudo é caro.
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    1° marcha não engata - Trambulador Empty Re: 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por Wayner Ter Jul 08, 2014 10:01 am

    Cara ...

    Pelo menos seu carro está andando, no meu, fui trocar a correia com o mecânico e ele me garantiu que a correia era nova. Conclusão, meu carro arrebentou a correia com 60 km rodados e bateu TODAS as válvulas, chegou ate trincar o cabeçote na parte do 2 cilindro e deu PT no mesmo. Agora é levar esse problema pra justiça e eu mesmo arrumar este motor q por sinal, não estou muito afim de mexer tão cedo (pelo custo do projeto que estou bolando).
    avatar
    rodrigocswm
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 29/04/2014
    Idade : 35
    Localização : São Paulo

    1° marcha não engata - Trambulador Empty Re: 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por rodrigocswm Ter Jul 08, 2014 12:20 pm

    Wayner escreveu:Cara ...

    Pelo menos seu carro está andando, no meu, fui trocar a correia com o mecânico e ele me garantiu que a correia era nova. Conclusão, meu carro arrebentou a correia com 60 km rodados e bateu TODAS as válvulas, chegou ate trincar o cabeçote na parte do 2 cilindro e deu PT no mesmo. Agora é levar esse problema pra justiça e eu mesmo arrumar este motor q por sinal, não estou muito afim de mexer tão cedo (pelo custo do projeto que estou bolando).

    Puta q merda heim, pior que ta cheio de mecânico pilantra por ai cheio de malandro. As vezes eu opto por mexer por esse tipo de coisa também, cara safado que faz merda, outros cobram uma fortuna pra resolver problemas que existem, outros fortuna por problemas que não existem, tem algo bem besta e o cara inventa váaáárias coisas, por isso procuro sempre saber o que ttá com problema, por mais que leve no mecânico.

    O meu dizem que foi retificado antes que eu pegasse, dizem q tava tudo novo né. Ta vazando óleo, tava faltando 5 lampadas na traseira, ta sem alarme e sem segredo (Minha sogra que me disse que antes de ir pra esse mecânico tinha alarme e segredo). No câmbio ta faltando um parafuso bem na frente, só abaixar um pouco na frente do carro já da pra ver.

    O carro tava com uma das rodas dianteiras 5° torta e as peças eram todas novas, colocadas pelo mesmo mecânico. Ou seja, trocou as peças por novas e deixou td torto, o que aconteceu quando fui pegar o carro? 4 ruas e estourou a homocinética deslizante (como reportei em outro tópico).

    Eu só consigo pensar que alem de fazer MERDA o cara tava ROUBANDO peças. Decidi nem ir la reclamar com o cara, melhor deixar queto e arrumar as coisas em outro mecânico e as coisas que foram roubadas melhor comprar outras. O carro tava abandonado la a 1 ano, ele vai falar q nao sabe de nada e etc.
    avatar
    rodrigocswm
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 29/04/2014
    Idade : 35
    Localização : São Paulo

    1° marcha não engata - Trambulador Empty Re: 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por rodrigocswm Sex Ago 01, 2014 11:20 pm

    Galera, vennho pedir ajuda novamente, comprei um jogo de buchas + haste, troquei as buchas do contrapeso somente, testei o carro, a 1° estava no lugar da ré, ré era sem chance, eu tinha todas as marchas pra frente, com essa questão da 1° no lguar da ré.
    Troquei a haste, já que a do kit que veio tem uma parte com uma curva, depois fica reta novamente,pra sair da reta de uma peça do trambulador.

    Continuou do mesmo jeito, 1° no lugar da ré e todas as marchas pra frente entrando.

    Troquei uma peça plastica que trava duas outras peças por uma parte redonda, como se fossem 2 pinos, fiquei com a alavanca da marcha puxada pra direita, tenho ré e marchas de 1° a 4° e com a alavanca puxada pra direita, ou seja, a ré está praticamente =no lugar da 1° e a 1° no lugar da 3°, apesar disso, perdi a 5° marcha.

