Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


2 participantes

    Regulagem Ponto do Motor - 1.0 16v 2002

    RobsCastro
    RobsCastro
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 06/01/2013

    Regulagem Ponto do Motor - 1.0 16v 2002 Empty Regulagem Ponto do Motor - 1.0 16v 2002

    Mensagem por RobsCastro Qua Jul 30, 2014 9:25 pm

    Fala Galera!!

    Fiz a troca da correia dentada e para colocar o motor 1.0 16v no ponto (que é aquele mesmo motor do Gol), a indicação é retirar o shorting plug para realizar o ajuste.
    Porém no Gol existe o shorting plug, fica ali perto da bateria, mas no Ibiza eu procurei e não achei nada.

    Alguém que já tenho feito isso tem algum dica aí?

    E outra, também fiz a limpeza do Corpo de Borboleta e agora tenho que ajustar a marcha lenta, alguém já fez o ajuste no Ibiza 1.0 16v? Tem alguma macete diferente dos demais?

    Já procurei o manual técnico por aí, mas desse carro não achei...

    Abraços!
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Regulagem Ponto do Motor - 1.0 16v 2002 Empty Ponto

    Mensagem por Pulllga Qui Jul 31, 2014 10:11 am

    Buenas RobsCastro.

    Tchê, no meu Ibiza não tem o shorting plug, tem um aterramento que tem que desconectar, só isso.

    Mas eu ajustei o ponto do meu sem precisar mexer em nada eletrônico.

    Só tirei as correias, alinhei todas as polias, coloquei as correias de volta e pronto, ficou belezinha.

    Ai fiz o ajuste fino no distribuidor e no sensor de posição da borboleta.

    Tá melhor do que quando comprei ele!

    Abc.
    RobsCastro
    RobsCastro
    Seat User
    Seat User


    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 06/01/2013

    Regulagem Ponto do Motor - 1.0 16v 2002 Empty Re: Regulagem Ponto do Motor - 1.0 16v 2002

    Mensagem por RobsCastro Sex Ago 01, 2014 1:42 pm

    Fala Pulllga!

    É isso mesmo que você falou! Vou até escrever o que fiz aqui para quem tiver o 1.0 16v poder seguir...

    Primeiro você confere a correia dentada através das duas marcas que tem nas polias do comando de válvulas e trava elas com a ferramenta especial, depois confere se a bomba de óleo tá com o dente chanfrado apontando para a marcação que tem no chassi referente 4V (4 válvulas por pistão), ou pode ser no zero do volante do motor também.
    Não esqueça de conferir o tensor automático, rolo guia da correia, polias do alternador que podem estar com o rolamento comprometido.

    Troquei também o separador de óleo (anti-chama) que já estava cheio de borra e jogando tudo para o corpo de borboleta (esse carro dá muita borra), limpei o corpo de borboleta com o descarbonizador e ficou tudo blz, porque no meu caso quando debreava a lenta estava indo abaixo do normal porque a borboleta estava suja....

    Aí que tem a manha da regulagem... fui regular o ponto no distribuidor e coloquei em seis graus olhando a marcação da capa da correia com a polia do virabrequim (que é o comum deste motor no Gol), porém quando esterçava o volante com o carro em velocidade baixa a rotação do motor caía bastante, ia no 5 ou 6 e voltava quase morrendo, e quando ligava mais alguma coisa no carro piorava, principalmente o ar condicionado.

    Percebi que o carro então "compensa" isso já deixando um sobra de potência preparada (por isso ele não tem o shorting plug), então voltei o ponto para o zero e ficou belezinha, a lenta tá certinha e não cai quando ligo ar, exijo mais da hidráulica e etc... então presumo que a regulagem de ponto para o Ibiza 1.0 16v seja sempre na marcação do zero grau.

    Esse esqueminha ajuda tb...
    https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=7285E18D93E91BE0!172&app=WordPdf&authkey=!AIDcylMOGYRQzoM

    Abraço!
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    Regulagem Ponto do Motor - 1.0 16v 2002 Empty Beleza

    Mensagem por Pulllga Sex Ago 01, 2014 2:11 pm

    Que beleza.

    Ótimas dicas, muita gente acha que é difícil acertar o ponto do motor, mas não é nada, é barbada.

    Abc.

    Conteúdo patrocinado


    Regulagem Ponto do Motor - 1.0 16v 2002 Empty Re: Regulagem Ponto do Motor - 1.0 16v 2002

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 01, 2024 11:23 pm