Seat Clube Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Seat Clube Brasil

O maior clube de fãs SEAT do Brasil!


3 participantes

    [DUVIDA] PAINEL MALUCO

    avatar
    rikardinho
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 13/06/2013

    [DUVIDA] PAINEL MALUCO Empty [DUVIDA] PAINEL MALUCO

    Mensagem por rikardinho Sáb Jun 15, 2013 10:30 am

    Amigos, para quem não sabe meu córdoba é 95 GLX motor ap 1.8

    Estou com um problema no painel de instrumentos e gostaria de saber se mais alguém já passou por isso e pode me dar uma luz.

    O painel funcionava normalmente, todas as funções, velocímetro, conta-giros, mostradores etc. Então, algumas vezes ele começou a parar, o conta-giros ficava no 0 e o ponteiro do velocímetro tremendo tb em 0km/h. Outra coisa interessante é o marcador de temperatura que vai para o máximo e lá fica estático. A luz de óleo piscando, tanto com o carro desligado como ligado. Fiz os testes e o carro está acionando ventuinha na temperatura ideal e ao tirar a tampa de abastecimento de óleo do motor percebe-se que está lubrificando perfeitamente. Então o problema todo está no painel... Alguém já passou por isso? O que sugerem?
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    [DUVIDA] PAINEL MALUCO Empty Painel

    Mensagem por Pulllga Qua Jun 19, 2013 10:42 am

    Buenas.

    Cara, tira o painel e verifica se não tem algum curto, se os conectores não estão mal encaixados, acredito ser bem simples.

    Pra tirar o painel basta soltar os dois parafusos da moldura plástica preta e remove-la, depois soltar os dois parafusos que prendem os instrumentos, deita-lo, soltar os cabos e girá-lo para retirar por dentro do aro maior da direção.

    Depois, tu tira a tampa plastica branca da parte de trás e conseguirá ver todo o circuito.

    Procure ferrugem oxidação e use um spray limpa contatos para garantir.

    Se estiver tudo OK, passe limpa contatos nos conectores também e monte tudo no lugar.

    Vê se funciona e posta ai.

    Abc.
    avatar
    rikardinho
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 13/06/2013

    [DUVIDA] PAINEL MALUCO Empty Re: [DUVIDA] PAINEL MALUCO

    Mensagem por rikardinho Qua Jun 19, 2013 6:40 pm

    Grande Pulllga mais uma vez me ajudando!! Meu amigo, irei fazer esse procedimento até o final da semana e postos os resultados!! 

    Forte abraço!
    Jonas Tessmann Mülling
    Jonas Tessmann Mülling
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 266
    Data de inscrição : 27/04/2012
    Idade : 36
    Localização : Pelotas

    [DUVIDA] PAINEL MALUCO Empty Re: [DUVIDA] PAINEL MALUCO

    Mensagem por Jonas Tessmann Mülling Qui Jun 20, 2013 12:54 pm

    não te assusta com o que encontrar, ainda estou acertando a elétrica do meu ibiza. malditos instaladores de alarme, comprei o meu ibiza a dois anos mas nunca havia verificado a instalação elétrica e tal, até que resolvi fuçar nos painéis pra eliminar ruidos...barbaridade, era ninho de rato pra tudo, emenda de fios e bah, deu nojo.
    avatar
    rikardinho
    New Seat
    New Seat


    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 13/06/2013

    [DUVIDA] PAINEL MALUCO Empty Re: [DUVIDA] PAINEL MALUCO

    Mensagem por rikardinho Qua Jul 03, 2013 5:42 pm

    Hoje desmontei o painel e não consegui achar nada de anormal... Alguém pode me explicar onde devo checar as conexões para o velocímetro e conta-giros? Minha luz de óleo fica piscando e não para de jeito nenhum, mas já verifiquei a pressão da bomba de óleo e está tudo ok!
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    [DUVIDA] PAINEL MALUCO Empty Painel

    Mensagem por Pulllga Qua Jul 03, 2013 10:38 pm

    Hahahahahaha, tu não vai acreditar!!!