    Observei que a peça que veio no kit, essa que trava os dois pinos, é uns 7 mm maior do que a que estava no meu carro, porém como eu tinha trocado somente as buchas do contrapeso, se a peça antiga fosse a correta, não deveria ter problema nenhum, afinal não mexi em nenhum ajuste, só tirei o contrapeso e coloquei as buchas novas.

    Pelo que eu percebo meu problema é só a posição da alavanca dentro do carro que ficou puxada pro lado do passageiro. Existe algum ajuste pra acertar este alinhamento da alavanca, varão e trambulador?
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    1° marcha não engata - Trambulador Empty Re: 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por Wayner Dom Ago 03, 2014 1:58 pm

    A resposta é sim amigo, existe sim uma ferramenta q irá lhe ajudar; O Olhometro .
    Tipo..
    Você terá q deixar a alavanca de marchas BEEEEEEM centralizada dentro do carro, isto depois q você soltar a porca que prende o varão dentro do motor, deixe o cambio em ponto morto. Depois de ter a certeza q está tudo nos conformes, é só aperta a porca q você desapertou anteriormente. Abraço
    avatar
    rodrigocswm
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 29/04/2014
    Idade : 35
    Localização : São Paulo

    1° marcha não engata - Trambulador Empty Re: 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por rodrigocswm Seg Ago 04, 2014 4:32 pm

    Wayner escreveu:A resposta é sim amigo, existe sim uma ferramenta q irá lhe ajudar; O Olhometro .
    Tipo..
    Você terá q deixar a alavanca de marchas BEEEEEEM centralizada dentro do carro, isto depois q você soltar a porca que prende o varão dentro do motor, deixe o cambio em ponto morto. Depois de ter a certeza q está tudo nos conformes, é só aperta a porca q você desapertou anteriormente. Abraço

    Vlw Wayner!
    Achei esse ajuste que você falou, consegui ajustar para conseguir usar com a peça que veio no kit que é um pouco maior. Pedi pra minha mãe (Só tinha ela no momento) segurar a alavanca no meio, mostrei pra ela e ela segurou e apertei, blz. Ajustei certinho, mas continuou com problema para engatar a 1°, ainda estava entrando a 3°. Pedi pra ela mexer a alavanca pra um lado e outro, charan, as buchas do suporte do varão também estão estouradas e geraram uma folga por isso também estava com dificuldade de engatar a 1°. Como estou precisando entregar uns projetos de sites, acabei decidindo chamar logo o mecânico, eu poderia desmontar tudo já que o carro já está parado mesmo e não preciso dele no dia a dia com urgência, mas preferi me dedicar aos projetos e ganhar dinheiro pra pagar o mecânico, mais produtivo.

    Infelizmente, vai faltar uma bucha que vai no carão na extremidade da alavanca, tem uma bucha cortada solta lá, parece serviço de algum PORCO que estava com preguiça de desmontar tudo pra colocar, porque achei essa bucha no mercado livre por R$ 150,00 e ela é inteiriça, não cortada. E ela não veio no kit, e também não possuo cash pra comprar ela agora, R$ 150,00 infelizmente pesaria no bolso. Sei que é totalmente errado deixar sem, porque vai forçar as outras buchas e ainda assim vai ficar impreciso, mas dependendo de como ficar vou em um desmache e vejo se tenho sorte de achar essa bucha.

    Agradeço a ajuda. E depois faço um vídeo mostrando a galera o que foi trocado pra ajudar em outros casos que espero que não ocorram!

    Vlw, abraços
    Wayner
    Wayner
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 244
    Data de inscrição : 11/09/2013
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    1° marcha não engata - Trambulador Empty Re: 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por Wayner Ter Ago 05, 2014 8:35 am

    Bom dia amigo.

    É dificil viu. serviço porco é o q mais tem nesse Brasil; Mas boa sorte ai na empreitada. Abraço

    Conteúdo patrocinado


    1° marcha não engata - Trambulador Empty Re: 1° marcha não engata - Trambulador

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 7:07 am