    Ontem peguei meu carro que passou uma noite no aeroporto e para minha surpresa, liguei ele e tudo normal, mas quando o conta-giros passa de 2000 RPM ou o velocimetro passa dos 20Km/h, todos instrumentos param de funcionar!!!

    O marcador da temperatura, de velocidade, de RPM e de combustível caem a 0!

    Se eu deixar ele em lenta funciona normal, mas basta dar uma aceleradinha e os ponteiros morrem!

    Aparentemente ele sobrecarrega e para!

    Vou analisar melhor, mas antes vou levar no meu mecânico, vou passar ele no scanner e aproveitar para trocar uma junta do motor que está vazando água.

    Quando conseguir descobrir algo te aviso.

    Abc
    Pulllga
    Pulllga
    Admin
    Admin


    Mensagens : 429
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 42
    Localização : Guaíba, RS

    [DUVIDA] PAINEL MALUCO Empty Painel

    Mensagem por Pulllga Seg Jul 08, 2013 8:36 am

    Tchê, buenas!

    Este final de semana passei investigando o problema do meu painel.

    Testei toda a elétrica do carro, para cada item eu executei, testei o carro e coloquei tudo no lugar, como segue:
    - Verifiquei todas as conexões de aterramento, no cofre do motor e sob o painel, o problema persiste;
    - Verifiquei toda a fiação por fios em curto, descascados ou mal contato, o problema persiste;
    - Removi a ignição por botão RF-ID, o problema persiste;
    - Removi o solenoide de abertura interna do porta malas, o problema persiste;
    - Removi o cd player, o problema persiste;
    - Removi os leds de iluminzação interna, o problema persiste;
    - Removi o módulo amplificador do som, o problema persiste;

    Como testei tudo e não encontrei problema simples, fui no manual procurar e lá diz que se o mostrador de gasolina e/ou o mostrador de temperatura indicarem valores errados ou indicarem 0, é bem possível que seja um problema com o regulador de tensão.

    O teste é assim, remover o sensor de temperatura e num determinado pino do plugue do sensor (o pino é o de baixo da esquerda, considerando que você está olhando dentro do sensor e ele está com as duas ranhuras para cima), conectar o positivo do multiteste (que deve estar regulado para 10 ou 50 v, recomendo 50v para prevenir sobrecarga) neste pino do plugue e o negativo aterrar no bloco do motor. Depois de tudo conectado, virar a chave para a segunda posição da ignição (aquela posição que liga toda a parte elétrica do carro mas não dá partida), nesse momento a leitura do multimetro deve estar entre 9.5v e 10.5v, fora disso é problema no regulador de tensão.

    No meu caso a leitura é de 4.1v, dessa forma, quando o carro liga fica legal, mas ao acelerar, ligar o som, subir ou descer os vidros ou usar qualquer outro recurso que consuma energia, o regulador não dá conta e desativa o painel, nesse momento os 10v voltam a circular normalmente no carro.

    Para resolver, tem que trocar o regulador, porém, o componente original foi descontinuado (original TCA700Y, part number 171 919 803) e pode ser substituido pelo LM7810. A vantagem é que o TCA700Y suporta 0.22A enquanto que o LM7810 suporta 1A.

    DETALHE IMPORTANTE: O LM7810 tem pinagem invertida, então, ele tem que ser posto ao contrário, enquanto o TCA700Y fica com o dissipador de calor virado para baixo, o LM7810 fica com o dissipador virado para cima, nesse caso tem que adaptar para que o dissipador do LM7810 encoste no dissipador original da placa ou colocar um dissipador alternativo.

    Vou ver se faço a troca e vou colocar as fotos aqui, mas acredito que os testes e as dicas já sirvam.

    Abc.

    Conteúdo patrocinado


    [DUVIDA] PAINEL MALUCO Empty Re: [DUVIDA] PAINEL MALUCO

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 2:30 am